Home / Literatura e Ciência /

Como fazer exercício físico e ler ao mesmo tempo?

Como fazer exercício físico e ler ao mesmo tempo?

 

Quem disse que ler só exercita o cérebro estava muito enganado. Todos os leitores habituados a ler grandes calhamaços sabem que certos livros são tão pesados que conseguem mesmo substituir alguns dos halteres que encontramos no ginásio. Portanto, porque não usá-los para fazer exercício físico?

Se é um leitor ávido e não tem tempo na sua agenda para fazer visitas ao ginásio, continue a ler este post. Inspirados por uma ideia do BuzzFeed apresentamos alguns exercícios físicos que pode fazer em casa usando os maiores calhamaços que tiver na estante. Preparado para exercitar?

Estenda o tapete no chão, agarre nos seus livros e comece!

Como fazer exercício físico e ler ao mesmo tempo?

1 – Agachamento

Este exercício é um dos mais simples desta lista. Basta fazer a posição de se sentar, encostando as costas à parede. Mantenha-se nessa posição enquanto lê um capítulo de um livro. A pouco e pouco vai sentir as pernas fraquejarem e aquecerem, mas é bom sinal. Claro que podia estar deitado a ler ou no sofá, mas desta forma vai conseguir fazer algo pelo seu corpo e cérebro em simultâneo.

2 – Flexões

Este exercício vai exigir um pouco mais de esforço. Comece por colocar um livro aberto no chão. De seguida, faça flexões enquanto vai lendo página a página. Adapte o ritmo das flexões conforme ao seu próprio ritmo de leitura e visibilidade. Leia, por exemplo, um parágrafo antes de descer.

3 – Tríceps

Quem não gosta de ler uma boa trilogia? Bem, hoje vamos dar um uso diferente às trilogias que tem na estante. Comece por pegar em dois livros de uma trilogia à sua escolha, um em cada mão e vá levantando-os e baixando-os consecutivamente. O terceiro volume coloque à sua frente para ir lendo enquanto faz o exercício. Repita o exercício as vezes que quiser ou até os seus braços se cansarem.

4 – Quadril

Para trabalhar o quadril, comece por colocar um livro fechado no chão, à sua frente. Escolha um livro que já tenha lido anteriormente. De seguida, coloque-se no chão e comece a fazer quadris, de joelhos e mãos apoiadas no chão, levantando uma perna de cada vez. Entretanto, vá recitando todas as personagens de que se lembra e que entram no livro.

5 – Agachamento literário

Preparado para voltar aos agachamentos? Pegue em dois livros com um peso semelhante e segure um em cada mão como se fossem halteres. De seguida, caminhe pela sala enquanto vai levantando e baixando os livros na sua mão. Dica: use enciclopédias ou dicionários para obter resultado mais rapidamente.

 

6 – Prancha

A prancha é um exercício igualmente simples. Coloque-se na posição de prancha com o livro aberto diretamente por debaixo de si. Deve permanecer nessa mesma posição até terminar uma página. Parece mais complicado do que parece e tudo dependerá do ritmo da sua leitura.

7 – Levantamento de capítulos

E agora vamos testar a sua resistência. Volte de novo à sua estante e encontre dois livros bem pesados para usar como halteres. Mantendo cada um deles no seu antebraço e encostados ao peito, foque-se num livro colocado à sua frente e leia um capítulo inteiro antes de descansar. Pode também optar por ler um capítulo dos livros que lhe está a usar como halteres (desde que seja um volume pesado!).

8 – Abdução de capítulo

Agora deite-se de lado e comece a mover a sua perna para cima e para baixo. Basicamente, faça com as suas pernas o movimento de uma tesoura. Repita esse movimento constantemente até terminar um capítulo inteiro.

9 – Abdominais

Coloque uma pilha enorme de livros mesmo à sua frente no chão. De seguida, comece a fazer abdominais, mas com um objetivo concreto sempre que chega à frente: pegar num livro da pilha sempre que terminar um abdominal. Repita até desfazer toda a pilha. Garantimos que esta pequena motivação tornará muito mais fácil a realização de abdominais.

10 – Agachamento de séries

Ponha-se à frente da sua estante de livros e comece a fazer agachamentos. Pare apenas quando recitar o nome de todas as séries literárias presentes na sua estante. Irá perceber rapidamente que fazer agachamentos é muito fácil.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *