Home / Cultura e Sociedade /

O Sexo da Música: um livro surpreendente sobre música e sexualidade

O Sexo da Música: um livro surpreendente sobre música e sexualidade

AmazonPrime
    

Para muitas pessoas a ligação entre música e sexo é óbvia, mas poucas conseguem explicar o porquê e menos ainda se debruçaram sobre o assunto. Para Étienne Liebig – músico, musicoterapeuta, animador social e autor de várias obras e ensaios – a existência de uma «relação sublime entre a música e o sexo, a música e o erotismo, a música e o amor» era uma certeza que o assolava há muito tempo e que o levou a escrever o livro O Sexo da Música.

Dividido em 3 partes, o livro começa com uma análise aos elos fisiológicos entre o prazer sexual e o prazer de ouvir música; percorre a história da música desde os primórdios da humanidade, abordando de um ponto de vista antropológico e histórico aquilo que, em todas as épocas e em todo o mundo, fez com que a música e o sexo se cruzassem; e termina com um esboço de um estudo sobre todas as formas de representação artística que colocaram o sexo e a música numa correlação evidente – como a pintura, a escultura, a dança, o teatro, a literatura, o cinema, a ópera e muitas mais.

Apresenta ainda biografias de músicos e compositores, com revelações surpreendentes, várias referências – músicas, videoclips, filmes – e uma vasta bibliografia, para se o leitor quiser aprofundar o conjunto dos domínios abordados.

Traduzido pelo maestro Miguel Graça Moura, O Sexo da Música é uma obra original e única, que procura explicar – de uma forma científica, histórica, psicológica e antropológica – uma relação que é extremamente pessoal mas também universal.

“Ainda não existe nenhuma cadeira de musicossexologia ou de sexomusicologia na universidade. Por todo o lado se sabe falar de sexualidade, de erotismo, de sexo, e por todo o lado se ensina música, a sua história e as suas técnicas, mas estranhamente é inexistente o conhecimento que combinaria as duas.

No entanto, quando se vê no cinema uma cena erótica, escuta-se um certo tipo de música e não outro. Se se recorda um lugar de sedução e de encontros amorosos, ouve-se mentalmente o baile, a orquestra ou a aparelhagem sonora.

As canções falam de amor, de desejo. As estátuas gregas apresentam flautas ou liras na nudez branca do mármore, e quando se lê biografias de músicos de rock (e não só), quase nem é surpresa descobrir nelas apetites sexuais insaciáveis!” – Étienne Liebig

Sinopse do livro O Sexo da Música

Sexo e música: uma harmonia que vem de longe… Conheçamos a antiquíssima história que liga, desde as origens da Humanidade e em todas as culturas, a música com a sexualidade.

Partindo de uma análise aos elos fisiológicos entre o prazer sexual e o prazer de ouvir música, bem como aos efeitos de ambos sobre os corpos, esta obra aborda, de um ponto de vista antropológico e histórico, aquilo que, em todas as épocas e em todas as latitudes, fez com que a música e o sexo se cruzassem: a música das heteras romanas, as melopeias das gueixas, as composições do romantismo alemão ou das bandas pop da década de 1970.

Por último, o autor revela o que une a música e a sexualidade nas representações artísticas e culturais: da pintura chinesa à banda desenhada, passando pelas influências da música e do sexo sobre a literatura e a arte cénica, das danças da Antiguidade à cultura hip hop.

Conduzida por uma visão que é tanto científica e psicológica como antropológica, esta obra original apresenta-nos ainda biografias de músicos com revelações surpreendentes, referências musicais variadas e ilustrações curiosas.

Quem é Étienne Liebig?

Músico, musicoterapeuta de crianças autistas, animador social junto da etnia cigana, autor de obras humorísticas ou eróticas, de ensaios, policiais e argumentos, Étienne Liebig, nascido em Montreuil (França) em 1955, é também presença regular nos media franceses há uma década. Caracterizado pela polivalência, está tão à-vontade a escrever como diante dum microfone, no terreno com a etnia cigana como com o seu quarteto de jazz.

Dados técnicos do livro O Sexo da Música

Género: Literatura / Ensaios

Tradutor: Miguel Graça Moura

Formato: 15 x 23,5 cm

N.º de páginas: 280

Data de lançamento: 17 de julho de 2020

PVP: € 17,70

ISBN: 9789896446437

NOTA: Este post foi publicado originalmente no Blog Mundo de Músicas com o título O Sexo da Música: um livro revela as ligações entre música e sexualidade

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *