Home / Literatura e Internet /

Lev Saraiva: um leitor de ebooks que vale a pena conhecer

lev

Lev Saraiva: um leitor de ebooks que vale a pena conhecer

 

A utilização de livros digitais tem-se tornado cada vez mais banal nos últimos anos. Ainda que se mantenha acesa a discussão entre os fãs de digital e físico, é inegável o crescimento deste mercado e como tem permitido a muitos leitores manter os seus hábitos de leitura a preços mais económicos.

No entanto, neste post não é a essa discussão que regressamos. Na verdade, vamos falar de um e-reader menos conhecido mas que, especialmente para os brasileiros, pode ser uma descoberta valiosa. Sempre que pensamos em e-readers o nosso pensamento dirige-se automaticamente para certos dispositivos de leitura de e-books, como o Kindle da Amazon e o Kobo (da Fnac e da Livraria Cultura).

Mas já conhece o Lev?

O Lev é o dispositivo de leitura de livros digitais criado pela rede de livrarias Saraiva e que foi introduzido no mercado para concorrer diretamente com os aparelhos mencionados acima. Para já, o aparelho encontra-se disponível em duas versões (uma com e a outra sem luz) que variam em preço, ainda que permitam ao leitor uma excelente experiência.

Ao longo dos próximos parágrafos analisamos este dispositivo para que julgue por si mesmo se vale a pena o investimento.

Lev Saraiva: um e-reader feito a pensar no leitor

O aparelho

Começamos por olhar para o aspeto do dispositivo: para se diferenciar dos concorrentes, as bordas do Lev foram arredondadas, um pequeno detalhe que no entanto consegue acrescentar um ar de sofisticação ao produto.

O aparelho conta ainda com uma textura emborrachada na traseira, que ajuda a manter a estabilidade enquanto o usamos e não permite que escorregue e nos condicione a leitura. No que diz respeito a botões, conta com dois: um na frente, que conduz a um menu e um segundo, na parte lateral inferior, para ligar e desligar o dispositivo.

Quanto à dimensão do Lev, não há motivos para se preocupar: o aparelho é bastante leve e fácil de transportar. Com 120 mm de largura, 166 mm de altura e espessura de somente 9 mm, o Lev conta com um peso de 190 g. Não é por mero acaso que conta com esta designação!

O ecrã

O ecrã do Lev é excelente para fazer a sua leitura, uma vez que conta com seis polegadas e uma resolução 758 x 1024 pixels. Integrando tecnologia e-ink, HD e antirreflexo, o Lev proporciona aos leitores uma sensação próxima à leitura dos livros convencionais. Porém, para os que preferem o aparelho com mais iluminação, existe no mercado o Lev Luz com LED frontal.

Funcionalidades

Relativamente a outros dispositivos de leitura de livros digitais, o Lev conta com uma maior flexibilidade num aspecto: o formato dos ficheiros. Devido à tecnologia PDF Reflow, que adapta o texto ao tamanho da tela do gadget, poderá usar o Lev para ler ficheiros em formato PDF e não apenas em epub ou mobi. É um ótimo recurso para estudantes, por exemplo, que precisam de se fazer acompanhar de documentos nas aulas.

No que diz respeito à capacidade, o Lev também não desilude. O dispositivo dispõe de capacidade para armazenar 4 mil títulos, que podem ser comprados pela loja virtual da própria Saraiva, através do cabo USB ou via Wi-Fi ou ainda inseridos em cartões microSD. Além disso, o Lev possui o maior catálogo em língua portuguesa do Brasil com mais de 30 mil obras, além de 450 mil em línguas estrangeiras.

Outro detalhe interessante é que o conteúdo comprado no Lev pode ficar disponível em vários aparelhos, como por exemplo seu computador, tablet ou smartphone: tudo o que precisa de fazer é instalar a aplicação da Saraiva Reader e introduzir os seus dados pessoais para ter acesso à sua biblioteca digital onde quiser, quando quiser.

Usabilidade

Não há muito a referir acerca da usabilidade do Lev, uma vez que foi moldado de acordo com dispositivos concorrentes e tablets. Este é um aparelho de fácil utilização e extremamente intuitivo, equipado com várias opções de texto. Além do mais, a tecnologia touch tem uma excelente sensibilidade para que, ao virar uma página, a sua leitura não seja interrompida de forma alguma.

No que diz respeito à bateria, não há motivos para preocupação: uma utilização regular do Lev irá esgotar a bateria cerca de uma semana depois de a carregar totalmente.

GARANTA AQUI O SEU APARELHO LEV SARAIVA!

 

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<