Home / Arte /

A moda dos livros de colorir para adultos

A moda dos livros de colorir para adultos

 

Uns dizem que é uma forma de descontrair, outros que é uma demonstração de nostalgia sob a forma de papel e lápis de cor. Embora as razões possam ser muitas, a verdade é que os livros de colorir para adultos estão tão na moda que até já chegaram aos tops de grandes livrarias online, como a Amazon.

Especialistas dizem que o principal motivo por detrás do sucesso tem fundamentos de arteterapia, a prática de canalizar emoções e estados de espirito através da arte. Em vez de pintarmos um quadro ou esculpirmos uma estátua, recuamos aos tempos de infância e colorimos. Entre os benefícios, apontam-se, por exemplo, melhorias na qualidade do sono e na capacidade de prestar atenção.

jardim-secreto-joanna-basfordNeste segmento para adultos, um dos livros mais vendidos do mundo é o Secret Garden (em português, Jardim Secreto) de Johanna Basford. A ilustradora é conhecida pelos desenhos intrincados que desafiam a destreza dos que há muito não estão habituados a pintar. Como inspiração, Johanna usou a floresta junto à casa onde vive, na Escócia. Quando questionada sobre o sucesso dos livros de colorir para adultos, a ilustradora respondeu que esta é uma forma mais simples de canalizar criatividade do que escrever ou desenhar numa “assustadora” folha em branco. “Para muitas pessoas, um livro para colorir satisfaz a nível artístico e acrescenta um toque de nostalgia”, disse numa entrevista.

Ao contrário dos livros de pintar para crianças, as versões de colorir para adultos não apresentam ilustrações infantilizadas. Em vez disso, predominam os padrões e os desenhos de paisagens. No caso da britânica Mel Elliot, os desenhos são representações de figuras conhecidas, como Kate Moss, Lady Gaga, Benedict Cumberbatch ou Ryan Gosling.

O processo por detrás dos livros de colorir para adultos

A libertação de dopamina justifica o relaxamento e o aumento do prazer durante a pintura. Cientistas consideram que a maioria dos trabalhos manuais estimula de alguma forma a criatividade. Arteterapeutas salientam, no entanto, que nem tudo o que é desenho para colorir pode ser considerado arteterapia.

Embora haja relaxamento na atividade, Ana Carmen Nogueira e Alexandre Almeida dizem que há assuntos específicos que devem ser trabalhados. “Os livros de colorir não são terapia, mas são relaxantes porque ajudam a proporcionar um momento de pura concentração”, esclarece a arteterapeuta Ana Carmen Nogueira.

Ainda assim, de uma coisa parece não haver dúvidas: os livros de colorir para adultos são  sem dúvida uma excelente forma de canalizar a criatividade e até mesmo de passar bons momentos em família. Porque não passar algumas horas a pintar com o seu filho, irmão, sobrinho ou neto?

 

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<