Home / Cultura e Sociedade /

O Milagre Espinosa reflecte a filosofia do desejo e da alegria

O Milagre Espinosa reflecte a filosofia do desejo e da alegria

 

Filósofo judeu de origem lusa, que foi obrigado a deixar Portugal para escapar às malhas da Inquisição no século XVII, Espinosa dedicou a sua vida a descobrir “o gozo de uma alegria suprema e incessante”.

Precursor do Iluminismo e das ideias das nossas democracias modernas, bem como da aliança entre liberdade e razão, a obra e os exemplos de Espinosa são apresentados por Frédéric Lenoir, filósofo do século XXI, autor de O Milagre Espinosa – uma obra bestseller que já vendeu mais de 300 mil exemplares em França e que tem tradução para português assinada por Sarah Adamopoulos.

Espinosa não esteve apenas muito à frente do seu tempo, mas também do nosso: foi o pioneiro de uma leitura histórica e crítica da Bíblia, sendo considerado o fundador de uma “psicologia das profundezas”.

É ainda referido como o grande mestre da filologia, criador da sociologia e da etologia e, acima de tudo, o inventor de uma filosofia baseada no desejo e na alegria, que alterou radicalmente a nossa conceção de Deus, da moralidade e da ideia de destino.

O livro O Milagre Espinosa é um extraordinário relato dos ensinamentos do filósofo, aplicados à nossa vida e à nossa busca incessante pela felicidade. Aliás, é esse o verdadeiro milagre de Espinosa.

Críticas da imprensa internacional ao livro O Milagre Espinosa

«Toda a filosofia de Espinosa pode definir-se como uma filosofia de passagem. Passagem da tristeza à alegria, da passividade à atividade, de uma virtude ou perfeição menores a uma maior, da servidão à liberdade.» – Chantal Jacques, Philosophie Magazine

«Obrigado a Espinosa. Obrigado a Frédéric Lenoir por nos devolver a obra de Espinosa mais acessível.» – Philosophie en Action

«Frédéric Lenoir constrói um panteão para Espinosa, com este livro anti-spleen, baseando-se nos textos do pensador holandês sobre a felicidade e o combate contra as paixões tristes.» – France Culture

«Lenoir mostra que, além do seu contributo filosófico revolucionário, Espinosa é, antes de tudo, um mestre de sabedoria.» – Le Temps

Quem é Frédéric Lenoir?

Frédéric Lenoir nasceu em Madagáscar (1962) e é sociólogo e professor na prestigiada École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris.

Além disso, é diretor da revista Le Monde des Religions e autor de vários estudos sobre história e sociologia das religiões, ensaios sobre filosofia (onde aborda temas como a felicidade, o ambiente e a espirituali-dade), romances e peças de teatro.

CONHEÇA TODAS AS OBRAS DE FRÉDÉRIC LENOIR NAS LIVRARIAS ONLINE

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

AMAZON REINO UNIDO

AMAZON INTERNACIONAL

AMAZON BRASIL

Dados técnicos do livro O Milagre Espinosa

Género: Ciências Sociais e Humanas/Filosofia

Formato: 15 x 23,5 cm

N.º de páginas: 200

Data de lançamento: 2 de agosto de 2019

PVP: € 16,60

ISBN: 9789897225895

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *