Home / Biografias /

Você é um Empreendedor? Confira estes 10 livros inspiradores!

Você é um Empreendedor? Confira estes 10 livros inspiradores!

Se chegou a uma fase do seu projeto empreendedor em que pensa que o melhor a fazer é desistir ou recomeçar de novo, sugiro que faça uma pausa para refletir. O trabalho de um empreendedor não é suposto ser fácil: pelo menos nunca o será até validar o seu sucesso. Prova disso mesmo é Steve Jobs, Stephen Hawking e até mesmo Malala Yousafzai que, tendo todas as razões para desistir, continuaram a ser movidos por aquilo em que acreditavam.

Seguindo esta lógica decidimos olhar para a nossa estante e perceber que biografias nos podem inspirar quando estamos mais desmotivados em continuar o nosso trabalho. Por vezes basta conhecer a história de outros para nos sentirmos motivados a seguir o exemplo que nos deram e a continuar em frente.

Confira abaixo a nossa selecção de 10 livros inspiradores sobre personalidades que não desistiram dos seus projetos e alcançaram sucesso.

10 livros inspiradores para empreendedores digitais

Steve Jobs

Steve Jobs é o grande fundador da Apple e, em vida, sempre foi muito reservado aos olhos do público. A única biografia autorizada, ao aturo Walter Isaacson, baseia-se em dezenas de entrevistas ao líder da Apple, aos seus familiares, amigos, colegas e até adversários. O livro compila aquela que é uma história de vida inspiradora, sempre marcada pela personalidade invulgar de um empreendedor que não desistiu mesmo quando tinha todos os motivos para o fazer. Este livro torna-se mais interessante ainda quando sabemos que Jobs não impôs quaisquer limites ao biógrafo e aceitou falar de tudo. Apoiado no inconformismo e numa vontade férrea, este foi o homem que revolucionou a indústria tecnológica nas últimas décadas.

Einstein: His Life and Universe

Einstein é um dos maiores ícones da nossa época e a sua história promete inspirar qualquer um: um rebelde e inconformista desde criança, provou com o seu caráter peculiar que podia levar a sua criatividade e imaginação até aos limites da ciência. Nesta narrativa maravilhosamente clara e acessível, Walter Isaacson explica como a mente de Einstein funcionava e que mistérios do universo que deslindou durante as suas investigações. E do sucesso de Einstein é possível tirar uma lição muito importante: o sucesso parte por questionar a sabedoria convencional e sonhar com os mistérios que, para outros, podem ser completamente mundanos.

Diego & Frida

A artista mexicana Frida Kahlo é sem dúvida uma inspiração para qualquer empreendedor já que é a prova de que não há nada neste mundo que nos impeça de fazer aquilo de que gostamos. Apesar das adversidades que a vida colocou à sua frente, nomeadamente a doença e os acidentes que afetaram a sua mobilidade, nos últimos anos, a limitaram à cama, Frida Kahlo nunca parou de fazer o que gostava e reinventou-se para continuar a sua arte: a pintura. Este livro do Nobel da Literatura de 2008 traça um retrato da artista e foca-se ainda num dos aspectos da sua vida que foi ao mesmo tempo um motivo de felicidade e infelicidade: o marido Diego, também ele um artista mexicano.

Eu, Malala

Malala Yousafzai tem 19 anos mas a história que conta na sua autobiografia já lhe valeu um Nobel da Paz: e tudo porque não se deixou calar quando a mandaram abafar aquilo em que acreditava. No dia 9 de outubro de 2012, Malala Yousafzai, então com 15 anos, regressava a casa vinda da escola quando a carrinha onde viajava foi mandada parar e um homem armado disparou três vezes sobre a jovem. Nos últimos anos Malala – uma voz cada vez mais conhecida em todo o Paquistão por lutar pelo direito à educação de todas as crianças, especialmente das raparigas – tornou-se um alvo para os terroristas islâmicos. A sua história de vida e espírio resiliente são lições que qualquer empreendedor deverá relembrar sempre que ponderar desistir do seu projeto.

Delivering Happiness

Não sabe quem é Tony Hsieh? No seu livro Delivering Hapiness o CEO da empresa Zapps partilha algumas das lições de vida e negócios que conseguiu aprender ao longo da sua experiência profissional, partilhando connosco projetos que podem ir mesmo da criação de minhocas dentro de uma aquário a  gerir um negócio de pizzas. Graças a um estilo de escrita rápido e leve, o aturo mostra como um espírito de negócios diferentes pode surtir melhores resultados para uma empresa e ajudá-la a melhor alcançar o sucesso e não só: a garantir a própria felicidade de quem gere o negócio e de todos os que o tornam possível. Uma leitura obrigatória para todos os empreendedores.

Elon Musk: O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro

Sempre que se fala em tecnologia e no futuro o nome de Elon Musk surge à baile. Hoje, Elon Musk é considerado o mais excitante, imprevisível e ambicioso empresário de Silicon Valley. Alguns acreditam mesmo que pode ter no futuro um impacto na humanidade semelhante ao trabalho de Steve Jobs e Bill Gates. Neste livro biográfico a autora Ashlee Vance apresenta Elon Musk, o homem que construiu a sua fama e fez fortuna com algumas das mais bem-sucedidas empresas de tecnologia, como a PayPal, vendida à eBay por 1,5 mil milhões de dólares, investindo depois em projetos com potencial para revolucionar o mundo: A Tesla Motors, no fabrico de carros elétricos; a SpaceX, na indústria espacial; e a SolarCity, nos painéis solares.

Oprah

Conhecemos Oprah Winfrey da televisão. Nos últimos 25 anos não houve ninguém mais eficiente que a apresentadora a revelar segredos naquele que é o programa de televisão com mais influência da história dos EUA. Em cada programa Oprah entrevistou convidados e apresentou-os ao mundo. Mas quem é Oprah Winfrey? Este livro de Kitty Kelley permite conhecer um lado da apresentadora nunca antes visto e perceber como pode ser inspiradora para tods as mulheres que almejam uma carreira de sucesso sem vergonha de serem condenadas pelos homens. O livro toca ainda em pontos delicados da vida de Oprah Winfrey como os problemas a lidar com peso, crenças religiosas e o passado de abuso sexual.

Richard Branson

Richard Branson é um caso ímpar de sucesso no universo empresarial. Presidente do grupo Virgin, é um dos homens mais admirados e respeitados do mundo, tendo-se tornado um verdadeiro ícone global. Convicto de que, com a sua experiência, pode ajudar o cidadão comum, Branson partilha connosco os princípios que nortearam a sua atitude optimista, comunicativa e destemida perante a vida em geral e os negócios em particular, ilustrando-os com exemplos concretos do seu quotidiano. Conta-nos como foram os primórdios da sua actividade, as muitas adversidades, desafios e aventuras com que se defrontou e o quanto todos eles enriqueceram a sua perspectiva de vida. Um caso de sucesso absolutamente  inspirador.

Pensar como Bill Gates

Bill Gates é considerado o maior empreendedor da sua geração e não é difícil perceber porquê. Foi um dos protagonistas da idade moderna do computador pessoal. Mudou, para sempre, a forma como o mundo vê a informática e os negócios. O que podemos aprender com o espírito inovador e determinado de Bill Gates? Neste livro é isso mesmo a que Daniel Smith quer dar resposta traçando o percurso pessoal e profissional do génio da computação.  O livro reúne ainda a filosofia de vida e a excelência profissional de Bill Gates. Uma leitura indispensável para todos os empreendedores que trabalham no setor da tecnologia e procuram inspiração e motivação.

A minha breve história

Como outros casos apresentados nesta lista, Stephen Hawking é a prova viva de que nunca devemos desistir daquilo em que acreditamos mesmo quando o nosso destino parece estar traçado. Nesta autobiografia  conhecemos a vida de um dos mais brilhantes cientistas do nosso tempo, que mostra um Hawking apenas entrevisto nos seus livros anteriores: o estudante curioso a quem os colegas alcunharam Einstein, o gracejador que apostou uma assinatura da Playboy sobre a existência de buracos negros e o jovem marido e pai a lutar para conquistar um lugar no difícil mundo académico, sem esquecer o diagnóstico, aos 21 anos, da doença que o confinaria a uma cadeira de rodas.

 

Nota: Miguel Silva é o autor do Blog Ecossistema Digital, onde este artigo foi publicado originalmente com o título Já conhece estes 10 livros inspiradores para empreendedores digitais?

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *