Home / Literatura /

Quais as vantagens de comprar livros online?

Quais as vantagens de comprar livros online?

 

Comprar livros online é uma realidade que está a ganhar terreno entre os amantes de literatura. Com as portas abertas, as livrarias da Internet oferecem catálogo alargado que nos deixa com vontade comprar quase tudo o que nos aparece à frente. A tentação é grande e torna-se ainda maior quando temos a garantia são só precisos alguns cliques para que possamos ter o livro em mãos. Neste artigo, exploramos o assunto e deixamos-lhe as principais vantagens de comprar livros online.

À facilidade em adquirir os livros junta-se o preço que, nos últimos anos, tem sido um fator de preferência evidente, principalmente em época de regresso às aulas. À semelhança do que acontece no resto do ano, as livrarias online costumam apresentar opções mais baratas do que aquelas que encontraríamos nas lojas físicas. Na grande maioria dos livros, não há limite de stock e não há risco de chegar à livraria e encontrar as obras esgotadas.

Vejamos, por exemplo,  o anúncio da atribuição do Nobel da Literatura de 2015 a Svetlana Alexievich. Obviamente que a atribuição do prémio foi antecipada, mas não havia forma de saber quem seria o vencedor. Como tal, o mais comum é que pouco tempo depois do anúncio, a obra da escritora premiada estivesse esgotada nas lojas físicas. Neste e noutros casos, comprar online pode ser a solução – mas vejamos outras vantagens.

7 Vantagens de comprar livros online

Preços e promoções exclusivas

Já falamos há pouco dos preços, mas nunca é demais salientar que estar atento às páginas das livrarias online pode ser meio caminho andado para encontrar verdadeiras pechinchas. A Fnac, por exemplo, costuma fazer promoções exclusivas para a Internet e que podem ser ou não acumuláveis com o desconto para aderentes. Na Amazon, há um catálogo sempre atualizado de promoções onde encontra tão depressa clássicos como livros que estão na berra. Para o ajudar, apresentamos abaixo uma lista das livrarias online a que deve estar atento.

Catálogo abrangente

Outra das vantagens de comprar livros online está no catálogo abrangente que lhe é apresentado assim que visita o website. Além das novidades mais recentes, pode encontrar clássicos que nas lojas físicas estariam enterrados no fundo da prateleira ou que nem sequer estariam disponíveis. A facilidade com que pode ler as sinopses também é grande e nalguns casos até pode ler as primeiras páginas para que tenha a certeza de que é aquela a obra que quer comprar.

Comodidade

A comodidade é um fator importante. Com o estilo de vida acelerado, não sobra muito tempo para ir à procura de um livro ou para andar de livraria em livraria à espera de encontramos aquilo que queremos. Com as lojas online, basta aceder à Internet e escolher. No caso dos lugares mais isolados, esta é também uma vantagem já que não é preciso deslocar-se a um grande centro urbano para fazer a sua compra. Basta tratar de tudo através do computador, telemóvel ou tablet e esperar que alguém toque à campainha com a encomenda em mãos.

Portes de envio grátis

Os portes de envio são considerados por muitos como um entrave à compra de livros online. Para esses, recomendamos que, antes de fazer o que quer que seja, aceda à zona do site onde está assinalado o valor a pagar pelo transporte. Na maioria dos casos, se o valor da compra exceder  um determinado número, você fica isento do pagamento de taxas de transporte. Caso a sua encomenda não seja suficiente para atingir esse valor, recomendamos que fale com um amigo que queira comprar outra coisa qualquer. Se ainda assim a taxa não for eliminada, certifique-se de que pode dividir o preço dos portes com outra pessoa.

Opinião de outros leitores

Uma das vantagens da Internet é que todos podem partilhar a sua opinião como bem entenderem. Quantas vezes não leu uma sinopse e ficou a pensar se o livro valia realmente a pena? No final, ou arriscou e levou o livro ou acabou por deixá-lo onde estava. Graças à Internet, pode procurar opiniões de outros leitores através de blogs ou redes sociais como o GoodReads. Desta forma, estará mais perto de tomar a sua decisão, garantindo se aquela obra vale realmente a pena.

Livros usados

Comprar e vender livros usados é uma forma de rentabilizar aquilo que já leu e de conseguir excelentes obras a preços mais baratos. Existem plataformas especializadas para encontrar estas preciosidades, mas também já várias livrarias online começaram a promover a troca de livros entre os seus utilizadores. É este o caso da Fnac e da Amazon que fornecem as condições necessárias a que tanto o vendedor e o comprador de livros usados se sintam satisfeitos.

Serviço de pré-venda

Há alturas em que os livros são um sucesso tal que acabam por esgotar pouco depois de chegarem às prateleiras. Foi assim com a saga Harry Potter, por exemplo, que fez com que muita gente fosse às livrarias logo na abertura para não perder a oportunidade de ter um exemplar. Resultado: muitos dos que chegam a seguir encontram a obra esgotada e têm de voltar no dia seguinte. Para evitar estes problemas, existem nas livrarias online serviços de pré-venda. A ideia é simples: mesmo antes que o livro seja editado, você já garantiu a sua cópia. Tudo é tratado pela Internet e, mal a obra seja lançada, é enviada para si.

 

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<