Home / Literatura /

5 acessórios úteis para praticar uma leitura confortável

leitura confortável

5 acessórios úteis para praticar uma leitura confortável

 

A vida de um leitor nem sempre é tão fácil como parece. Como contamos já uma vez no nosso blog, por vezes encontrar a posição certa para ler um livro é algo extremamente difícil. Mas as complicações não se ficam por aqui! Quantos dos nossos leitores já sentiram aquele bichinho para ler um livro mas não têm luz suficiente para ver as letras? Ou que perdem o fio à meada na história sempre que tentam regressar, porque não usam marcadores?

Como leitor ávido que sou, reconheço muitas destas “dores” dos leitores e partilho-as. Por essa mesma razão, andei pela Internet a procurar gadgets que nos permitam praticar uma leitura mais confortável.

Neste artigo, apresento-vos o Kit Leitura Confortável, uma compilação de itens que todos os leitores podem assegurar para conseguirem melhorar a sua experiência enquanto leitores.

5 gadgets para praticar uma leitura confortável

Um porta-livros

leitura-confortavel-um

Começamos então pelo porta-livros. Quantos de nós se sente sempre “obrigado” a levar a mochila propositadamente para carregar um livro quando sai de casa? Eu, por exemplo, tenho sempre de levar a mochila ou o livro debaixo do braço. Porém, existe uma solução engraçada: o porta-livros. Basicamente, é uma protecção de pano com que pode “vestir” o seu livro. Dessa forma, protege a capa de qualquer danos provocados (e ainda a esconde caso a capa seja mesmo feia!) e tem ainda uma alça para que possa carregar o livro como se fosse um saco.

Velas literárias

leitura-confortavel-dois

Não há nada como o cheiro de uma biblioteca, pois não? Ou o simples aroma de um livro antigo! Porém, nem sempre temos livros antigos ao nosso dispor… ou uma biblioteca perto de casa. Mas e se conseguisse de alguma forma recriar esse aroma? As velas de soja do Estúdio Frostbeard, de Minneápolis, nos EUA, recriam aromas incríveis que serão apreciados por todos os leitores. Basta uma visita ao site dos produtores para encontrar diversos kits com diferentes aromas literários.

Um marcador de linha

leitura-confort

Muitos leitores não têm o hábito de marcar os livros com um marcador. Muitos dobram a página onde estão, estragando o livro, ou usando uma das orelhas da capa para marcar a página onde estão. Esta não é uma prática nada saudável para o livro. Por isso mesmo, recomendamos a utilização de um marcador. Porém, atenção: se tem sempre dificuldade em retomar a história no ponto onde a deixou, compre um marcador que lhe diga exatamente em que ponto da história ficou. É o caso deste pequeno marcador, que tem um pequeno dedo a apontar a linha exata que está a ler e que o ajuda assim a regressar à história de forma simples e rápida.

O segura-páginas

leitura-con

Quem costuma ler em pé? Ou, como eu, gosta de ler na praia, segurando o livro em frente à cara, com uma mão? Se sabem do que estou a falar, sabem que por vezes segurar um livro com uma só mão não é fácil ou confortável. Tirando os casos em que o livro nos cai na cara porque o dedo fica demasiado cansado para o segurar, existe sempre a questão das páginas que ameaçam virar à mera passagem de uma corrente de ar. Uma solução para isto é o “segura-páginas”: um pequeno acessório que pode ser colocado no polegar e que facilita a tarefa de segurar um livro.

Lanterna portátil

leitura-confortavel5

Eu gosto de ler em qualquer lado e a qualquer momento, até mesmo quando não convém. Seja durante a noite quando as luzes já estão todas apagadas, a fazer campismo ou até mesmo em viagens de carro. Porém, a luminosidade é sempre o problema para um leitor (pelo menos para um leitor que não esteja a ler em suporte digital). Portanto, o que fazer? A resposta é simples: comprar uma lanterna portátil. Este acessório simples, que pode hoje ser facilmente encontrado em lojas como a Fnac, permite encaixar um pequeno candeeiro na capa do seu livro e virá-lo unicamente para o texto que está a ler. Assim pode continuar a sua história!

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *