Home /

Descubra de imediato Cursos de Literatura nesta lista


CURSOS DE LITERATURA

Existem leitores para quem ler um livro não basta. Entender o processo da escrita, conhecer a história de quem escreveu o quê e perceber a forma como a literatura evoluiu ao longo dos tempos é tão importante como folhear para a próxima página de um livro. Mas, como sabemos, fazer um ou vários Cursos de Literatura nem sempre se articula bem com a nossa a rotina ou a nossa carteira. O ideal seria encontrar algo barato e que se adapte a nós em vez de sermos nós a adaptarmo-nos ao curso. Concorda?

É nesse sentido que apresentamos alguns Cursos de Literatura que se predispõem a ensinar um pouco deste universo que vive entre páginas. Uma vez que se tratam de formações online, pode ser você a decidir o ritmo da sua aprendizagem e a escolher o horário que é mais indicado para si.
Tem dificuldades em ler ou gostava de otimizar a forma como consome livros? No curso online Leitura Dinâmica pode aprender alguns mecanismos de leitura muito interessantes, desenvolvendo o seu espírito crítico e até a forma como pensa. Compreenda também como melhor mover os olhos para captar o espaço e conseguir assim uma leitura mais rápida, concentrada e satisafatória.
Muitos dos significados e metáforas inseridos em grandes obras da literatura estão camuflados em excertos geniais de escrita. O curso de Leitura, Interpretação e Produção de Textos espera ajudá-lo a desenvolver um espírito crítico e interpretativo, para que domine com mais facilidade o trabalho literário de grandes autores e produza os seus próprios textos com um conhecimento profundo sobre narração e dissertação.
Quer que o seu filho leia mais, mas está com dificuldade em incentivá-lo a pegar num livro? Não se preocupe. O curso de Literatura infantil oferece a todos os alunos o conhecimento detalhado sobre a temática de Literatura Infantil, assim como abordar esse mesmo tema numa sala de aula ou até mesmo em casa. Não importa se é pai ou professor: o curso de Literatura Infantil vai prepará-lo para este género literário e para que incuta nos mais pequenos o prazer pela leitura. Ao longo da formação irá receber conteúdos sobre o género em si, assim como os melhores títulos para ler ao seu filho.
O curso de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa presta uma formação muito completa a todos os leitores curiosos por aprender mais sobre a história da literatura e o estilo que caracteriza cada um dos seus géneros. Nesta formação irá aprender sobre cada género literário, desde o Trovadorismo ao Modernismo, partindo de referências literárias portuguesas e brasileiras.
É preciso ter talento e conhecimento para se conseguir contar uma boa história e captar a atenção da nossa audiência… especialmente dos mais pequenos! Neste sentido, o curso Educação Infantil: Contadores de Histórias é ideal, pois caracteriza a arte de contar histórias como uma atividade que abre espaço para a alegria e o prazer de ler, além de desenvolver a escrita e o despertar da criatividade.
Gostava de aprender mais sobre os diferentes géneros da literatura e as semelhanças que dividem? O curso Géneros Literários reúne informação muito completa sobre os vários géneros literários, como o romance, a novela, a poesia, o texto épico, entre muitos outros. O curso também conta com uma abordagem mais teórica que incide na história da literatura.
A construção do conhecimento e os conceitos fundamentais no desenvolvimento da inteligência são alguns dos pontos abordados no curso A Reciprocidade: Teoria e Prática/Formação de Leitores. O curso tem como principal objetivo originar práticas pedagógicas para formação de leitores competentes e despertar aptidões para a leitura.
O curso chama-se Leitura Criativa, tem a assinatura da norte-americana Naropa University e propõe-se a abordar temas fundamentais da literatura. O principal objetivo é desconstruir o processo de criação de obras literárias e entrar no universo da escrita criativa. Usando o exemplo de grandes autores, o Leitura Criativa é composto por uma palestra de duas partes, dada por uma figura incontornável da Beat Generation e do período pós-moderno, William S. Burroughs. Entre os vários tópicos a discussão, há lugar para a ficção-científica e para a não-ficção, para a semântica e outros pormenores. Uma das referências mais usadas é o êxito The Soft Machine de 1961.
Há quem diga que é ao talento que se deve a escrita. Porém, há muitos escritores a treinar a sua habilidade para as letras antes se tornarem best-sellers. É assim que o curso Escrita Criativa espera chegar a aspirantes escritores e transmitir a sabedoria e experiência de outros autores, como é o caso de George Lucas e do Nobel da Literatura Toni Morrison. Ao longo de 40 podcasts em aúdio e vídeo, pode aprender uma série de técnicas para melhorar a sua escrita, saber como planear uma história, participar em desafios, entre outros. Mergulhe a fundo neste vasto universo de letras e histórias e aprenda a criar a sua obra de ficção.
Em Literatura e Forma os estudantes podem acompanhar, através de 4 podcasts online, a uma formação básica que toca nos pontos chaves do estudo da literatura. Pela especialista da Universidade de Oxford Catherine Brown, pode aprender tudo o que há para saber, desde a análise de narradores, à estrutura dos capítulos, construção da densidade psicológica de personagens e, acima de tudo, o enredo. Para demonstrar tudo aquilo que está a ensinar, a formadora recorre a obras como Ulysses de James Joyce, Lolita de Vladimir Nabokov e Atonement de Ian McEwan. Ao todo são quatro aulas que abordam diferentes temáticas, disponíveis para download gratuito.
No curso Existencialismo na Literatura e Cinema, Hurbert Dreyfus procura reinterpretar a figura do Deus Judaico/Cristão, servindo-se de 3 filmes que abordam assuntos relacionados com a religião. Será que Deus existe? Será que o Deus que tantas religiões advocam ainda vive? E, acima de tudo, como é que tal figura e a sua existência foi analisada ao longo da literatura e cinema? Através de 27 aulas, que se debruçam sobre as mais variadas vertentes deste tema, o aluno consegue alargar os seus horizontes no que toca ao assunto do existencialismo. Autores como Dostoyevsky, Kierkegaard e Nietzche são estudados, assim como as suas perspetivas quanto ao existencialismo.

POSTS RELACIONADOS