Home / Cultura e Sociedade /

8 Serviços Fnac que vão muito para além dos livros

8 Serviços Fnac que vão muito para além dos livros

 

Quando falamos do mercado livreiro ou de tecnologia, há uma loja que nos vem imediatamente à cabeça. Referimo-nos, obviamente, à Fnac. De livros a filmes, passando por gadgets e discos de música, esta multinacional habituou-nos a ter tudo aquilo que necessitamos quando o assunto é cultura e entretenimento. Mas, além do óbvio, o que será que sabe sobre esta loja física e virtual?

No mercado português há mais de 15 anos, a companhia é originária de França. Aliás, Fnac é um acrónimo para Fédération National D’ Achat Pour Cadres, cuja tradução é algo como Federação de Compras para Executivos.

O nome parece até um pouco elitista, mas era mesmo essa a ideia. Na sua génese, em 1954, a Fnac funcionava como uma espécie de clube exclusivo para associados. Quem fizesse parte desse grupo privilegiado tinha direito a grandes descontos e promoções. Com o tempo, a loja expandiu-se e alargou este modelo ao público-geral, através do famoso cartão Fnac.

A chegada a Portugal deu-se no ano de 1998. Desde então, temos verificado um aumento na gama de produtos disponíveis, assim como uma adequação à constante mudança dos tempos. Sempre a par da mais recente novidade, a loja tornou-se ponto de referência entre todos os amantes de cultura e entretenimento. Mas isto que acabávamos de dizer já não é novidade.

O que talvez seja novo é a série de serviços que a Fnac possui e que você desconhece. Para que fique a saber do que falamos, enumeramos em seguida uma série de 8 serviços Fnac de que provavelmente nunca ouviu falar. Continue a ler e descubra.

Serviços Fnac que talvez desconheça

Fnac Active

Quando pensa em lojas de desporto, provavelmente não o associa imediatamente a Fnac. Ainda que o nicho de mercado seja trabalhado de forma menos agressiva do que alguns dos seus concorrentes, a Fnac dedica uma secção inteira a todos aqueles que gostam de exercício. Na Fnac Active encontra uma grande variedade de equipamentos usados pelos amantes do desporto, do jogging à escalada. Basta entrar para encontrar, por exemplo, leitores de mp3 adaptados, relógios que medem a pulsação ou câmaras GoPro.

Fnac Cozinha e Lar

O nome diz tudo: em Fnac Cozinha e Lar encontra eletrodomésticos para casa e para o escritório. Falamos, por exemplo, de equipamentos como máquinas de café, aspiradores, robots de cozinha e varinhas mágicas. Com promoções frequentes, a loja online oferece preços muito competitivos que não se ficam nada atrás dos seus concorrentes. Da próxima vez que precisar de uma máquina de barbear ou de uma escova de dentes elétrica poderá consultar o website.

 

Fnac Lab Foto

Embora nem todos saibam da existência deste serviço, é já frequente depararmo-nos com máquinas que nos permitem imprimir fotografias digitais. Mas não é só isso que podemos fazer no Fnac Lab Foto. Se aceder a esta área do site Fnac poderá encomendar presentes ou fazer capas de livros personalizadas. A companhia oferece também um software específico para fazer pedidos e trabalhar imagens personalizadas. Depois é só fazer a encomenda e esperar confortavelmente que o produto chegue a sua casa.

Fnac Pro

A Fnac Pro é uma espécie de regresso às origens. Como dissemos no início deste artigo, a Fnac era inicialmente uma loja exclusiva para executivos. No Fnac Pro encontramos o lado mais empresarial da loja online. Voltado essencialmente para empresas, esta secção da plataforma oferece artigos para escritório. A gama é diversificada e inclui desde computadores a telemóveis e equipamentos de vídeo e fotografia.

Fnac Retoma

No serviço Fnac Retoma pode avaliar os seus equipamentos usados para saber exatamente quanto é que ele ainda vale. Para isso, só tem de inserir o IMEI ou o serial number no website e já está. Se a proposta lhe agradar, poderá vender o equipamento à loja, vendê-lo a outrem mais tarde ou mudar de ideias e ficar com ele para si. O serviço de retoma Fnac está disponível para câmaras digitais, telemóveis, computadores, leitores de música e consolas de videojogos.

Kit Experiência Fnac

O Kit Experiência Fnac é muito usado para oferecer presentes, mas nada o impede de o comprar para si também. Com packs a preços apelativos e grandes promoções, este tipo de ofertas inclui coisas como jantares em restaurantes de luxo, fins-de-semana em família ou desportos radicais. A aposta neste nicho de mercado deu-se porque a empresa considera que há experiências que marcam mais do que produtos em si.

Marketplace Fnac

O Marketplace Fnac é uma das mais recentes apostas da multinacional francesa. O objetivo é que a empresa sirva de intermediário entre pessoas que querem vender e pessoas que querem comprar usados. Se tem um produto e quer vendê-lo, pode consultar o website da Fnac, encontrar um preço justo e assim ganhar algum dinheiro. Indicado para quem quer renovar equipamento ou reinvestir em novo material fotográfico, por exemplo.

Wishlist Fnac

O modelo wishlist é já utilizado por vários sites. O conceito é simples: sempre que encontra um produto de que gosta ou que pretende comprar, acrescenta-o a uma lista de desejos. Mais tarde, pode encontrar facilmente aquilo que quer ou, melhor ainda, conseguir que alguém veja a sua lista e lhe ofereça esse determinado produto. Pode também ser usado para ir juntando uma série de ideias para prendas que vai oferecer no aniversário de alguém ou no natal, por exemplo.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *