Home / Literatura e Internet /

6 Aplicativos para crianças que ensinam tanto quanto os livros

6 Aplicativos para crianças que ensinam tanto quanto os livros

 

Se em tempos os livros eram os melhores amigos das crianças, hoje as páginas foram substituídas por aparelhos eletrónicos. As histórias, essas, mantém-se, embora tenham assumido um formato mais interativo. Em vez de apenas lermos sobre elas, agora é possível interagir com as personagens e até mesmo definir o seu próprio destino.

Ao longo deste artigo, apresentamos-lhe uma série de aplicativos para crianças que, de uma forma ou de outra, substituem alguns livros com os quais os mais velhos cresceram. Com maior ou menos carácter didático, estas apps podem ser excelentes formas de estimular o desenvolvimento e instigar a criança a descobrir tudo aquilo que a rodeia.

Lista de 6 aplicativos para crianças

1 – O Corpo

Lembra-se daquele velho livro que se desdobrava no corpo humano e onde era possível identificar ossos, músculos e órgãos? Pois agora não é necessário abrir as páginas. Com a app Corpo a sua criança poderá descobrir onde fica cada uma das partes do corpo-humano, assim como interagir com cada uma delas: o coração bate, o estômago ronca e a pele reage ao toque. Esta é, sem dúvida, uma boa forma de ensinar e aprender.

 

2 – Boa Noitinha!

O Boa Noitinha! é um aplicativo muito simples que vem servir como uma espécie de substituto à tradicional história antes de deitar. Em vez de apenas ouvirem a narrativa, as crianças podem tomar uma postura ativa. Aliás, cabe-lhes a elas tratar dos animais e prepará-los para se deitarem. Depois de apagar as luzes no estábulo, é também hora da criança descansar e dormir.

 

3 – Franklin Frog

No reino animal, uma das espécies mais curiosas são os anfíbios. De girinos a rãs ou sapos, estes animais possuem uma evolução que é no mínimo curiosa e que estávamos habituados a ver nas folhas dos livros infantis. Com o Franklin Frog essa mesma evolução é acompanhada via telemóvel: no ecrã vemos uma ilustração que se vai transformando ao longo do tempo e que nos permite aprender de forma divertida.

 

 

4 – Mini Zoo

O Mini Zoo é um livro interativo criado pelo ilustrador Christoph Niemann e considerado como um dos melhores aplicativos infantis do momento. Com um fascínio natural pela vida selvagem, as crianças podem perder-se por uma série de funcionalidades que estimulam a sua criatividade. Já imaginou um elefante na casa de banho? Ou um cão que faz breakdance? Estas e outras histórias estão disponíveis no Mini Zoo.

 

5 – Sago Sago Forest Flyer

E se o personagem da história saltasse das páginas e se tornasse num verdadeiro amigo? É exatamente esse o conceito por detrás do Sago Sago Forest Flyer, um jogo divertido que nos dá a conhecer Robin, um passarinho se tornará seu companheiro. A partir daí, começamos uma aventura pelos céus à descoberta de uma floresta mágica ou interagimos para fazer novas amizades.

 

6 – Miximal

Quando era mais novo, era fã dos flip books? Falamos daqueles livros cujas imagens pareciam mexer à medida que as páginas passavam rapidamente. Pois, agora há também uma app inspirada nestes livros: o Miximal. Com sons, animações e uma espécie de puzzle, este aplicativo promete muitos momentos divertidos.

 

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *