Home / Arte /

Frida Kahlo: 5 livros infantis para dar a conhecer a pintora mexicana

frida kahlo

Frida Kahlo: 5 livros infantis para dar a conhecer a pintora mexicana

 

Não há artista que melhor tenha conseguido transferir para as suas obras aquilo que sentia do que Frida Kahlo. Esta pintora mexicana, nascida em 1907, viveu uma vida trágica que, apesar de ter sido curta, foi longa o suficiente para nos presentear com obras emblemáticas da arte moderna. Sem nos aprofundarmos na doença que contraiu aos seis anos, no casamento marcado por traições e na infertilidade que a impediu de ter filhos, focamo-nos na grande tragédia que mudou para sempre a sua vida: um acidente de autocarro.

A colisão do veículo, com um comboio, deixou Frida Kahlo entre a vida e a morte. Após semanas de cuidados médicos, conseguiu sobreviver mas com graves problemas de mobilidade. Foi durante a sua convalescença que se virou para as tintas e telas, das quais se serviu para descrever a sua dor. A partir da cama e de espelhos instalados no teto, conseguiu retratar-se sobre inúmeras perspetivas, cada uma mais tocante do que a anterior. Basta olharmos para obras como A Coluna Partida para sentirmos visualmente um desconforto, até mesmo físico, que nos deixa perceber a dor da pintora.

Neste artigo, é nas cores e na beleza de tais pinturas que incidimos. Inspirando cultivar o gosto por todas as formas de arte entre os mais pequenos, listamos cinco obras literárias fundamentais, preparadas de propósito para o público infantil, que revelam as facetas da pintora mexicana e apresentam a sua obra.

Frida – Jonah Winter e Ana Juan

Esta obra ilustrada, assinada por Jonah Winter e com belíssimas de Ana Juan, foi criada propositadamente para crianças e é sobre a infância e adolescência de Frida Kahlo. O ponto alto da obra é o acidente de autocarro, aos 18 anos, que alterou a sua vida e condicionou para sempre o seu trabalho artístico. As ilustrações, inspiradas em obras da artista mexicana, são mais leves e adequadas às faixas etárias mais novas.

Frida – Yuyi Morales e Tim O’Meara

frida 2

Entre fotografias de um boneco que representa Frida e a história da artista mexicana, Yuyi Morales estabelece um registo agradável para contar uma história trágica. Neste livro, é dado também maior enfoque a obras-de-arte da artista e estabelecida uma ligação entre tais trabalhos e momentos da sua vida. Uma obra a não perder.

Frida ama sua terra – Silvia Sirkis e Tomi Hadida

frida ama sua terra

Traçando uma ligação entre a artista mexicana e a terra onde nasceu, Silvia Sirkis ajuda o leitor a descobrir alguns dos significados ocultos na obra de Frida Kahlo. Uma vez mais, esta é uma obra que também dá enfoque à vida da artista, embora se foque mais na análise dos seus trabalhos e naquilo que representam pequenos elementos.

La niñez de Frida Kahlo – Carmen Leñero

La niñez de Frida Kahlo (2)

Em La niñez de Frida Kahlo é o trabalho da próprio artista que ilustra maioritariamente a história da sua vida. Focando-se principalmente nos primeiros anos da sua vida, o livro espera que os leitores mais pequenos consigam associar obras emblemáticas a momentos dramáticos da biografia de uma das maiores artistas do século XXI.

Me, Frida – Amy Novesky

De todos os livros nesta lista, este é o único que retrata exclusivamente um momento da vida de Frida Kahlo: a sua passagem pela cidade de San Francisco, ao lado do marido Diego Rivera, naquela que foi a sua primeira viagem para além das fronteiras do México. Quase como que um roteiro à cidade norte-americana, somos levados por Frida Kahlo a alguns dos locais emblemáticas da cidade.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *