Home / Biografias /

A Biografia de Mário Cesariny, um dos maiores poetas portugueses

A Biografia de Mário Cesariny, um dos maiores poetas portugueses

 

Concebido como um “retrato vivo de uma das maiores vozes da poesia portuguesa”, o livro intitulado O Triângulo Mágico – Uma Biografia de Mário Cesariny é uma obra essencial para todos os admiradores do principal representante do surrealismo português.

Através da análise da vida e obra, assim como o passado e futuro do artista português (que nasceu em Lisboa a 09 de Agosto de 1923, de pai beirão, negociante de jóias, e mãe castelhana, professora de francês), o autor da biografia António Cândido Franco reuniu também algumas “revelações inéditas” sobre o poeta e pintor, além de apresentar um grande conjunto de informação adicional.

“Nunca teve medo da liberdade e deu de barato qualquer verniz para se apresentar aos seus contemporâneos. A vida de Cesariny tem desta forma um traço mágico. É uma vida exemplar no seu timbre de revolta, de resistência, de luta assanhada contra um meio mesquinho”, escreve António Cândido Franco, autor de O Triângulo Mágico – Uma Biografia de Mário Cesariny, a nova biografia que chegou às livrarias.

Tal como Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, ele fez parte de uma geração e de uma época em que os poetas e escritores abdicavam da sua biografia por causa da censura, Mário Cesariny de Vasconcelos desde muito cedo lutou para assumir uma vida cheia, sem censuras ou censores, “para ligar a palavra e a vida numa mesma busca de liberdade e de espírito”.

Poeta, pintor e referência fundamental do surrealismo português ele é uma das maiores vozes da poesia portuguesa do século XX.

Para Cesariny, o surrealismo representava “a realização total do nosso estado de espírito, a defesa do amor, da liberdade e da poesia” – e a sua obra, tanto na poesia como na pintura e na vida real, foi testemunho dessa enorme vontade de viver.

Rebelde, insólito, desafiador, Mário Cesariny marcou com a sua obra várias gerações de leitores e de autores que fazem dos seus versos referências únicas, que ultrapassam a pura literatura e o colocam sempre mais além, na própria vida.

Conforme já referimos a biografia é assinada por António Cândido Franco – que é também autor do livro O Estranhíssimo Colosso – Biografia de Agostinho da Silva.

A vasta obra de Mário Cesariny

Da sua obra, fazem parte títulos como “Corpo Visível” (1950), “Manual de Prestidigitação” (1956), “Pena Capital”, “Nobilíssima Visão” (1959), “Antologia Surrealista do Cadáver Esquisito” (1961), “A Cidade Queimada” (com arranjo gráfico e ilustrações de Cruzeiro Seixas, 1965), “Burlescas, Teóricas e Sentimentais” (1972), “Primavera Autónoma das Estradas” (1980), “O Virgem Negra. Fernando Pessoa Explicado às Criancinhas Nacionais & Estrangeiras por M.C.V.” (1989) e “Titânia” (1994).

CLIQUE AQUI PARA VER TODA A OBRA DE MÁRIO CESARINY NA AMAZON REINO UNIDO

CLIQUE AQUI PARA VER TODA A OBRA DE MÁRIO CESARINY NA AMAZON INTERNACIONAL

CLIQUE AQUI PARA VER TODA A OBRA DE MÁRIO CESARINY NA AMAZON BRASIL

Sobre as sessões para que o convidavam e em que o aplaudiam, o poeta comentava: “Estou num pedestal muito alto, batem palmas e depois deixam-me ir sozinho para casa. Isto é a glória literária à portuguesa”. Em 2005, recebeu as duas únicas distinções da sua carreira: o Grande Prémio Vida Literária APE/CGD, pelo conjunto da sua obra, e a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, que lhe foi entregue pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.

Nos últimos anos de vida, desenvolveu uma frenética actividade de transformação e reabilitação ou “redenção” do real quotidiano, da qual nasceram muitas colagens com pinturas, objectos, instalações e outras fantasias materiais. “Gostava de ter daquelas mortes boas, em que uma pessoa se deita para dormir e nunca mais acorda”, afirmou em “Autografia”.

Quem é António Cândido Franco, autor de O Triângulo Mágico – Uma Biografia de Mário Cesariny?

António Cândido Franco nasceu em Lisboa, em 1956. Autor de vários estudos sobre cultura e literatura portuguesa, além de romances, poesia e peças de teatro, é também professor na Universidade de Évora.

Alguns dos seus outros títulos são: A Literatura de Teixeira de Pascoaes (2000), A Rainha Morta e o Rei Saudade (2003), Viagem a Pascoaes (2006), O Apocalipse de D. Carlos (2008), Notas para a Compreensão do Surrealismo em Portugal (2013) e O Estranhíssimo Colosso (2015).

Dados técnicos do livro O Triângulo Mágico – Uma Biografia de Mário Cesariny

Género: Literatura/Biografia

Formato: 15 x 23,5 cm

N.º de páginas: 512 + 16

Data de lançamento: 21 de junho de 2019

PVP: € 22,20

ISBN: 9789897225598

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *