Home / Livrarias do Mundo /

As 14 mais belas livrarias da Europa

As 14 mais belas livrarias da Europa

 

Chamada vulgarmente de Velho Continente, a Europa foi o berço de grandes civilizações. Ao longo da história, assistiu à ascensão e à queda de impérios, ao surgimento de correntes filosóficas e ao brotar de conflitos localizados e mundiais. Esta riqueza histórica e milenar traduziu-se numa miríade de obras literárias que, de uma forma ou de outra, acabam por revelar os traços culturais de um continente.

Neste post não nos focamos apenas na Europa enquanto espaço geográfico, nem tão pouco nas grandes obras literárias que o continente deu ao mundo. Em vez disso, voltamo-nos para os espaços onde essas e outras obras são vendidas. Continue a ler e descubra uma lista de 14 livrarias que não pode deixar de conhecer se visitar o continente europeu.

Mais ou menos modernos, estes são sem dúvida espaços de rara beleza, onde a mística que paira sobre os livros se coaduna na perfeição com as identidades das cidades onde se inserem. Mais do que um veiculo de difusão cultural, estas livrarias tornaram-se já tão importantes que ascenderam elas próprias à categoria de monumento cultural.

Do Reino Unido à Europa de Leste, sem esquecer obviamente o nosso “cantinho à beira mar plantado”, recolhemos algumas das lojas de livros mais bonitas da Europa. Conheça cada uma delas e, da próxima vez que passar por uma destas cidades, não se esqueça de passar pela livraria, mesmo que na verdade até nem vá comprar nada.

Roteiro das livrarias mais bonitas da Europa

Livraria Selexyz, Maastricht, Países Baixos

Nos Países Baixos, temos assistido a um fenómeno curioso de transformação de velhas igrejas em edifícios para outros fins não religiosos. É precisamente esse o caso da Selexyz Bookstore, uma livraria que, antes de o ser, foi uma igreja dominicana. Com uma arquitetura ao estilo gótico do século XIII, o edifício foi transformado no ano em 2005 e, desde então, é um verdadeiro ponto de confluência entre o passado e o presente.

Livraria Bookàbar, Roma, Itália

A Livraria Bookàbar, localizada dentro do Pallazzo delle Esposizioni de Roma, é uma verdadeira obra de arte da arquitetura contemporânea. O responsável pelo projeto foi Firouz Galdo, arquiteto que teve a preocupação de criar um espaço futurista, capaz de agregar a arte nas suas mais variadas formas. Além das tradicionais obras literárias, na Bookàbar poderá também encontrar registos de música e filmes.

Livraria Plural, Bratislava, Eslováquia

Localizada na cidade de Bratislava, na Eslováquia, a Livraria Plural destaca-se das restantes pela forma como se organiza. Ao contrário das lojas convencionais, a Plural tem uma sala com degraus onde as pessoas se podem sentar enquanto lêem as sinopses dos seus livros. Possui também uma área de bar, onde as pessoas podem estar a tomar café, mesmo que não tencionem comprar nenhum livro.

Livraria Lello e Irmão, Porto, Portugal

Nenhuma lista das livrarias mais bonitas do mundo estaria completas sem a portuguesa Livraria Lello e Irmão. Célebre por ter inspirado a escadaria mágica de Hogwarts, a loja possui uma estrutura neogótica. No interior, encontramos pilares com bustos de grandes nomes da literatura portuguesa, como Antero de Quental, Eça de Queirós ou Camilo Castelo Branco. Faça uma visita virtual aqui.

Cook & Book, Bruxelas, Bélgica

O Cook & Book de Bruxelas é uma livraria para amantes de literatura e da arte de bem comer. O conceito inovador e permite que quem visita o espaço possa desfrute do ambiente de uma biblioteca ou de um bom livro enquanto almoça ou janta. O local é extremamente acolhedor e possui várias salas temáticas. É caso para dizer que ler nunca soube tão bem.

Shakespeare & Company, Paris, França

A livraria Shakespeare & Company abriu portas pela primeira vez no ano de 1951. Localizado no coração de Paris (junto ao Sena e à catedral de Notre Dame), a loja foi fundada pelo norte-americano, George Whitman. O objetivo era criar uma livraria onde todos os livros fossem de língua inglesa, mesmo estando na capital francesa. Atualmente, a pequena Shakespeare & Company é uma atração para turistas.

Atlantis Books, Santorini, Grécia

Descontos!
 

A acolhedora Atlantis Books de Santorini é uma livraria que começou quase como uma brincadeira entre um grupo de amigos, naturais do Reino Unido, Chipre e Estados Unidos da América. Na altura da criação, Santorini pareceu-lhes o local perfeito para começar uma nova aventura. Entre copos escolheram o nome Atlantis Books.

Livraria de Corso Como, Milão, Itália

A livraria de Corso Como é um edifício que se integra na ideia de “loja conceptual“. Com o objetivo de promover as artes nas suas várias formas, este é um dos maiores edifícios do mundo dedicado à arte. A zona de livraria apresenta linhas retas e simples, num aspeto futurista, mas que também evoca o passado.

Barter Books, Alnwick, Reino Unido

O britânico Barter Books é um espaço que respira literatura. A loja de livros usados nasceu em 1991 e foi fundada por Mary Manley. Na altura, o seu marido aconselhou que escolhesse a parte da frente de uma fábrica localizada na estação de comboios vitoriana de Alnwick, uma das mais belas do mundo. Grande parte da decoração foi inspirada nas linhas de ferro.

American Book Center, Amesterdão, Holanda

O American Book Center de Amesterdão é um espaço que à primeira vista pode até parecer banal, mas que, no entanto, possui um ambiente singular. Com um aspeto quase etéreo, a loja levam-nos por longas secções de prateleiras sem fim à vista. Os livros fundem-se com a própria decoração, pensada como um tributo à literatura e ao próprio papel.

Ler Devagar, Lisboa, Portugal

A Ler Devagar é a segunda livraria portuguesa nesta lista. Localizada na capital, a loja tem como imagem de marca a bicicleta suspensa. O interior é moderno e manteve vestígios de um antigo complexo têxtil que outrora esteve no seu lugar. Além de vender livros, o espaço é também usado pontualmente para exposições, concertos e pequenos mercados de antiguidades.

Livraria Altaïr, Barcelona, Espanha

Com uma grande oferta de livros sobre viagens, a Livraria Altaïr nasceu, em Barcelona, no ano de 1979. Além de possuir um ambiente peculiar, a loja tem como objetivo expandir a consciência sobre o outro, ao apostar na divulgação de obras que refletem diferentes culturas de povos de outras regiões do mundo. É a maior livraria de viagens da Europa.

Livraria Aqua Alta, Veneza, Itália

A Acqua Alta é uma livraria que só podia existir em Veneza. Situada entre os canais da cidade, a loja possui uma decoração que se enquadra na perfeição na identidade veneziana. Além dos livros, é comum encontramos objetos característicos. A aparente desorganização ajuda a criar um aspeto de velho alfarrabista e há inclusive um gôndola.

Words on Water, Londres, Reino Unido

Words on Water (em português, Palavras na Água) é o nome de uma livraria londrina que é, no mínimo, alternativa. Localizada num barco, a loja flutua entre Camden Lock e London Paddington e, sempre que está bom tempo, é comum estacionar junto a um jardim, para que as pessoas possam desfrutar da leitura sentadas na relva. Sem dúvida, uma das livrarias mais relaxantes da capital britânica.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *