Home / Cursos de Literatura /

Não sabe como escrever um livro? Este curso ensina-o!

Não sabe como escrever um livro? Este curso ensina-o!

 

Sempre teve o sonho de escrever um livro, mas nunca soube por onde começar? Já escreveu pelo menos um livro do início ao fim, mas desespera porque acha que nunca ninguém o vai publicar? Quer melhorar a sua compreensão de narrativa, diálogos, estrutura, criação de personagens e, claro, de pôr um fim definitivo aos terríveis bloqueios criativos?

Fábio M. Barreto tem então uma proposta para si: que escreva um livro em 4 meses… e o publique! Sim, leu bem. Quatro meses para dar forma à ideia que tem guardada na gaveta há muitos anos. E, mesmo que não tenha nenhuma ideia para escrever uma longa narrativa, o formador do curso C.O.N.T.E. vai ajudá-lo a encontrar o caminho certo.

O mundo da escrita e da publicação não é fácil. Fábio M. Barreto sabe bem o que isso é. Apesar de hoje já ter escrito o livro Filhos do Fim do Mundo, ser um premiado autor no Brasil e  argumentista de cinema e televisão em Hollywood… Nem sempre foi bem sucedido. Até alcançar o sucesso teve de tentar muitas estratégias, pôr de lado histórias e reescrever muito do que achava que já estava pronto para publicação.

Pela altura em que escreveu o seu livro percebeu então que havia um caminho fácil a seguir. E porque não partilhar esse seu método com todos os que, tal como ele, não sabem como escrever um livro?

É desta forma que nasce o curso C.O.N.T.E. – Curso Online de Técnicas para Escritores. Trata-se de uma formação online, que se prolonga por 16 semanas, e que tem o orgulho de ser o primeiro curso para escritores de língua portuguesa leccionado por um argumentista profissional de Hollywood.

 

Este curso online funciona da seguinte forma: os alunos têm acesso a vídeo-aulas, ficheiros PDF, listas de tarefas periódicas e ainda ficheiros MP3 para aprenderem tudo o que precisam de saber. As aulas, claro está, são disponibilizadas de forma gradual, à medida que o aluno vai aprendendo as bases e começa a aplicar ao papel aquilo que está a aprender.

O curso é composto por 8 módulos, pelos quais se distribuem 37 aulas. Uma vez que as aulas não se focam em nenhum género literário específico, toda a aprendizagem vai permitir que o futuro autor possa adaptar o seu talento e gosto pelas letras para dar forma a algo em que se sinta confortável.

AULAS COMEÇAM DIA 4 DE ABRIL DE 2016! INSCREVA-SE JÁ AQUI!

Ao longo deste curso, o aluno vai aprender sobre:

1 – Ideias

Como distinguir boas de más ideias? Perante tantos conceitos que já foram explorados, nem sempre é fácil encontrar os ingredientes certos para contar uma boa história. Fábio M. Barreto explica as técnicas que pode usar para resolver esse problema.

2  – Género

Como dissemos acima, você é quem escolhe o género em que se encaixa a sua história. Não importa que tipo de literatura gosta. Neste curso vai aprender a identificar o melhor género para o seu tipo de escrita.

3 – Estrutura

Começar um livro, argumento de filme ou qualquer história longa, e não passar da página 30 é uma das maiores dores de cabeça dos escritores. Fábio M. Barreto ensina a resolver esse problema, sublinhando que a pesquisa e investigação são um passo fundamental que jogam lado a lado com o planeamento e estrutura da história.

4  – Título e sinopse

Por muito incrível que a sua ideia e história sejam, os leitores vão comprar livros ou ver filmes depois de ver o título e a sinopse. Aqui, entram alguns conceitos de marketing. O que devemos vender à nossa audiência? Como captar a atenção do leitor? Uma vez mais, a solução está presente no curso C.O.N.T.E. – Curso Online de Técnicas para Escritores.

5 – Outline

Uma das melhores armas de um grande escritor é o outline. O que é isto do outline? Como fazer um outline? É obrigatório ou não? Fábio M. Barreto explica tudo isto e dá alternativas para estilos e propostas diferentes. Aprenda a usar uma das ferramentas mais poderosas à disposição de quem escreve.

6 – Bloqueio Criativo

É quando estamos preparados, com uma história definida e estruturada, que encaramos a página em branco… e somos incapazes de escrever uma palavra. Como vencer a insegurança e ultrapassar o bloqueio criativo? Fábio M. Barreto tem algumas dicas inteligentes que não vão desiludir.

 

7 – Diálogo

Se as suas personagens não tiverem uma voz própria, o livro pode ficar imediatamente condenado. Para evitar que isso aconteça tem de encontrar a voz certa para cada personagem. Recordamos que um diálogo bem feito pode marcar a diferença entre um bom livro e um livro inesquecível.

8 – Edição

Terminou o primeiro rascunho? Não pense que o livro está pronto para publicação! Agora está na hora de reescrever tudo novamente.  Identifique e resolva problemas, os chamado plot holes, entenda o que o editor espera de si e coloque tudo isso em prática! Esta fase da edição é por vezes mais demorada do que o próprio ato de escrever, mas vale a pena.

Mas existem ainda muitos BÓNUS INCRÍVEIS…

A acompanhar o curso C.O.N.T.E. – Curso Online de Técnicas para Escritores, Fábio M. Barreto disponibiliza ainda a todos os seus alunos uma série de bónus INCRÍVEIS que não pode deixar de perder. Tratam-se de materiais exclusivos que não só o vão ajudar a melhorar a sua escrita como também o ajudarão a ser publicado.

Entre esses bónus exclusivos apontamos:

Minicurso de “Escrevendo Ficção Curta” – Uma série de aulas curtas que o ajudam a perceber a diferença entre romances e contos. Como estruturar um conto? Quais as características de uma história originalmente criada para ser curta? Dicas sobre ritmo, construção de personagens e modelos de set-up/pay off (preparação e entrega) para garantir a felicidade do leitor.

Minicurso de “Adapte sua história para o Cinema” – Alguma vez imaginou ter as suas histórias adaptadas para o grande ecrã? Neste curso, Fábio M. Barreto ajuda-o adaptar uma história que tenha escrito para um argumento.

Minicurso de “Encontre Sua Voz” – Estamos a usar o registo certo para cada livro, conto, filme ou peça que escrevemos? Entender os caminhos que nos levam a encontrar o tipo de narrativa ideal, e como vamos trabalhá-la, é um dos momentos mais cruciais quando começamos um novo projeto. Neste mini curso pode encontrar exercícios, exemplos e ferramentas para definir o seu estilo de escrita.

Acesso ao grupo exclusivo no grupo do Facebook – Todos os alunos do curso o curso C.O.N.T.E. – Curso Online de Técnicas para Escritores têm acesso vitalício a um grupo secreto e fechado no Facebook onde são trocadas ideias, esclarecidas dúvidas e partilhadas experiências entre escritores.

Reunião Mensal via Skype – Fábio M. Barreto disponibiliza-se a dar 1h30, todos os meses, para uma conversa via Skype com todos os alunos que estiverem interessados em participar. O escritor responderá a dúvidas pontuais, analisará materiais e orientará alunos.

Mastermind – Este é talvez o bónus mais importante e valioso do o curso C.O.N.T.E. – Curso Online de Técnicas para Escritores. Porquê? Porque Fábio M. Barreto o põe em contacto com outros escritores. O formador escolhe a dedo – baseado no questionário a que todos os alunos respondem no início – um parceiro que o vai acompanhar ao longo do curso. Estes grupos de dois ou três vão trocar experiências, comentar a escrita um do outro e realizar atividades em conjunto.

“Filhos do Fim do Mundo” – Todos os alunos recebem uma cópia autografada do livro “Filhos do Fim do Mundo”, romance premiado de Fábio M. Barreto, considerado o Melhor Romance Brasileiro de Literatura Fantástica de 2013.

Contos em e-book – Cada aluno recebe ainda uma cópia em formato de e-book dos contos best-seller de Fábio M. Barreto, na Amazon. “A Velha Casa na Colina”, “O Céu de Lilly” e “A Invasora”.

Portanto, do que está à espera para finalmente dar forma ao seu sonho? Quer escrever um livro? Arregace já as mangas, afie todos os lápis que tem aí em casa e faça parte do curso C.O.N.T.E. – Curso Online de Técnicas para Escritores!

INSCREVA-SE AQUI NO CURSO ONLINE DE TÉCNICAS PARA ESCRITORES!

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *