Home / Arte /

Confira 6 excelentes livros que originaram grandes filmes de sucesso

Confira 6 excelentes livros que originaram grandes filmes de sucesso

 

As páginas dos livros e as imagens do cinema quase sempre formam um casamento perfeito. Há aqueles livros que são adaptados para a tela, mas por vários motivos não acabam gerando o burburinho esperado (Percy Jackson, estamos falando de você).

Por outro lado, outras adaptações definitivamente se tornam fenómenos culturais e até sucesso fora das páginas (o Harry Potter manda lembranças).

Hoje em dia, muito se fala em convergência de mídias, mas o fato é que a literatura e o seu primo mais novo (o cinema) várias vezes já se encontraram ao longo dos anos.

Por isso, hoje falamos de livros que se deram muito bem quando migraram para as telas de cinema. Vamos conferir alguns desses clássicos?

Lista com 6 excelentes livros que viraram filmes

O Mágico de Oz

De Pink Floyd a Stephen King, não são poucos os artistas contemporâneos que prestam homenagens a esse livro publicado em 1900 por Lyman Frank Baum.

A história é uma interessante jornada sobre amadurecimento e rendeu um clássico do cinema lançado em 1939. Até hoje a longa-metragem é referência quando o assunto é fotografia e o uso de cores.

Carrie – A Estranha

Se há um escritor nesse planeta que já virou sinónimo de adaptação cinematográfica e televisiva, esse autor é o norte-americano Stephen King.

Ao longo dos seus mais de 20 anos de carreira, King já viu livros seus renderem adaptações horrendas, mas por outro lado, viu também nascerem verdadeiras obras-primas. Carrie – A Estranha é um desses êxitos.

Publicado em 1974, resultou em uma excelente adaptação dirigida por Brian de Palma e lançada em 1976. O sucesso do filme foi estrondoso e colocou o nome do iniciante Stephen King entre os autores mais conhecidos da atualidade.

O Senhor dos Anéis

Há quem diga que a grande primeira grande franquia do cinema no século XXI é a trilogia dirigida por Peter Jackson adaptando o clássico escrito por J.R.R. Tolkien.

Porém, o que pouca gente lembra é que em 1978 um longa-metragem animado baseado na obra foi lançado. O desenho, dirigido por Ralph Bakshi, foi a primeira adaptação da obra ao formato audiovisual.

Tal adaptação até fez um relativo sucesso, porém, insuficiente para gerar sequências e por muito tempo ficou relegada a segundo plano.

A História Sem Fim

Ainda no campo da fantasia, muita gente desconhece, mas o filme História Sem Fim é a adaptação de um livro de mesmo nome. A obra foi publicada em 1979 pelo escritor alemão Michael Ende.

O filme teve uma boa bilheteria e ainda apresentou cenas que se tornaram famosas para uma geração.

Blade Runner – O Caçador de Andróides

Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas?” Esse é o título original do livro lançado por Philip K. Dick em 1968. A obra, assim como a maioria das escritas pelo autor, era pouco conhecida.

Porém, em 1982 o cineasta Ridley Scott a levou para o cinema com o nome de Blade Runner.

O resultado inicial não foi muito bem, mas aos poucos ela cresceu na mente do público, gerou discussões filosóficas, deu ao mundo cenas antológicas e ajudou a definir o gênero cyberpunk na ficção científica.

Fahrenheit 451

Hoje em dia, a literatura, especialmente a infanto-juvenil, aposta muito em narrativas distópicas falando sobre um futuro nada promissor. Entretanto, é justamente do passado, lá de 1953, que foi criada uma das melhores distopias já escritas.

Fahrenheit 451 é a ficção escrita por Ray Bradbury que mostra uma sociedade onde as autoridades estão habilitadas a queimar livros. A história foi adaptada aos cinemas pelas mãos do cineasta François Truffaut em 1966.

Em 2018 foi adaptada novamente, mas é a versão dos anos 60 que conta com cenas marcantes e se tornou um clássico.

NOTA: Este post foi publicado originalmente no Blog Mundo de Cinema com o título Conheça 6 grandes livros que viraram filmes e deram certo

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *