Home / Editoras de Livros /

Amazon Brasil já permite que alfarrabistas e editoras vendam no site

Amazon Brasil já permite que alfarrabistas e editoras vendam no site

 

A Amazon é muito mais do que um gigante do comércio electrónico: esta plataforma comercial que reúne um catálogo variado composto por milhares de produtos que são vendidos directamente a partir do seu armazém assume também um importante papel enquanto mercado entre consumidores e revendedores. Os que conhecem a Amazon Internacional sabem, no entanto, que esta plataforma permite que livreiros e alfarrabistas individuais comercializem também os seus produtos neste espaço.

Até abril de 2017, a Amazon Brasil – que até à data vende exclusivamente livros – não contava ainda com este tipo de opção. Todavia, a realidade mudou e a Amazon Brasil alargou hoje o espectro de atuação.

A Amazon passou a permitir que outros distribuidores, alfarrabistas e editoras de livros vendam diretamente a clientes a partir de seu site no Brasil, num modelo de negócios conhecido como “marketplace”. A simples aplicação desta estratégia significou um crescimento de 100 mil livros ao seu catálogo de títulos e a venda de 150 mil obras.

Quais as regras para editoras e alfarrabistas na Amazon Brasil?

Os vendedores vão pagar uma comissão de 10% por livro vendido. Considerado o carácter de promoções da empresa, o valor deve ser reavaliado no final de abril de 2018.  Além disso, vendedores que usarem contas para pessoas físicas pagam 2 reais adicionais por livro vendido. Existem também contas para profissionais (que oferecerão recursos adicionais para gerir vendas) com custo mensal de 19 reais e sem essa taxa por unidade. Nos três primeiros meses, a Amazon Brasil não cobrará os 19 reais para o uso do perfil profissional.

Quem vender a partir da plataforma será responsável por cuidar do envio dos livros e em garantir a sua qualidade. Inicialmente serão algumas dezenas de empresas registadas para vender no site, disse Daniel Mazini, diretor para livros impressos da Amazon Brasil, em declarações à imprensa brasileira.

“Queremos que as pessoas visitem a Amazon e encontrem o conteúdo que estão procurando. Sentíamos falta de não ter conteúdo de pequenas editoras e livros que estão fora de catálogo”, acrescenta o responsável.

O Marketplace é assim uma das principais estratégias da Amazon para fazer da empresa uma das maiores da internet no mundo e receber o apelido de “Loja de Tudo” — a empresa atua em categorias variadas em outros países, sem se restringir a livros.

A Amazon não divulga expectativas de crescimento com o modelo de marketplace. Globalmente, aproximadamente 50% das vendas da Amazon são de produtos vindos do marketplace, considerando todas as categorias em todos os sites, informa a empresa. A Amazon começou a trabalhar com o modelo no ano 2000.

Com o lançamento do marketplace brasileiro, a companhia passa a ter 12 deles pelo mundo fora. O modelo já é adotado para venda de livros no Brasil pela empresa Estante Virtual desde 2005. Noutros segmentos, grandes lojas como Mercado Livre, Pontofrio, Magazine Luiza e Submarino permitem a venda de produtos de terceiros.

Confira também os nossos artigos sobre a Amazon Brasil em Amazon Brasil: por detrás do sucesso da livraria digital e ainda em Confira o Top 10 de Livros mais vendidos em Abril 2017 na Amazon Brasil.

Links úteis na Amazon Brasil

Novidades

 

Quer conhecer as novidades literárias da semana? A Amazon Brasil apresenta os últimos lançamentos de livros

Amazon App

Você já faz compras na Amazon Brasil? Descarregue então a app Amazon Shopping para fazer as suas compras no smartphone

Loja kindle

Gosta de ler Ebooks? A Loja Kindle da Amazon Brasil permite comprar e receber ebooks em poucos minutos!

Ofertas do dia

Quer comprar um bom livro a um preço baixo? A Amazon Brasil conta com Ofertas Do Dia imperdíveis!

Livros em Oferta

Todos os dias a Amazon Brasil disponibiliza livros com descontos imperdíveis. Confira as ofertas de hoje

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *