Home / Cultura e Sociedade /

Desejo e Renúncia: o livro que nos ajuda a perceber o celibato na Igreja

celibato

Desejo e Renúncia: o livro que nos ajuda a perceber o celibato na Igreja

Mídia Kit Blog Mundo de Livros
 

Um dos assuntos mais discutidos dentro da Igreja diz respeito ao celibato. Será que um padre deve ou não casar? Ainda que as opiniões sejam muitas e variadas, capazes de proporcionar um verdadeiro debate entre quem acredita e não acredita no celibato, acreditamos que não há nada melhor do que um bom livro para perceber mais sobre esta temática.

É mesmo esse o propósito do livro Desejo e Renúncia – O celibato na Igreja da autoria de Gordon Thomas. Esta obra debruça-se na polémica questão do celibato dos padres e freiras. Através de histórias reais, o autor procura muito delicadamente responder à questão: é possível ser sexualmente activo e celibatário?

celibatoEsta é uma leitura imersiva que explora os desejos sexuais de um mundo secreto. De página para página, mistérios à medida que cinco pessoas de diferentes meios sociais abordam a matéria. Separadamente, cada uma destas pessoas faz o solene compromisso de ter uma vida espiritual: uma espécie de compromisso que obriga a recusar todos os prazeres sexuais e sensuais.

A princípio, percebemos que as pessoas que se comprometem ao celibato pretendem de facto fazer esse sacrifício sem reservas. No entanto, eventualmente, constatam que o desejo sexual é uma força potente que cria profundos conflitos internos. A vida torna-se um tormento à medida que prossegue a sua luta para manter a dignidade e integridade.

Segundo Gordon Thomas, todas as personagens que fazem parte do livro Desejo e Renúncia – O celibato na Igreja são reais. Algumas pediram garantias de que a sua identidade seria protegida, uma vez que as suas experiências ainda os traumatizam. Por incrível que pareça, isto torna a leitura ainda mais intensa, por percebermos que tudo o que estamos a ler já aconteceu de facto a alguém.

Além das recordações pessoais, os principais entrevistados permitiram ao escritor o acesso a diários, documentos privados e outra documentação pessoal.

Quem é o autor de Desejo e Renúncia – O celibato na Igreja?

Para quem não conhece, Gordon Thomas é um dos maiores especialistas em espionagem, tendo editado até à data mais de quarenta livros em todo o mundo e alcançando vendas superiores a 45 milhões de exemplares.

A sua obra anterior, Gideon’s Spies: the Secret History of the Mossad, até agora publicada em 16 línguas, serviu de base a um elucidativo documentário televisivo sobre a Mossad: «A Máquina do Espião». Atualmente, Gordon Thomas vive em Inglaterra.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *