Home / Bibliotecas /

Hotéis literários: o alojamento perfeito para leitores viajantes

Hotéis literários: o alojamento perfeito para leitores viajantes

 

Livros e uma cama: é esta a proposta feita por um hotel literário em Tóquio, no Japão. Para qualquer leitor, esta é sem dúvida uma excelente combinação. No site deste hotel, chamado Book and Bed Tokyo, lê-se na apresentação o seguinte: “Não temos colchões confortáveis, almofadas fofas ou leves e quentes edredões. O que oferecemos é uma experiência enquanto lê um livro (ou uma banda desenhada)”.

O estabelecimento, que abriu portas pela primeira vez em 2015, fica nos subúrbios de Tóquio. Por detrás de cada cama existe uma estante, preenchida por títulos clássicos e contemporâneos da literatura, em japonês e inglês. A ideia, ainda que simples, faz nascer um serviço hoteleiro muito inovador.

Uma vez que está situado no sétimo andar de um edifício, este hotel proporciona ainda uma excelente vista. O espaço ideal para encontrar um livro, sentarmo-nos numa cama enrolados num cobertor e sermos absorvidos por uma nova história.

Ainda assim, nem tudo é positivo no Books and Bed Tokyo. Uma vez que o enfoque está, realmente, nos livros, há outros aspetos do serviço que ficam a faltar. A privacidade dos hóspedes, por exemplo, fica um pouco a desejar. Os que por lá passam têm de dormir, realmente, na biblioteca que é o hotel. Já imaginaram se a meio-da-noite acordam com alguém a tentar pegar num livro que está por cima da vossa cabeça?

Quem não quiser passar a noite no hotel pode pelo menos fazer uma visita durante o dia e aí ficar entre as 13h e as 19 horas. Por um preço que ronda os 10 euros, pode usar o hotel e a sua biblioteca durante 6 horas.

Entretanto, para quem quiser realmente passar a noite, os preços são também acessíveis. Por noite, um hóspede paga 3,500 yen, o equivalente a cerca de 25 euros.

Descontos!
 

Hotéis literários: existem em Portugal?

Mas se Tóquio fica longe demais… porque não visitar um hotel literário em terras lusitanas? Fica em Óbidos, uma cidade extremamente cultural que, para além do emblemático castelo que define a sua paisagem, conta com um dos maiores eventos literárias nacionais: o Fólio. É aqui, não muito longe do castelo, que encontramos o The Literary Man Óbidos Hotel.

Este estabelecimento, que foi tem tempos um convento, foi convertido num hotel chamado Estalagem do Convento, em 1965. Com 30 quartos à disposição, os seus interiores apresentam uma opção entre uma decoração tradicional e um estilo ecológico e moderno. Deixamos que as imagens falem por si só.

Usufruirá de diferentes livros de todo o mundo distribuídos por colecções temáticas, de 2 restaurantes, de um bar de gin e de uma sala de estar com uma lareira antiga. Terá à escolha entre um menu literário ou refeições tradicionais portuguesas com um toque criativo.

Mediante reserva o hotel providencia algumas massagens e biblioterapia na atmosfera de uma adega bastante antiga ou no pátio tranquilo. Para quem não esta familiarizado com o tema, a biblioterapia é um tratamento que tem como base a leitura para atingir fins terapêuticos e tratar de problemas de esgotamento nervoso ou depressão.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *