Home / Livrarias do Mundo /

Conheça agora 6 Livrarias para visitar na América

Conheça agora 6 Livrarias para visitar na América

 

Atravessado pela linha do Equador, o continente Americano estende-se na vertical de uma ponta à outra do planeta. As diferenças entre os países justificam a existência de matrizes culturais distintas: embora estejam no mesmo continente, países como o Canadá e Argentina apresentam identidades únicas e dificilmente comparáveis.

Fazendo face à distância geográfica, o fenómeno da globalização tem ajudado à criação de uma consciência global capaz de derrubar barreiras. Sem que haja uma perda de identidade, estamos hoje cada vez mais atentos e abertos àquilo que por ser diferente não tem de ser  necessariamente melhor ou pior. Na transmissão destas mensagens há um meio com muita força: a Internet. Mas antes dela, já existiam os livros.

E é precisamente deles que falamos neste post. Ou melhor, de livrarias. Acompanhe a lista até ao fim e fique a conhecer – ainda que só por imagens – algumas das livrarias mais bonitas da América do Norte, Centro e Sul.

As mais belas livrarias da América

Livraria El Ateneo Grand Splendid, Buenos Aires, Argentina

Para o The Guardian, esta é a segunda livraria mais bonita do mundo e a primeira da América. O espaço era inicialmente um teatro e, olhando para as imagens não é difícil imaginar porquê. A estrutura original manteve-se e até o palco foi transformado numa área de leitura. Do interior do antigo El Ateneo, sobraram também a cortina e as cadeiras e os camarotes, agora repletos de prateleiras e livros.

Livraria da Vila, São Paulo, Brasil

Os leitores brasileiros provavelmente já conhecerão a Livraria da Vila, em São Paulo. Com um aspeto moderno, neste espaço os livros também fazem parte da decoração. A loja aposta em linhas retas e curvilíneas para criar um pequeno labirinto onde os amantes de literatura não se vão importar se ficarem perdidos.

Cafebreria El Pendulo, Cidade do México, México

 

A Cabreferia El Pendulo faz lembrar uma casa na árvore. Localizada na capital mexicana, a livraria costumava ser usada pelos locais como refugio nas horas de maior calor. Com um aspeto acolhedor, a Cafebreferia El Pendulo tem uma espécie de jardim interior, repleto de árvores e arbustos, e onde é possível relaxar ao sabor de um bom livro. É também conhecida pelo excelente café servido no bar.

The Last Bookstore, Los Angeles, Estados Unidos

Com uma decoração simultaneamente burguesa e futurista, a The Last Bookstore desafia leis da gravidade numa decoração que é no mínimo original. Um dos locais mais famosos da loja é o túnel de livros, onde paredes e teto se confundem com a capa das próprias obras literárias. A loja encontra-se num antigo banco e, além dos livros, costuma organizar exposições, concertos e outros eventos.

Bart’s Books, Ojai, Estados Unidos

Situada em Ojai, na Califórnia, a Bart’s Books foi fundada em 1964 e é considerada como uma das maiores livrarias ao ar livre do mundo. Com um espaço agradável e descontraído, é indicado para passar os dias mais quentes a desfrutar de um livro. O local é famoso entre jornalistas, escritores e homens das artes e das letras.

Secret Headquarters, Los Angeles, Estados Unidos

O Secret Headquarters (em português “Base Secreta”) é uma das maiores livrarias dedicadas à 9.ª arte, a Banda Desenhada. Com uma excelente reputação, a loja de livros agrega tanto novidades como grandes clássicos da banda desenhada. Para o jornalista e escritor canadiano Cory Doctorow, esta é mesmo a melhor livraria do mundo.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *