Home / Escritores /

John Green: o escritor Young Adult que se baseia na realidade

john green

John Green: o escritor Young Adult que se baseia na realidade

 

O mundo ficou totalmente rendido ao talento de John Green quando A Culpa é das Estrelas provou que era possível contar uma história de amor entre dois jovens, em tempos modernos, que não vivem com a certeza de um final feliz. Cativando-nos com as suas palavras, o autor apresentou-nos uma galeria de personagens marcantes e foi capaz de criar uma cena forte e romântica em que duas palavras tão simples como “okay” e outro “okay” têm um impacto enorme sobre uma geração.

No entanto, não é sobre a história de Hazel e August que falamos neste post, mas sim do homem que está por detrás do enredo e das personagens. Quem é afinal John Green? Para conhecermos a sua história temos de recorrer alguns anos no tempo e de viajar até Indianapólis, no estado de Indiana, nos EUA. É aí, no dia 24 de agosto de 1977, que nasce o futuro escritor.

Mesmo que tenha nascido em Indiana, a família cedo se mudou para Orlando, na Flórida, onde John Green viveu durante a sua infância e adolescência. É neste meio que faz os seus estudos nos primeiros anos de infância. Mais tarde, frequenta um colégio interno no Alabama, o Indian Springs School, que se torna num dos locais principais da história do seu primeiro livro Quem é Você Alasca?

A nível de estudos superiores, John Green opta por enveredar para o Kenyon College, em Ohio, onde em 2000 se forma em língua inglesa e estudos religiosos. Daí em diante começou a dar os primeiros passos no mundo profissional e estes foram meses que, mesmo não estando diretamente relacionados com a caneta e o papel, proporcionaram ao escritor experiências e momentos que viriam a influenciar o seu processo criativo.

A sua passagem durante cinco meses num hospital infantil, por exemplo, concedeu-lhe a inspiração para escrever A Culpa é das Estrelas e conseguir retratar a dor e luta de pessoas tão jovens contra doenças que podem ser terminais. Não muito depois, conseguiu então virar-se para as letras, pondo em prática o que tinha aprendido no curso de língua inglesa.

Mudando-se para a cidade de Chicago, consegue uma posição como assistente editorial do jornal Booklist. Mas esse não foi um trabalho que ocupou durante muito tempo, já que pouco depois partia para Nova Iorque para aceitar um cargo como crítico literário no The New York Times Book Review.

Mas quando é que John Green se lança para a escrita? Bem, tudo aponta que por volta de 2003 e 2004 começava a delinear os primeiros rascunhos de Quem é Você Alasca?. O livro chegou às livrarias em 2005, apresentando uma história arrojada que se encaixava no género Young Adult e que possuía traços autobiográficos da passagem do autor pelo colégio Indian Springs School. Ainda assim, o título foi um sucesso e recebeu o Prémio Edgar Award para Melhor Livro Young Adult.

Sempre muito adepto das novas tecnologias e do Youtube, John Green também deveu a sua fama a um canal nesta plataforma de vídeos. Ao lado do irmão Hank, que tem um selo de música e um site voltado para temas ambientalistas e tecnológicos, o escritor mantém um canal no YouTube desde 2007, o VlogBrothers, que conta no momento com mais de 1,1 milhão de seguidores.

Os vídeos limitam-se a mostrar os dois irmãos, alternadamente, a comentar a atualidade em frente a uma câmara. Os seguidores do VlogBrothers partilham entre si uma certa identidade de grupo e definem-se como nerdfighters: “o nerd que celebra a sua nerdidade”, como definiu já John Green num dos seus vídeos. Todo o dinheiro que os irmãos conseguem arrecadar através deste projeto digital é entregue a causas de caridade.

Casado com Sarah Urist desde 2006, John Green mora atualmente em Indianapólis, continuando a dedicar-se à escrita e aos seus dois filhos. Com o sucesso esmagador de A Culpa é das Estrelas, em 2012 – o último livro publicado pelo autor até à data – o seu nome foi-se tornando ainda mais conhecido nos Estados Unidos e Europa. A história de dois adolescentes, unidos pela luta contra o cancro, criou empatia com uma base de fãs gigantesca, capaz de igualar sagas como Harry Potter e Twilight.

Entretanto, com a adaptação cinematográfica do livro em 2014, as vendas dos restantes livros do autor aumentaram, assim como o número de traduções para diferentes idiomas. Por essa mesma razão, hoje é possível comprar em português qualquer título de John Green: Quem é Você Alasca? (2005), O Teorema Katherine (2006), Deixe a Neve Cair (2008), Cidades de Papel (2008), Will e Will, Um Nome, Um Destino (2010) e A Culpa é das Estrelas (2012).

Você encontra todos os livros mencionados neste artigo nos seguintes sites:

LIVRARIA SARAIVA

AMAZON BRASIL

LIVRARIA CULTURA

FNAC BRASIL

FNAC PORTUGAL

SUBMARINO

QUER CONHECER MELHOR OS LIVROS DE JOHN GREEN? LEIA ESTE ARTIGO

 

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<