Home / Literatura /

10 livros infantis que crescem com o seu filho

livros-infantis

10 livros infantis que crescem com o seu filho

 

Há histórias que crescem connosco, personagens que terão para sempre um lugar na nossa imaginação e que nos ensinam lições para a vida. Numa era em que a tecnologia se enraíza cada vez mais na sociedade e em que cada criança parece nascer quase com um smartphone nas mãos, é lamentável se estas histórias não fizerem parte das próximas gerações.

Se você, enquanto pai ou educador, gosta de ler livros, então quererá certamente incutir esse mesmo gosto ao seu pequenote aí em casa. Já dizia a velha sabedoria popular que “de pequeno se torce o pepino”.

Por essa mesma razão, andamos a investigar livros infantis para crianças entre os 2 e os 12 anos. Mais do que verificar os títulos presentes no Plano Nacional de Leitura, fomos também ver o que alguns críticos literários e educadores andam a recomendar para as bibliotecas dos mais pequeninos.

O resultado foi uma lista de 10 livros infantis que assumem o compromisso de crescer com os seus filhos. Desde histórias para ouvir antes de dormir avançamos até títulos que o seu filho poderá ler quando tiver autonomia suficiente para o fazer sozinho.

10 livros infantis para crianças entre os 2 e os 12 anos

A Lagartinha Muito Comilona – 2 aos 3 anos

lagartinha

Este pequeno livro é perfeito para ler ao seu filho em voz alta. Com ilustrações coloridas e um design elegante, acompanhamos a história de uma pequena lagartinha. Tudo começa com um pequenino ovo, pousado numa folha e banhado pela luz da Lua. Quando vem o Sol e o calor, o ovo desfaz-se e do interior sai a protagonista do livro, com as suas muitas pernas e uma fome tremenda. O livro de Eric Clare é recomendado no Plano Nacional de Leitura.

 

Onda – 4 aos 6 anos

Uma menina e uma 9789728920579onda desenhadas ao longo de várias páginas. O texto parece ter sido levado pela própria onda porque, neste livro, não encontrará sequer uma letra. Ainda assim, esta obra da jovem ilustradora coreana, Suzy Lee, recebeu prémios internacionais. Aliás, Onda é atualmente destacado como um dos mais importantes livros infantis contemporâneos. A história é diferente de leitor para leitor, uma vez que é imaginada por quem vê as imagens.

Onde vivem os monstros – 6 anos

monstros

Reconhecido como um clássico da literatura infantil, o livro Onde vivem os Monstros tanto pode ser lido autonomamente como lido em voz alta. A história segue Max, um rapazinho que vestiu o seu fato de lobo e começou a fazer travessuras a torto e a direito. Quando a mãe lhe chamou “MONSTRO!”, Max respondeu “VOU-TE COMER!” e acabou por receber um castigo: ir para a cama sem jantar. É assim que o quarto dele se transforma numa floresta, repleta de criaturas e de outros monstros, que o conduzem ao longo de uma viagem fantástica. O texto é acompanhado de belíssimas ilustrações.

O que é o amor? – 7 anos

o-que-e-o-amor

José Jorge Letria já provou ser um bom contador de histórias infantis. Em O que é o amor? o autor português parece escrever tanto para a criança como para os pais. Ao longo de várias páginas, acompanhadas de ilustrações ternurentas, o autor tenta definir o amor de várias maneiras e explicar por que razão é tão importante. Uma obra que pode ser facilmente usada como ponto de partida para uma discussão sobre sentimentos.

 

É um livro – 7 anos

e-um-livro

 

No início deste artigo falamos da relação que as crianças têm, hoje em dia, com o mais variado tipo de dispositivos tecnológicos. Por isso mesmo, faz todo o sentido incluir na lista um livro que É um livro. Não há jogos fantásticos entre estas páginas, ou iPads e tweets, feeds de redes sociais ou blogues. Neste livro, duas personagens debatem os dois tipos de tecnologias, assim como os seus prós e contras. Uma leitura que serve para todas as idades.

A Coisa Mais Terrível que Aconteceu a Barnaby Brocket – 8 anos

barnaby-brocket

 

Neste livro, somos introduzidos aos Brocket, a família mais normal do mundo. Respeitáveis, enfadonhos e extremamente orgulhosos da sua normalidade. Porém, no dia em que o filho mais novo de Alistair e Eleanor nasce, toda a normalidade desaparece. A criança é capaz de flutuar! Esta característica tão peculiar influencia o crescimento do pequeno Barnaby Brocket que não consegue fazer amigos. Desesperado para agradar os pais, faz tudo o que pode para parar de flutuar, mas não consegue.

 

Um urso chamado Paddington – 9 anos

paddington

Um Urso Chamado Paddington é o primeiro livro de uma série de aventuras do urso que encantou várias gerações de crianças e adultos. No Reino Unido, o urso Paddington, com o seu casaco azul e botas vermelhas, é um verdadeiro ícone e um amigo presente na vida de cada criança. A história começa na estação ferroviária de Paddington, em Londres, onde Mr. e Mrs. Brown encontram um urso acabado de chegar do longínquo Peru e decidem adotá-lo. Em casa dos Browns, o ursinho muda para sempre a vida da família.

 

 

O Principezinho – 10 anos

principezinho

O Principezinho é um verdadeiro clássico da literatura infantil. A história segue as aventuras de um rapazinho com cabelos cor de ouro que viaja de planeta em planeta e expressa, de forma terna, um dos laços mais importantes da existência: o amor. Criado pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, O Principezinho tem ensinado a miúdos e graúdos lições como humildade, amor e esperança. Mais do que o texto da obra, o livro conta também com as belíssimas e icónicas ilustrações feitas pela mão do autor e aviador francês que, segundo conta, teve a ideia para esta obra quando ficou preso no meio do Deserto Sara. Hoje, o livro é o 3.º mais traduzido em todo o mundo.

Artur e os Minimeus – 11 anos

artur-minimeus

Luc Besson, o célebre realizador de Nikita e O Quinto Elemento, surpreendeu todos quando se estreou na literatura infantil com o livro Artur e os Minimeus. A história segue um rapaz, chamado Artur, que vive no campo com a avó. Mas um dia, a vida tranquila de Artur é abalada por um homem poderoso, que quer ficar com a casa da avó, caso a senhora não consiga pagar uma antiga dívida. A única esperança de salvação é encontrar o tesouro que o avô de Artur – desaparecido há 4 anos – enterrou no jardim. Artur decide então entrar em ação para descobrir o tesouro. É assim que descobre o mundo dos Minimeus e parte para uma aventura inesquecível.

Harry Potter – 12 anos

harry-potter-e-a-pedra-filosofal

As apresentações são quase dispensadas quando se trata de Harry Potter, o rapaz que sobreviveu. Traduzido em mais de 30 idiomas, os livros de J. K Rowling seguem a história do  rapaz feiticeiro que parte para a Escola de Hogwarts e se envolve em extraordinárias aventuras. Hoje, quase vinte anos depois da publicação do primeiro livro, Harry Potter continua a fazer magia e a encantar novas gerações. Polvilhado de feitiços e poções, o sete livros desta saga são capazes de fascinar até mesmo aqueles que não gostam de ler e de estimular a imaginação.


 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *