Home / Bibliotecas /

Biblioteca Fernando Pessoa pode ser consultada na Internet

Biblioteca Fernando Pessoa

Biblioteca Fernando Pessoa pode ser consultada na Internet

 

Durante a maior parte da sua vida, o número 16 da rua Coelho da Rocha, em Lisboa, foi a residência do poeta Fernando Pessoa. Após a sua morte, o poeta deixou-nos um incrível legado de poesia assim como a sua biblioteca privada.

Hoje, a Casa Fernando Pessoa homenageia a vida do poeta, contendo uma parte de museu e ainda a sua biblioteca pessoal. É exatamente sobre esta biblioteca que falamos neste artigo. Se pensarmos na dimensão universal de Fernando Pessoa, ficamos de imediato curiosos se nos disserem que temos oportunidade de ver de perto os livros que o poeta leu e coleccinou ao longo da sua vida.

Felizmente, desde 2010, que a Casa Fernando Pessoa abre as suas portas a esta biblioteca composta por exatamente 1142 volumes, pertencentes a vários géneros e editados em vários idiomas. Muitos destes trabalhos estão, aliás, anotados com observações que o poeta foi fazendo à medida que passava de uma página para outra.

Em 2016, a Casa Fernando Pessoa decidiu que estava na hora de levar o trabalho e património do poeta para a Internet. A partir de agora, podem ser consultados os 1142 títulos da Biblioteca Fernando Pessoa em acervo online.

Os títulos que o poeta juntou ao longo da sua vida encontram-se organizados no site por ano, ordem alfabética e categorias temáticas. No mesmo acervo online foram ainda disponibilizadas algumas das páginas com anotações do poeta.

Esta migração da biblioteca para a Internet exigiu bastante trabalho por parte da equipa da Casa Fernando Pessoa. A iniciativa ficou a cargo de Jerónimo Pizarro e contou com o apoio da Fundação Vodafone Portugal que possibilitou a digitalização integral e publicação online da biblioteca.

Todos os volumes e manuscritos foram digitalizados cuidadosamente para integrarem o acervo online. Agora, qualquer leitor interessado pode visitar a página aqui e fazer download completo de uma obra que lhe interessar.

Para consultar a Biblioteca Fernando Pessoa de forma gratuita, clique neste link.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *