Home / Livrarias do Mundo /

Livraria Cultura: a história por detrás da livraria

Livraria Cultura: a história por detrás da livraria

 

Com 19 lojas espalhadas pelo Brasil, a Livraria Cultura tornou-se num verdadeiro fenómeno do mercado livreiro do país. Hoje, a loja expandiu-se para além dos livros, passando a agregar uma série de outros produtos da cultura e do entretenimento. O que nem todos sabem é que a loja está envolta numa série de episódios curiosos que aconteceram há quase 70 anos atrás.

Recuemos ao ano de 1947. Na Europa decorre a II Guerra Mundial e judeus são alvo de perseguição pelo regime de Hitler. É neste contexto que a família de Eva Herz decide deixar a Alemanha para viver na cidade de São Paulo, no Brasil. Estavam lançadas as bases para o nascimento da Livraria Cultura.

Com o objetivo de fazer algum dinheiro extra, a jovem Eva Herz resolveu criar uma pequena biblioteca dentro da própria casa. A ideia era permitir o aluguer de livros em troca de uma pequena quantia que, toda junta, viria a ajudar a compor o orçamento familiar. No bairro onde morava, a livraria de Herz tornou-se famosa: as vizinhas chegavam mesmo a procurar Eva para saber que obras aconselhar aos filhos.

Pouco a pouco, o projeto que seria um complemento tornou-se em algo mais sério. A livraria cresceu para se tornar num grande empresa e, mais tarde, soube-se adaptar aos desafios da modernidade. O aparecimento da Internet levou a que se criasse uma plataforma online e, hoje, a livraria não vende só livros.

Independentemente dos produtos, a empresa mantém como pilar a divulgação da cultura nas suas diversas formas, contribuindo assim para “um mundo melhor e mais justo“.

Livraria Cultura: os vários lados da cultura

Embora tenha começado como uma livraria, hoje a Livraria Cultura agrega uma série de outros produtos. Ao todo são mais de 9 milhões, quantidade que não põe de forma em causa a qualidade do serviço de forma alguma. Com várias preocupações de segurança, o website da Livraria Cultura tem o cuidado de fazer com que a compra seja simultaneamente segura e simples.

A escolha da empresa em vender outros produtos deve-se sobretudo à consciência de que hoje a cultura não está apenas nos livros. Pelo contrário, é possível encontrá-la em todo e qualquer objeto, seja ele um filme, um livro ou até mesmo um brinquedo. Mais do que um website de venda, a Livraria Cultura pretende ser um portal de descoberta, abrindo portas para o mundo literário e cultural.

Neste artigo, passamos em revista cada uma das secções da Livraria Cultura para lhe mostrar tudo aquilo que pode encontrar nestas “estantes” online.

Livros

Uma das grandes vantagens de utilizar a secção de Livros da Livraria Cultura é que pode encontrar facilmente tudo aquilo que pretende. Mesmo que esteja indeciso, a quantidade de filtros existentes permite-lhe descobrir a obra que melhor se adequa a si ou aos outros. Esta é sem dúvida uma excelente forma de partir à descoberta do universo literário e de tudo o que ele inclui.

 

E-books

Há pouco dissemos que a Livraria Cultura se soube adaptar na perfeição à modernidade. Os e-books são a prova disso mesmo. Acompanhando a revolução digital, o website oferece-lhe a possibilidade de levar para casa o livro no formato tradicional, ou em vez disso optar por um e-book. É só descarregar e ele fica imediatamente pronto para ser lido no tablet. Simples e fácil, nem sequer tem de esperar pelo envio.

Kobo

Se acompanha as novidades da literatura ou da tecnologia, provavelmente já ouviu falar do Kobo. Este eReader é um tablet pensado especialmente para quem gosta de ler. O dispositivo permite condensar cerca de 3 mil e-books no mesmo espaço, sendo que é possível expandir a capacidade através da utilização de um cartão de memória. O aparelho está disponível em diferentes modelos e é possível personalizá-lo com acessórios.

Filmes

Dos grandes clássicos às mais recentes novidades do mundo do cinema, nesta secção encontra uma série de filmes de todos os géneros. O sistema de filtragem aplicado aos livros é aqui replicado para que cada utilizador consiga encontrar facilmente tudo aquilo que pretende.

Música

Apesar da quantidade de serviços online que nos permitem ouvir música pela Internet, não há nada como ter o objeto físico que podemos reproduzir sempre que quisermos. A secção de Música é, por isso, indicada para todos aqueles que gostam de música ou que fazem questão de colecionar discos ou vinis de uma banda. Além disso, é também possível encontrar uma série de merchandising, desde t-shirts a livros.

Games

A cultura reflete-se em todos os objetos, até mesmo nos videojogos. Por esse motivo, a Livraria Cultura dedica uma secção inteira aos amantes desta forma de entretenimento. No menu é possível filtrar por faixa etária, idioma ou ano de lançamento. Há videojogos para todas as consolas e é também possível encontrar um top de vendas ou datas de lançamento e pré-venda.

Brinquedos

A secção de brinquedos da Livraria Cultura é a prova de que é possível aprender muito enquanto brincamos. Indicada para crianças de várias idades, aqui encontra jogos que estimulam a mente. Falamos, por exemplo, de produtos como puzzles, livros para desenhar e pintar, cadernos com exercícios mentais ou até mesmo as tradicionais peças de LEGO.

Papelaria

A secção de Papelaria Online mantém uma vertente mais tradicional de loja de bairro. Do material escolar até ao material para escritório, aqui encontra de tudo um pouco, desde mochilas a lápis, canetas e blocos de notas.

Revistaria

Na Revistaria da Livraria Cultura pode encontrar publicações dos mais diversos tipos. Além das revistas informativas, é possível encontrar publicações de diferentes segmentos de mercado (revistas sobre bebés, automóveis ou saúde), bandas desenhadas brasileiras e internacionais e até mesmo graphic novels.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *