Home / Cultura e Sociedade /

Crise: 10 livros para vencer a crise económica

Crise: 10 livros para vencer a crise económica

 

Apanha-nos desprevenidos e pode revolucionar a nossa vida de forma muito negativa: estamos a falar da crise económica. Se acabou de lançar um negócio e teme que não sobreviva a águas turvas ou até mesmo se já tem uma empresa sólida mas tem medo que não sobreviva à crise, recomendamos que respire fundo e leia com atenção os parágrafos que se seguem.

Neste post não queremos aumentar a sua preocupação. Muito pelo contrário! O que procuramos neste artigo é ajudá-lo a enfrentar as adversidades. Como? Apresentando 10 títulos motivacionais que o vão ajudar a encontrar soluções e a ver caminhos mesmo quando só vê becos sem saída.

Livros que nos ajudam a ultrapassar a crise

A Arte da Guerra

Durante vários séculos, A Arte da Guerra foi lida por generais chineses: por ordem do imperador Cheng Tsun, a obra tornou-se obrigatória para todos os que aspiravam a uma carreira militar. O livro tem um total de 13 capítulos, onde se explora o processo bélico, desde a análise do terreno a qual a melhor tática. O objetivo inicial de Sun Tzu era tornar a guerra num processo rápido, do qual resultassem as menores perdas possíveis para a economia. Um título que promete ajudar a lidar com concorrência, a assegurar a liderança e a formular estratégias.

 

 

Adapte-se

Adapte-se: porque o sucesso começa sempre com fracasso. É este o título do best-seller de Tim Harford. Nesta obra, o autor mostra como resolver problemas empresairis e pessoais. Mais do que explicar a teoria, o autor apresenta casos concretos e práticos para que entenda realmente como dar a volta na pior hora. Tudo se resume, sempre, à necessidade de nos adaptarmos. Trata-se uma leitura obrigatória para momentos de crise porque parte do pior ponto possível: o fracasso, o momento em que bateu no fundo. Daí, ajuda-o a erguer-se novamente, sempre através do processo de adaptação.

 

Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios

Um manual prático que oferece uma lista de ferramentas poderosas, simples e testadas para compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócio. Se está agora a criar uma empresa ou a reestruturá-la, esta será sem dúvida uma leitura enriquecedora. O livro, ainda que pareça ter como público-alvo empreendedores no início do negócio, contém dicas importantes para se sobreviver ao longo dos tempos de crise económica. As técnicas ensinadas neste livro são postas em prática, diariamente, por grandes multinacionais como a 3M, Ericsson, Capgemini e Deloitte.

Empresas Feitas para Vencer

O livro mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde a sua concepção. O autor, Jim Collins, apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade numa superioridade duradoura, e apresenta também quais as características universais que distinguem uma empresa entre muitas. A obra é essencial em momentos de crise porque pode inspirar o empreendedor a olhar para negócios que conseguiram durar muito tempo.

 

Quem Pensa Enriquece

O autor  Napoleon Hill dedicou 20 anos da sua vida à procura de uma fórmula para se criar milionários. Acompanhou de perto a ascensão de 500 das maiores fortunas de todo o mundo de forma a detetar caminhos e a encontrar pontos comuns. Todo o resultado desse trabalho é então compilado no livro Quem Pensa Enriquece, uma obra que se debruça não propriamente sobre a crise económica mas que estimula um pensamento estratégico  movido por ambições. Uma leitura que terá todo o interesse para quem dispõe de poucos recursos e deseja manter a sua empresa até ao fim da crise.

 

Descontos!
 

O Livro de Ouro da Liderança

Neste livro,  é descrito o percurso profissional de John Maxwell que começou em 1964, quando tinha apenas 17 anos. Cada uma das lições que podemos aprender deste livro estão devidamente fundamentadas com experiências pessoais, vividas ao longo da sua vida e a partir da sua experiência como líder. Mais do que sublinhar a importância de ser um líder em momentos de crise, o livro almeja ir mais longe, resumindo as habilidades e atitudes que tal profissional deve desempenhar. Não sabe que comportamento tomar em momentos turbulentos? No Livro de Ouro de Liderança vai encontrar tudo o que precisa.

 

O Poder do Hábito

O segredo para fazer exercício de forma regular, para perder peso, para educar os filhos, para se tornar mais produtivo, para criar empresas revolucionárias e até mesmo alcançar o sucesso passa por entender como os  hábitos funcionam. Uma vez entendidos os hábitos, podem todos transformar os seus negócios e as suas vidas. O livro O Poder do Hábito ensina empreendedores a enfrentar crises, incentivando-os para isso a deixar as suas zonas de conforto e encararem o desconhecido. Mais do que encarar a recessão de uam forma não negativa, é essencial entender que este é apenas um período em que se mudam hábitos.

 

O Ponto da Virada 

O que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes se tem em grandes tendências de um dia para o outro? A obra O Ponto da Virada pretende mostrar como entender esse momento decisivo em que as novidades se alastram ou acabam. Esse é o chamado “ponto de virada”. Esta obra de Malcolm Gladwell é essencial em momentos de crise porque se foca exatamente em histórias de pessoas que se superaram, percebendo qual o momento certo para darem a volta.

 

 

Oportunidades Disfarçadas

O livro Oportunidades Disfarçadas junta vários casos de empresas e pessoas que transformaram situações negativas em oportunidades lucrativas. A obra funciona assim como um catálogo de ideias e soluções capazes de inspirar quem está a passar por dificuldades económicas. Um livro que pode assim inspirar empreendedores em momentos de crise e que mostra que, por vezes, quando se fecha uma porta abre-se uma janela. Só temos de conseguir encontrar a “oportunidade disfarçada” naquela que julgamos ser uma crise.

 

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

A premissa do livro de Stephen Covey é simples: vencer ou fracassar dependem de sete hábitos. No livro, estão os princípios fundamentais da eficácia humana, nos quais estão baseados o sucesso e a felicidade duradoura. Com uma visão analítica e anedotas muito precisas, Covey revela, passo a passo, um caminho para se voiver de forma justa, íntegra, honesta e digna e com toda a segurança económica. Uma leitura a não perder!

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *