Home / Festivais de Literatura /

10 festivais de literatura que tem de conhecer

10 festivais de literatura que tem de conhecer

 

Todos os anos, por todos os cantos do mundo, têm lugar aqueles que são conhecidos como os festivais de literatura. Estes eventos, organizados por associações livreiras, editoras e comissões de autores têm em vista promover a literatura, levando até ao público alguns dos maiores nomes do mercado literário.

Ainda assim, estes não são espaços apenas para promover a literatura enquanto entretenimento. É nos festivais de literatura que surgem também oportunidades para autores se divulgarem junto a editoras e agentes literários, de forma a conseguirem negociar futuras publicações e, por vezes, garantindo mesmo um bilhete de entrada no mercado.

Neste post decidimos fazer uma seleção de alguns dos festivais de literatura mais conhecidos em Portugal e pelo mundo fora. Descubra qual dos eventos está mais perto de si e em que consiste a génese de cada encontro.

10 festivais de literatura que tem de conhecer

Fólio

Chama-se Fólio e é um festival de literatura que faz da cidade de Óbidos um verdadeiro palco da literatura internacional durante alguns dias. A primeira edição, que teve lugar em outubro de 2015, foi um sucesso e bem-sucedida ao ponto de merecer um edição em 2016. O festival é organizado pela Câmara Municipal de Óbidos e traz à cidade escritores portugueses e estrangeiros que confluem diferentes variantes da literatura.

London Book Fair

A London Book Fair – também conhecida por cá como Feira do Livro de Londres – é um evento anual que acontece na cidade de Londres, no Reino Unido, em Abril. Durante alguns dias acolhem-se livreiros, editoras, agentes literários e escritores literários vindos de todo o mundo. Mais do que um espaço para entrar em contacto com este meio, é um excelente mercado para se negociarem direitos de autor e fechar contratos de publicação.

ZEE

É em Jaipur, na Índia, que acontece todos os anos o maior festival literário de entrada livre. Este evento, que traz até ao Palácio Diggi um leque de escritores ilustres e editores de renome de todo o mundo, proporciona o cenário grandioso para dias de leituras inesquecíveis, workshops interativos e até mesmo sessões de música ao vivo. Além do mais, o ZEE conta com um concurso literário e um prémio de poesia. O evento acontece anualmente em janeiro.

Correntes d’Escritas

O Correntes d’Escritas é sem dúvida um evento literário digno de nota, sendo um dos maiores eventos do género de toda a Península Ibérica. Todos os anos, o evento tem lugar na Póvoa do Varzim, durante o mês de fevereiro e, para além de debates sobre diversos temas relacionados com literatura, é distinguido um escritor com o Prémio Literário Casino da Póvoa. O festival tem-se realizado todos os anos desde 2000, ano em que se organizou a primeira edição e se assinalou o centenário da morte de Eça de Queirós.

Descontos!
 

Rota das Letras

A Rota de Letras é um festival literário que tem lugar em Macau, na China, no final de março. O evento foi organizado pela primeira vez pelo Ponto Final, um jornal português que, desde 2012, tem procurado juntar na cidade escritores, editores, tradutores, jornalistas, músicos, cineastas e artistas visuais de todos os cantos do mundo. Nomes como Válter Hugo Mãe, Rui Zink, Francisco José Viegas e Camané marcaram presença nas últimas edições.

Bologna Children’s Book Fair

E não podia falar nesta lista um festival literário a pensar nos mais pequenos. O Bologna Children’s Book Fair funciona como uma montra de livros infantis, atraindo desde a sua primeira edição em 2014 milhares de editores vindos de 74 países e, consequentemente, mais de 30 mil visitantes. Uma feira colorida que proporciona uma excelente oportunidade de emprego para designers e ilustradores com especial competência para conteúdos para os mais pequeninos.

Hay Festival

Há muito tempo atrás, Bill Clinton disse que o Hay Festival era o “Woodstock da alma”. E estava certo. Durante dez dias, centenas de escritores de todo o mundo juntam-se no País de Gales para debater e partilhar histórias fazendo deste um dos maiores festivais literários do mundo. O Hay Festival é mais do que uma montra: é uma celebração da escrita partilhada por poetas e cientistas, comediantes e realizadores, romancistas e até mesmo ambientalistas.

Flip

O Flip, que acontece todos os anos em Paraty, no Brasil, é muito mais do que uma feira de livros e de escritores. Promovida pela Associação Casa Azul como um veículo de mudanças profundas no uso que a população faz dos espaços públicos, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) realizou-se pela primeira vez em 2003. Ao longo dos anos, muitos têm sido os nomes a participar no evento falado em português, transportando o nome de Paraty das capas das revistas de viagens para as mais reputadas publicações dedicadas aos livros e à literatura.

Wigtown Book Festival

É entre monumentos antigos, praias e carris, que se ergue o mercado da cidade de Wigtown, o edifício escolhido para acolher o Wigtown Book Festival. O festival realiza-se na cidade escocesa que ainda hoje é considerada a capital do livro, o que reflete o interesse do evento tanto nos novos livros como em publicações compradas e vendidas em segunda mão. Durante dez dias, o evento inclui mais de 175 momentos diferentes para todas as idades – incluindo música, teatro, comida e artes visuais – onde escritores e leitores podem trocar experiências.

Frankfurt Book Fair

Terminamos a lista com a maior feira de livros do mundo: a Feira do Livro de Frankfurt. Só em 2014 o evento contou com a participação de mais de 7000 expositores, 270 mil visitantes e mais de 9000 jornalistas e bloggers. Com um país diferente a ser convidado todos os anos, Frankfurt deu prioridade à literatura da Indonésia na edição de 2015 e em 2016 dará enfoque à literatura dos Países Baixos. As literaturas Portuguesa e Brasileira foram já homenageadas em edições anteriores, mais precisamente em 1997 e 2013, respectivamente. A feira acontece sempre durante a terceira semana de outubro.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *