Home / Livrarias do Mundo /

El Ateneo Grand Splendid, a livraria que foi uma sala de espectáculos

ateneo

El Ateneo Grand Splendid, a livraria que foi uma sala de espectáculos

 

Localizada no antigo Grand Splendid Theater, esta loja mantém toda a decadência de uma casa de ópera italiana e é o local ideal para deleitar-se, entre estantes de livros, em Buenos Aires.

O local dos assentos, que outrora tinha capacidade para sentar 1050 pessoas, contém agora mais de 120 mil livros. A cúpula central desta bela livraria mantém os frescos de estilo romântico originais do italiano Nazareno Orlandi, que comemoram o fim da Primeira Guerra Mundial.

Os camarotes estão intactos e são equipados com cadeiras confortáveis ​​que convidam os visitantes do salão a folhear as seleções de livros. Por sua vez, o palco do Splendid permanece envolto por cortinas e conta agora com o agradável, ainda que caro, café da livraria. Uma pianista atua ao vivo durante a tarde e, graças à grande acústica, a sua música pode ser ouvida em toda a loja, o que torna este lugar ainda mais especial.

Max Glücksmann, um argentino pioneiro na indústria fonográfica e do cinema, construiu o teatro em 1919. O imigrante judeu-austríaco chegou a Buenos Aires em 1890. Começou com um trabalho simples num estúdio de fotografia, que lhe valeu um salário mensal muito baixo.

Com a fortuna que acumulou nos primeiros 20 anos da sua carreira, contratou dois arquitetos, Peró e Torres Armengol, para projetar um novo teatro no bairro que era então conhecido como ‘Saint Germain Porteño. Em 1924, Glücksmann fundou a sua própria estação de rádio, Rádio Splendid nos escritórios superiores do edifício. A partir daí produziu programas ao vivo e lançou a Discos Glücksmann, uma editora que era responsável por espalhar os sons de lendas do tango, como Lola Membrives e Roberto Firpo em toda a Europa.

Em 1926 o interesse de Glücksmann na indústria da imagem em movimento inspirou-o para converter o Grande Splendid na casa de cinema mais luxuosa de Buenos Aires. No início, o edifício contou com a exibição de filmes mudos acompanhados por orquestras de tango ao vivo. Em 1929, a primeira imagem em movimento com som em Buenos Aires, foi uma história de amor chamada ‘La Divina Dama “(The Lady Divine) e estreou num evento que atraiu até ao teatro milhares de cidadãos e paparazzi.

No início dos anos 1970, o  Teatro Grande Splendid foi novamente convertido a teatro. A última performance ao vivo foi em 1973 e contou com a participação de Mirtha Legrand, uma das atrizes mais famosas da Argentina.

A livraria El Ateneo Grand Splendid

ateneo-int

Após a última peça de teatro, o Grand Splendid foi então convertido novamente a um cinema até 1991. O último filme exibido nesta sala foi a longa metragem de Sam Mendes ”Beleza Americana”. Porém, por esta época a economia da Argentina estava já a sofrer e o edifício quase foi demolido. Porém, o Grupo Ilhsa, proprietário da rede de livrarias Ateneo Argentina, salvou o dia.

No final de 2000, após restaurações que custaram mais de 3 milhões pesos argentinos, o teatro foi reaberto como El Ateneo Grand Splendid que rapidamente ganhou reconhecimento como uma das livrarias mais majestosas do mundo. Em 2008, o jornal britânico The Guardian nomeou o El Ateneo como a segunda livraria mais bonita do mundo (a primeira da lista fica na Holanda e é a Boekhandel Selexyz Dominicanen, situada numa igreja com mais de 800 anos de idade).

O El Ateneo honra ainda a tradição musical do Grand Splendid com um acervo considerável que inclui uma variedade de música na sua loja. No 2º andar encontram-se clássicos e CDs de música jazz e na cave uma seção de música popular. Os corredores laterais nos andares superiores mostram imagens em preto e branco do Grande Splendid e os grandes nomes do tango que por ali passaram, incluindo Carlos Gardel, Francisco Canaro e Ignacio Corsini.

Além do mais, há 4 mil títulos não espanhóis nesta livraria, mas a seção de livros em Inglês não oferece muito além de thrillers e romances.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *