Home / Literatura /

Livros que saltam da estante para o Instagram

Livros que saltam da estante para o Instagram

 

As redes sociais são, por natureza, um espaço de partilha. Lá cabem as páginas do seu livro favorito, o último filme que viu e até os concerto a que foi. O Instragram não podia ser exceção e é graças a ele que nos chegam os interesses dos muitos utilizadores. Todos os dias os famosos Instragramers fazem partilhas de uma série de imagens e uma coisa não podia faltar. O quê? Livros, pois claro.

Se é daquelas pessoas que gosta de estar atenta a tudo o que se passa no mundo da literatura e conhecer o maior número possível de obras, então temos para si uma lista de 10 contas no Instragram que certamente vai gostar de seguir. Cada uma delas apresenta uma visão diferente sobre os livros, mostrando fotografias que de uma forma ou de outra são inspiradas no universo literário. Algumas funcionam como complemento a sites e blogs; outras são só projetos individuais de pessoas que, como você, também gostam de livros.

10 Perfis para seguir no Instagram

Blue Eyed Biblio

blue-eyed-biblio-mundo-de-livros

Emily tem 18 anos, vive nos Estados Unidos e, claro, tem olhos azuis. Apesar da idade, a paixão pelos livros já é antiga. Na conta do Instagram tem por hábito ir partilhando os livros que vai lendo e basta entrar para perceber que estes não são poucos. Juntamente com as imagens, deixa também a sua opinião e, quem quiser, pode visitar o seu canal do YouTube com reviews transformadas em vídeo. Ao todo, este projeto de Emily já conquistou mais de 110 mil seguidores no Instagram e mais de 4 mil no YouTube.

Dog Book Club

dog-book-club-mundo-de-livros

Muitas vezes encontramos fotografias de pessoas a ler com a capa do livro em grande destaque. Usando essas fotografias como inspiração, surgiu o Dog Book Club (Clube do Livro Canino), um perfil do Instragam que pergunta: e se essas pessoas fossem cães? O resultado foi muito divertido e é indicado para todos os que gostam tanto de livros como de animais. Para que a sua foto seja incluída na conta, só tem de usar a hashtag #dogbookclub e marcar o perfil com @dogbookclub. Afinal, quem disse que o melhor amigo do Homem não pode ler?

Grifei num Livro

grifei-num-livro-mundo-de-livros

O Grifei um Livro é, em simultâneo, uma conta no Instragram no Tumblr. Tem por hábito usar um lápis ou um marcador para sublinhar as frases dos livros que para si mais fazem sentido? Então, esta é sem dúvida uma conta a seguir. Usando a hashtag da página pode partilhar os seus sublinhados e mostrá-los todas as pessoas que, como você, também gostam de ler. O título do livro será depois identificado na descrição e a partir daí pode recomendar a obra ou discuti-la com quem já leu.

Jovem Leitora

jovem-leitora-mundo-de-livros

Esta Jovem Leitora é Neyd Santos. Com mais de 5 mil seguidores, Neyd costuma partilhar as capas dos livros que vai lendo para depois ir comentando a história com quem estiver interessado. A maior parte das obras segue uma linha jovem ou romântica e a estante completa pode ser consultada no Skoob, uma plataforma para leitores onde é possível partilhar aquilo que já lemos e aquilo que queremos ler muito em breve.

Literatura Não Oficial

literatura-não-oficial-mundo-de-livros

Literatura Não Oficial é a conta do Instagram do site Litera Tortura , uma plataforma com notícias e artigos literários. As partilhas são uma mistura de várias coisas: há frases de autores famosos e até algumas piadas. Ao aceder à conta encontra também o link para o canal do YouTube com reviews e para o Snapchat, para que a literatura lhe entre pelo telemóvel dentro.

Livro Gram

livro-gram-mundo-de-livros

Denise Schnyder e Livia Piccolo são duas amigas apaixonadas por literatura. Juntas trabalham num projeto que é também um passatempo. Falamos de Livro Gram, uma conta do Instagram que partilha imagens de livros e respetivas reviews. A conta serve de apoio aos vídeos que são colocados no YouTube e partilhados no Facebook. O Livro Gram tem também um Skoob com o “paginômetro” perto das 90 mil páginas. Ao todo, a conta do Instagram tem já mais de 11 seguidores.

Livros e Leitura

livros-e-leitura-mundo-de-livros

“Universo mágico da leitura. Tudo e algo mais sobre livros dos mais variados estilos e autores.” Esta é a descrição que encontramos na conta do Livros e Leitura, uma conta do Instragram associada a um blog com o mesmo nome. Aqui encontramos partilhas de vários tipos, de frases sobre literatura a imagens mais genéricas. Quanto aos livros, há lugar para clássicos da literatura e até banda desenhada da Turma da Mónica.

Sublinhando

sublinhando-mundo-de-livros

O que acontece quando o design se encontra com a literatura? A resposta é o Sublinhando, uma conta do Instagram onde são partilhadas frases de livros mas com uma apresentação ligeiramente diferente. Cada pedaço de texto é trabalhado em tipografia e apresentado de forma interessante e sobretudo mais apelativa. “Sublinhando trechos de livros e transformando em imagens” são as palavras de ordem deste projeto de Patrícia Leda. Para consultar a página do Facebook, clique aqui.

Subway Book Review

subway-book-review-mundo-de-livros

Certo dia, Uli Beutter Cohen decidiu entrevistar as pessoas que lhe apareciam no metro com livros nas mãos. O resultado foi Subway Review Book, um site onde os leitores encontrados por acaso partilham a sua opinião quanto às obras que estão a ler. Ao todo, a conta do Instagram já está perto dos 40 mil seguidores e o projeto já teve incluvise visibilidade em várias revistas e meios de comunicação social.

Trechos de Livros

trechos-de-livros-mundo-de-livros

Trechos de Livros é um projeto de Beatriz Prado, uma leitora que gosta de partilhar partes dos livros que vai lendo. Na conta do Instagram há também espaço para reviews, assim como para a discussões saudáveis sobre autores e tudo o que é literatura. Beatriz tem também conta no Skoob e lá podemos encontrar os seus livros favoritos.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *