Home / Beat Generation /

Lawrence Ferlinghetti completa 100 anos – e escreve um romance

Lawrence Ferlinghetti completa 100 anos – e escreve um romance

 

Quase a completar 100 anos, um reconhecido poeta e artista norte-americano, intimamente ligado à Beat Generation e à defesa da liberdade de expressão nos Estados Unidos, recebe a aprovação para publicação de um romance pelo seu não menos célebre agente de 98 anos. Podia ser ficção, mas é a realidade. 

Rapazinho é o romance que Lawrence Ferlinghetti publicou no ano em que completa 100 anos – a 24 de março de 2020 fará 101 –, um livro que recebeu aprovação imediata do seu agente, Sterling Lord, que conta com 98 anos.

Parte autobiografia, parte recordação dispersa, parte torrente de linguagem e sentimento, e sempre com o tom mágico da escrita de Ferlinghetti, Rapazinho é o derradeiro testemunho e testamento literário do maior poeta da Geração Beat.

No livro há reminiscências biográficas e profecias sobre o que podemos esperar da vida no futuro. Rapazinho é uma fonte de conhecimento literário com alusões ao mundo e à vida literária do autor, à sua geração, erros e descobertas – e um convite ao maravilhamento. Um romance leve, luminoso e destinado a recordar o mundo como ele devia ser.               

CONHEÇA TODAS AS OBRAS DE LAWRENCE FERLINGHETTI NAS LIVRARIAS ONLINE

AMAZON INTERNACIONAL

AMAZON REINO UNIDO

AMAZON BRASIL

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

Crítica internacional sobre o livro Rapazinho

«Rapazinho é uma torrente de esplendor.» – Los Angeles Times

 «Como o seu antepassado literário Walt Whitman diria, [Rapazinho] é um urro bárbaro sobre os telhados do mundo.» – The Washington Post

Quem é Lawrence Ferlinghetti?

Lawrence Ferlinghetti nasceu em Nova Iorque a 24 de março de 1919 e é um poeta, editor e pintor americano.

Um dos autores mais importantes da Geração Beat, foi o fundador (em 1953) da livraria e editora City Lights, de São Francisco, e editor de escritores como Allen Ginsberg, Bukowski, Bowles, Sam Shepard ou Artaud.

Em Portugal estão publicados uma antologia, Como Eu Costumava Dizer, e o ensaio A Poesia como Arte Insurgente. É considerado o decano dos poetas americanos. O livro Coney Island of the Mind vendeu mais de um milhão de exemplares.

Dados técnicos sobre o livro Rapazinho

Género: Literatura/Romance

Formato: 15 x 23,5 cm

N.º de páginas: 192

Data de lançamento: 22 de novembro de 2019

PVP: € 16,60

ISBN: 9789897226328

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *