Home /

Livros Online


PLATAFORMAS ONLINE

Antes da Internet era nos livros que encontrávamos páginas. Milhares e milhares delas, impressas em papel reciclado, branco ou colorido. Apesar dessas páginas ainda continuarem lá em casa nas obras da biblioteca que guardamos com tanta estima, hoje é normal ouvirmos falar de um novo tipo de páginas: as páginas da Internet.

E quem disse que as páginas da Internet e dos livros não podem dividir a mesma prateleira? Ao caírem em domínio público, milhares de obras deixaram de estar protegidas por direitos de autor, o que significa que podem ser obtidas de forma gratuita e (muito importante) de forma absolutamente legal. Para divulgar Livros Online que podem ser descarregados por qualquer pessoa, a qualquer momento, não tardaram a surgir websites cuja principal missão é promover as obras de domínio público. Na lista em baixo apresentamos algumas das melhores plataformas onde pode baixar livros online de forma livre e legal, assim como grandes lojas que fornecem muitas vezes livros de modo gratuito.
O fenómeno do e-commerce tomou conta da Internet e hoje é possível encontrar o mesmo produto à venda em várias lojas online. Como se isto não fosse suficiente existem livros, filmes e álbuns musicais que são editados e reeditados em várias versões. Mas qual é a melhor opção e qual é a mais barata? Para descobrir a resposta a estas questões só tem de aceder ao Buscapé, o maior comparador de preços da América Latina, cuja principal missão é facilitar ao máximo o processo de compra. Ao todo, a plataforma conta com mais de 11 milhões de produtos registados e organizados em várias categorias. A diversidade é grande e vai do entretenimento, música, cinema e livros aos acessórios de moda, gadgets, eletrodomésticos e até automóveis.
O Submarino é conhecido pela sua ampla amostra de produtos. Embora dê enfoque a livros, filmes e música, é também possível encontrar nesta plataforma itens de uso diário, como roupa, eletrodomésticos e telemóveis. Criado em 1999, o Submarino lançou-se às águas do mercado digital numa altura em que o próprio conceito de comércio eletrónico se estava ainda a definir. O Submarino, além de ser uma opção de confiança, pratica preços mais baixos durante a semana e proporciona descontos únicos a todos os clientes que subscreverem a sua newsletter. A entrega, no Brasil, acontece no prazo de 2 a 3 dias, conforme a disponibilidade do artigo.
“A maior loja, os melhores preços”. Este é o slogan da Americanas e podemos dizer que não é nada exagerado. Com uma série de áreas específicas, as melhores ofertas saltam imediatamente aos olhos. Ao aceder ao website, encontrará o que procura de forma natural e uma coisa é certa: aqui há espaço para tudo. Quando dizemos tudo, não nos referimos apenas a livros, filmes e música, mas também a eletrodomésticos, sistemas de som, artigos de perfumaria e uma infinidade de outros artigos. O catálogo nunca mais acaba e, se estiver no Brasil, só são precisas 48 horas para receber em sua casa a encomenda de tudo aquilo que comprou. Simples, fácil e sobretudo barato.
O website Alibaba é atualmente a empresa líder de vendas eletrónicas na China. Com um catálogo gigantesco de tudo e mais alguma coisa, do qual fazem parte uma variedade enorme de produtos, desde bens de consumo diário a produtos de entretenimento, cada cliente pode fazer as suas compras online aos melhores preços e encontrar artigos que achava que não estavam à venda em mais lado nenhum. Criado pelo empreendedor Jack Ma, o Alibaba continua a crescer de dia para dia e procura distinguir-se através de preços competitivos e de múltiplas promoções. O melhor de tudo é que esta plataforma conta com distribuição para todo o mundo e orgulha-se de praticar tarifas económicas em portes. Vale muito a pena estar registado para receber as melhores oportunidades. Crie já a sua conta e vai ver que vale a pena!
O Casas Bahia é uma loja que se tornou popular pela venda de eletrodomésticos, móveis e outros acessórios para casa. O que nem todos sabem é que esta loja online também se dedica a uma série de outras áreas, entre as quais destacamos obviamente os livros, os DVD’s e os Blu-Rays. Atendendo ao facto de que a casa não é só a mobília, esta plataforma online exibe uma ampla panóplia de produtos. A política agora aplicada à Internet surgiu em 1957 e foi criada pelo fundador Samuel Klein. Na altura instalado em São Caetano do Sul, este imigrante resolveu chamar a loja de Casas Bahia em homenagem à população do nordeste, fundando uma loja de referência em todo o Brasil.
A Ponto Frio é uma empresa que atua na área do comércio eletrónico desde 2008. A partir de uma equipa reconhecida, coesa e experiente, a Ponto Frio assume como compromisso dar ao cliente aquilo que ele merece, ou seja, o melhor. Proporcionar excelentes condições de pagamento, preços imbatíveis e entregas pontuais são ingredientes chave para cumprir a sua principal missão. No catálogo da loja online pode encontrar de tudo um pouco: desde livros populares no mercado a álbuns de música e sem esquecer, claro, a ampla variedade de filmes. Fora os artigos de entretenimento, a Ponto Frio vende também produtos de tecnologia, beleza e estilo e até desporto.
O Walmart chegou ao Brasil em 1995 e, desde então, tem conquistado os brasileiros com a venda de produtos a preços baixos e muito acessíveis. Com uma rede de lojas físicas e um site que opera para todo o território nacional, a Walmart não quer que nada falte aos consumidores brasileiros. Sejam produtos de entretenimento, como livros, filmes e álbuns musicais a itens do dia-a-dia doméstico, como eletrodomésticos, telemóveis ou até mesmo roupa: o Walmart tem um pouco de tudo. Além disso, a plataforma permite a venda de produtos usados. A vantagem desta modalidade é que as pessoas podem comprar produtos ainda em bom estado a preços mais baixos.
Preservar grandes clássicos e obras mais recentes é o principal objetivo do Open Library. Atualmente, a plataforma reúne um total de mais de 1 milhão de livros disponíveis para download, entre outros registos mais ou menos antigos. Tudo isto é possível graças ao contributo de utilizadores individuais que decidiram aumentar a biblioteca e disponibilizar obras que dificilmente encontraríamos na biblioteca lá do bairro. Aberta 24 horas por dia, a plataforma colaborativa possui exemplares de vários géneros e estilos literários. As obras estão disponíveis em várias línguas: as mais comuns são o inglês, o português, o francês e o espanhol.
O Portal Domínio Público abriu as portas da sua biblioteca digital em 2004, proporcionando aos leitores um acervo inicial de 500 obras assinadas por autores brasileiros e estrangeiros. Desde então que a biblioteca cresceu, incluindo anualmente no catálogo dezenas de novos títulos. Hoje orgulha-se de disponibilizar mais de 2 mil obras. Uma vez que todos estes conteúdos podem ser descarregados de forma gratuita e absolutamente legal, o Portal Domínio Público espera conseguir difundir conhecimentos e saberes entre a comunidade. Uma das obras populares do acervo é a Divina Comédia de Dante, composta por três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.
Estávamos no ano de 1455 quando o alemão Johannes Gutenberg finalizou a primeira Bíblia impressa. O livro começara a ser impresso cinco anos antes e marcava o início de uma nova era: a era da imprensa. Séculos mais tarde, em homenagem ao inventor revolucionário, surgia o Projeto Gutenberg. Com ele nascia também aquela que é hoje considerada como a biblioteca digital mais antiga do mundo. Tudo começou em 1971, quando Michael Stern Har, em conjunto com voluntários, resolveu digitalizar obras e difundi-las recorrendo à ajuda das novas tecnologias. A maior parte dos livros disponibilizados já caiu em domínio público e estão disponíveis para consulta e download gratuito. Ao todo são mais de 38 mil obras.
Apesar de se apresentar com uma interface antiga e uma navegação pouco intuitiva, o eBooks Brasil funciona perfeitamente, contendo no seu acervo alguns títulos importantes da história da literatura. Ao assumir-se como um site que não é mantido através de recursos governamentais e que não tem qualquer finalidade comercial, o eBooks Brasil garante que, pela promoção do direito à informação, os leitores devem respeitar alguns termos de utilização. Na plataforma, pode encontrar uma série de livros e amostras literárias de primeiros capítulos de grandes obras. A Odisseia e a Ilíada de Homero são dois dos textos mais importantes disponíveis no eBooks Brasil, ambos traduzidos para o português.
O WikiSource funciona como uma biblioteca livre que reúne todos os livros com valor histórico-cultural e que, claro está, tenham caído sob domínio público ou disponham de licença Creative Commons. Assim, qualquer utilizador da plataforma será capaz de descarregar milhares de títulos, sem ficar privado ao acesso à informação necessária para a aprendizagem. Para lermos em português temos, por exemplo, mais de 27 mil textos disponíveis, divididos em categorias como períodos literários, países de origem e anos em que foram escritos. Basta prestar uma visita à plataforma e navegar pelas suas categorias ou, se preferir, utilizar o motor de busca.

POSTS RELACIONADOS