Home / Cultura e Sociedade /

Desejo e Renúncia: o livro que nos ajuda a perceber o celibato na Igreja

celibato

Desejo e Renúncia: o livro que nos ajuda a perceber o celibato na Igreja

 

Um dos assuntos mais discutidos dentro da Igreja diz respeito ao celibato. Será que um padre deve ou não casar? Ainda que as opiniões sejam muitas e variadas, capazes de proporcionar um verdadeiro debate entre quem acredita e não acredita no celibato, acreditamos que não há nada melhor do que um bom livro para perceber mais sobre esta temática.

É mesmo esse o propósito do livro Desejo e Renúncia – O celibato na Igreja da autoria de Gordon Thomas. Esta obra debruça-se na polémica questão do celibato dos padres e freiras. Através de histórias reais, o autor procura muito delicadamente responder à questão: é possível ser sexualmente activo e celibatário?

celibatoEsta é uma leitura imersiva que explora os desejos sexuais de um mundo secreto. De página para página, mistérios à medida que cinco pessoas de diferentes meios sociais abordam a matéria. Separadamente, cada uma destas pessoas faz o solene compromisso de ter uma vida espiritual: uma espécie de compromisso que obriga a recusar todos os prazeres sexuais e sensuais.

A princípio, percebemos que as pessoas que se comprometem ao celibato pretendem de facto fazer esse sacrifício sem reservas. No entanto, eventualmente, constatam que o desejo sexual é uma força potente que cria profundos conflitos internos. A vida torna-se um tormento à medida que prossegue a sua luta para manter a dignidade e integridade.

Segundo Gordon Thomas, todas as personagens que fazem parte do livro Desejo e Renúncia – O celibato na Igreja são reais. Algumas pediram garantias de que a sua identidade seria protegida, uma vez que as suas experiências ainda os traumatizam. Por incrível que pareça, isto torna a leitura ainda mais intensa, por percebermos que tudo o que estamos a ler já aconteceu de facto a alguém.

Além das recordações pessoais, os principais entrevistados permitiram ao escritor o acesso a diários, documentos privados e outra documentação pessoal.

Quem é o autor de Desejo e Renúncia – O celibato na Igreja?

Para quem não conhece, Gordon Thomas é um dos maiores especialistas em espionagem, tendo editado até à data mais de quarenta livros em todo o mundo e alcançando vendas superiores a 45 milhões de exemplares.

A sua obra anterior, Gideon’s Spies: the Secret History of the Mossad, até agora publicada em 16 línguas, serviu de base a um elucidativo documentário televisivo sobre a Mossad: «A Máquina do Espião». Atualmente, Gordon Thomas vive em Inglaterra.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *