Home / Cultura e Sociedade /

Como criar um blog de livros? Descubra agora neste post!

Como criar um blog de livros? Descubra agora neste post!

 

Saber como criar um site ou blog, hoje em dia é o que muitas pessoas desejam. Para muita gente, um blog é considerado apenas um mero hobby, pois hoje em dia existem alternativas que os tornam uma oportunidade também de trabalho.

Trabalhar fazendo o que gosta é o sonho de várias pessoas. Porém, para obter êxito na realização de tal projeto é preciso estar consciente de que o sucesso não será imediato e que são necessários esforços, conhecimento e planejamento.

Um blog sobre literatura

Hoje em dia a web já afetou a maneira como as pessoas acompanham literatura, compram os seus livros e até mesmo como os lêem. A alta procura por smartphones, tablets e outros dispositivos (tais como o Kindle) tornam a literatura bastante acessível para muita gente.

Além disso, é possível contar com uma significativa quantidade de autores, tanto de livros ficcionais, quanto autores de livros de não ficção destinados aos mais diversos assuntos. Outro ponto é que a Literatura, assim como outras formas de manifestação artística, é um campo muito vasto. Existem variados gêneros literários e um incontável número de livros.

Diante desse quadro favorável, a criação de um blog sobre livros consiste numa interessante alternativa para quem aprecia leituras, tem conhecimento a respeito de literatura e pretende ter um meio para a divulgação de cultura.

A criação de um blog de livros

Não é difícil criar um blog falando a respeito de  livros e Literatura. Para isso, é necessário que o autor siga alguns passos básicos, tais como:

 

Planejamento

 Antes de criar o blog propriamente dito, você precisa estabelecer algumas propostas para saber qual é o objetivo do blog, qual é o público que você pretende atingir e qual segmento dentro da literatura você pretender abordar.

Serão apenas clássicos ou você irá tecer comentários sobre os sucessos contemporâneos? Serão livros apenas em língua portuguesa ou você pretende também tratar de autores internacionais? Essas são apenas algumas das perguntas que irão direcionar o foco do seu blog, facilitando as suas postagens e melhorando a sua interação com o seu público de leitores.

Utilize ferramentas de Marketing Digital, como o Google Trends, Google Adwords, Answer The Public ou outras para entender melhor o seu público-alvo.

 

O perfil do seu blog 

Ao estar a par dos seus objetivos e tendo o conhecimento necessário a respeito desse tema, é possível então partir para a criação do seu blog. Para isso, adote um nome original e de fácil identificação e memorização por parte dos leitores.

Dê a devida atenção também para a identidade visual do seu blog. Os leitores apreciam não apenas um layout bonito, mas também que  seja de fácil navegação e devidamente organizado.

 

 

O visual perfeito 

Hoje em dia é possível contar com templates prontos para blogs, sobretudo para WordPress. Alguns são gratuitos e outros são pagos e oferecem uma série de benefícios que os templates grátis não disponibilizam.

Lembre-se também de adequar o visual com a temática do seu blog de livros. Se o objetivo é manter o foco sobre os grandes clássicos da literatura nacional e internacional, vale a pena procurar um template com o visual que remeta a esse segmento. Confira neste LINK as melhores opções no ThemeForest.

A criatividade de personalização de identidade nesses casos conta muito. Sendo assim, um blog voltado para a literatura policial terá um aspecto diferente de um blog destinado para o gênero de ficção científica.

 

Design Responsivo

Se uma das principais características atuais dos leitores é ler conteúdo em dispositivos móveis e de tamanhos variados, o chamado design responsivo se torna um importante requisito para o seu blog atrair público.

Por isso, ao optar pela plataforma onde você vai gerenciar as suas postagens, é sempre pertinente averiguar se ela conta com esse tipo de funcionalidade. É fundamental que o seu blog se adapte aos novos formatos.

 

Distribuição de conteúdo 

Na hora de elaborar postagens lembre-se de criar as chamadas “tags”, elas são categorias que irão facilitar o público que acessa o seu blog a encontrar os temas e o conteúdo preferido deles. Por isso, vale criar tags variadas, tais como “livros clássicos”, “lançamentos”, “autores brasileiros”, “autores estrangeiros”. Esses são alguns exemplos.

Além disso, dependendo do template e do visual que você adotou para o seu blog, é possível criar abas, facilitando ainda mais a navegação dos seus leitores.

Saiba gerenciar o seu blog

Literatura é um assunto muito abrangente e conta com leitores sempre em busca de informação inédita. Por isso, saiba interagir com eles, lendo as sugestões e analisando as críticas. Esse retorno é muito importante para você estar por dentro dos anseios do seu público. Além disso, tenha um ritmo frequente de postagens para manter a sua audiência sempre presente e ativa.

Lembre-se de divulgar o seu blog utilizando os canais disponíveis, tais como as famosas redes sociais como YouTube, Twitter e o Facebook e outras plataformas pertinentes.

Conclusão 

Numa época onde a Literatura é assimilada nos mais variados dispositivos que a tecnologia oferece, é importante que as pessoas possam contar com blogs que divulgam e debatem sobre os livros.

Por fim, compartilhe essa postagem entre os seus contatos, pois certamente você tem aquele amigo que adora ler e procura um espaço para expor a sua opinião a respeito de livros e Literatura.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *