Home / Arte /

Designed by Apple: a Apple tem um livro e nem imagina quanto custa

designed by apple

Designed by Apple: a Apple tem um livro e nem imagina quanto custa

Nunca ninguém pensou que se chegasse o dia em que a Apple se lançaria para o mercado livreiro praticaria preços semelhantes aqueles que vemos nos iPhones, iPads e qualquer outro produto com selo Apple. Ou se calhar pensamos, mas achamos que não seria possível vender um livro a um preço tão alto. Mas uma vez mais, a empresa provou-nos o contrário.

Quando em novembro de 2016 foi apresentado o livro de capa dura Designed by Apple in California – uma obra que regista o percurso de design da Apple, através de 450 fotografias que demonstram a evolução da marca desde 1998 a 2015 – o preço apresentado foi mesmo “à Apple”: o livro conta com um preço que varia entre os 199 e os 299 euros.

Dedicado à memória de Steve Jobs, o livro ilustra a inspiração e o pensamento criativo da Apple. “A ideia de tentar genuinamente fazer algo excelente para a humanidade foi a motivação de Steve desde o início, e continua a ser o nosso ideal e  objetivo, à medida que a Apple olha para o futuro”, disse Jony Ive, diretor de design da Apple, num comunicado de imprensa.

“Este arquivo pretende reunir muitos dos produtos que a equipa projetou ao longo dos anos. Esperamos que traga alguma compreensão de como e por que razão existem, enquanto ao mesmo tempo funciona como recurso para estudantes de todas as disciplinas de design”, acrescenta.

O livro Designed by Apple in California resulta de uma colaboração profundamente próxima entre muitos grupos diferentes. Com imagens captadas pelo fotógrafo Andrew Zuckerman num estilo deliberadamente atraente, as 450 imagens do livro ilustram o processo de design da Apple, bem como os seus produtos acabados. O livro possui 450 fotografias dos produtos Apple, desde o iMac de 1998 até ao Apple Pencil de 2015.

No prefácio do livro, assinado por Jony Ive, temos acesso ainda a algumas explicações: “Embora este seja um livro de design, não é sobre a equipe de design, o processo criativo ou o desenvolvimento do produto. É uma representação objetiva do nosso trabalho que, ironicamente, descreve quem somos. Descreve como trabalhamos, os nossos valores, as nossas preocupações e os  nossos objetivos. Esperamos ser sempre definidos pelo que fazemos, e não pelo que dizemos.”

Designed by Apple in California está disponível em dois tamanhos na sua versão impressa e é uma verdadeira obra de luxo, contando com bordas tingidas em tons de prata fosco e dourado. O livro foi desenvolvido ao longo de um período de oito anos. É publicado pela Apple.

A Apple revolucionou o mundo da tecnologia pessoal com a introdução do Macintosh em 1984. Hoje, a multinacional lidera o mundo em inovação com a sua gama de produtos dos quais fazem parte o iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e Apple TV. As quatro plataformas de software da Apple – iOS, macOS, watchOS e tvOS – fornecem experiências perfeitas em todos os dispositivos da Apple e capacitam pessoas com serviços inovadores, incluindo a App Store, Apple Music, Apple Pay e iCloud. Os mais de 100.000 funcionários da Apple dedicam-se a fazer os melhores produtos do planeta e a deixar o mundo melhor do que o encontramos.

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *