Home / Cultura e Sociedade /

Descubra 10 Livros de Gestão recomendados para todos os empresários

Descubra 10 Livros de Gestão recomendados para todos os empresários

Não vou esconder um facto duro e cru, que todos os dias tantas dores de cabeça dá a quem está inserido no mercado de trabalho: gerir um negócio não é fácil. Mais do que assegurar que todas as contas e o lucro arrecadado permitem que o negócio se mantenha viável, a gestão de um negócio passa também pela gestão das pessoas que fazem parte dele e até mesmo daquele que o lidera: você.

Se tem um negócio ou está encarregue da gestão de algum projeto, tenho a certeza que sabe do que estou a falar. Se, por outro lado, está agora a dar os seus primeiros passos neste mercado: então não se assuste. Mesmo que nem sempre seja fácil, é possível e mais ainda: é possível que o faça da melhor forma possível.

Para o ajudar, decidi olhar para a minha estante e para aquilo que alguns especialistas em gestão de negócios recomendam, para elaborar esta lista com 10 livros que todos os gestores de negócios devem ter na sua estante. Mais do que manuais, alguns destes livros são verdadeiras referências a que pode recorrer sempre que lhe surgirem algumas dúvidas.

Lista com 10 livros de gestão recomendados para empresários

Mercator XXI – Vários Autores

O Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing é a grande obra de referência em Portugal na área do marketing e um sucesso absoluto de vendas. Concebida especificamente para os empresários e o mundo académico, aborda os temas com que os gestores se debatem no dia-a-dia, numa perspectiva de aplicação à realidade empresarial, incluindo as temáticas mais recentes do mundo do marketing. Trata-se de uma verdadeira bíblia para a qual se pode voltar sempre que não souber o que significa um termo ou estiver em dúvida quanto ao caminho a implementar.

 

 

A Chave do Sucesso – Malcom Gladwell

Maloca Gladwell deslinda um dos segredos do sucesso nesta sua obra irónica. Neste livro brilhante e inovador, o autor investiga porque é que grandes mudanças na sociedade acontecem tão de repente e tão inesperadamente. Ideias, comportamentos, mensagens e produtos muitas vezes espalham- se como surtos de uma doença contagiosa. O livro permite uma leitura rápida e divertida, vindo acompanhada de casos de sucesso e fenómenos a que assistimos (e vivemos!) nas últimas décadas.

 

 

 

Inovação e Gestão – Peter Drucker

O renomado especialista mundial analisa a nova economia empresarial, que nas últimas três décadas tem vindo a criar uma promissora alternativa económica, tanto nos Estados Unidos como um pouco por todo o mundo. Este livro apresenta a inovação e a actividade empresarial como tarefas objectivas do gestor, que podem ser organizadas de forma sistemática. Segundo o próprio Peter F. Drucker, esta obra, essencialmente prática, debruça-se “sobre o quê, o quando e o porquê; trata de coisas muito concretas como políticas e decisões, oportunidades e riscos, estruturas e estratégias, pessoal, remuneração e recompensas”.

 

 

Gestão Pessoal – Clayton M. Christensen

Com o objetivo de reunir as melhores descobertas sobre gestão pessoal, bem como as grandes ideias e as boas práticas nesta área, a Harvard Business Review compilou textos particularmente relevantes para o ajudar a gerir-se a si mesmo e aos seus negócios. Este livro irá inspirá-lo para: manter o entusiasmo ao longo da sua carreia, fazer uso dos seus valores mais profundos, solicitar um feedback honesto e repor a energia física e mental. A gestão pessoal antes da empresarial: um passo que não pode ser esquecido ou saltado.

 

 

Vencer – Jack Welch

Jack Welch sabe como vencer. Nos seus 40 anos de carreira na General Electric liderou este Grupo global com sucesso, ano após ano, em múltiplos mercados e enfrentando uma forte concorrência. Os seus pontos de vista optimistas, onde “não existem desculpas” porque “as coisas têm de ser feitas”, são contagiantes. Cheio de relatos de experiências pessoais e escrito no seu estilo pessoal distinto, “Vencer” é um testemunho real que transmite novos conhecimentos, pensamentos originais e soluções para algumas questões práticas.

 

 

Risk Management – Rui Beja

Risk Management, o tema deste livro, sendo a designação geral e consensual adotada para definir o novo conceito global de controlo e informação dos riscos do negócio. As suas raízes e a sua relação com os desafios e as regras de transparência da moderna governação empresarial e os mais importantes regulamentos e diretivas que contemplam esta temática são alguns dos temas tratados neste livro.

 

 

 

 

Pense e Fique Rico de Napoleon Hill – Karen McCredie

“Pense e Fique Rico de Napoleon Hill” é um clássico do desenvolvimento pessoal que conta com conselhos sobre praticamente tudo, desde fazer o primeiro milhão até à arte de liderar e ao crescimento pessoal. Neste livro, Karen McCreadie interpreta os treze passos para o sucesso formulados por Hill e explica como a sua compreensão e aplicação poderão mudar a sua vida. Uma abordagem que ajudará a transformar a inegável sabedoria do livro original num inteligente complemento de uma das mais positivas e influentes obras jamais escritas.

 

 

Da Gestão Tradicional à Gestão Contemporânea – Manuel Alberto Ramos

O volume Da Gestão Tradicional à Gestão Contemporânea aborda os aspetos fundamentais da gestão contemporânea, como compreender a importância e o papel da gestão e quais as funções dos gestores. Nesta obra de Manuel Alberto Ramos são também analisados os importantes contributos das teorias clássicas para o desenvolvimento da gestão e descritas as novas abordagens à teoria da gestão.

 

 

 

A Arte da Guerra em Gestão de Equipas – Alessandra Assad

Tudo começa quando se tem um propósito em comum. No trabalho em equipa, o sucesso ou o fracasso é da responsabilidade de cada um e de todos. “A Arte da Guerra na Gestão de Equipas” é um livro que mostra, passo a passo, como poderá ter sucesso com a sua equipa a partir de conceitos, dicas e exercícios simples que podem ser aplicados no seu dia-a-dia, independentemente da sua experiência anterior.

 

 

 

 

Gestão Estratégica – Sebastião Teixeira

A gestão estratégica, uma das áreas da gestão em que se verifica um maior dinamismo quer no seu desenvolvimento teórico quer no que respeita à sua aplicação prática é, geralmente, vista como a cúpula das diversas áreas em que se pode decompor a gestão de uma empresa. Por essa razão, este livro faz um esforço para ir ao encontro das necessidades desses dois grupos de estudantes (de graduação e pós-graduação) bem como dos gestores que exercem ou perspectivam vir a assumir funções de gestão nos níveis superiores.

 

 

 

 

 

Confira também estes artigos relacionados no Blog Publicidade & Marketing:

15 livros sobre Publicidade e Marketing que recomendamos

7 dicas para atrair novos clientes para o seu negócio

10 erros de empreendedorismo que deve evitar cometer

 

Nota: André Ferreira é o autor do Blog Publicidade & Marketing, onde este artigo foi publicado originalmente com o título 10 livros que todos os gestores de negócios devem ter na sua estante

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *