Home / Arte /

O mapa mundo que mostra as obras mais importantes de cada país

mapa

O mapa mundo que mostra as obras mais importantes de cada país

 

O mundo da literatura permite-nos frequentemente abrir portas para outras realidades muito diferentes das nossas. Através das páginas de um livro conseguimos aceder a culturas e experiências de países que se situam do outro lado do planeta ou descobrir novas perspetivas sobre o que existe dentro do nosso próprio país.

Tendo isto mesmo em mente, o utilizador do Reddit Backforward24 decidiu dar asas à sua imaginação e retirar da estante alguns dos livros mais marcantes. Após alguma pesquisa na Internet, decidiu pôr mãos à obra para criar um mapa mundo diferente de tudo aquilo que conhecemos e onde cada país, em vez de contar com a habitual composição de cidades, regiões e rios, conta na verdade com o título do livro que melhor permite percebê-lo.

Este foi um exercício muito interessante e que permite, de facto, formar uma lista de leitura muito variada e extremamente adequada para quem deseja conhecer cultura diferentes. Na lista de livros, cada país é representado por (provavelmente) o livro mais famoso ou importante desse país.

Obviamente, estas escolhas foram influenciadas por alguns critérios pessoais e poderão divergir de opiniões de outros leitores. Para a Rússia, por exemplo, o livro Guerra e Paz foi escolhido, mas poderiam ter sido facilmente várias obras de Dostoiévski a ocupar esse lugar.

No Reino Unido, o livro que poderá encontrar é o clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen, que é obviamente um livro importante, mas uma sugestão que pode gerar alguma controvérsia dado que Dickens ou Shakespeare foram de igual forma (ou ainda mais) marcantes para a literatura inglesa.

No caso de Portugal, é o livro Memorial do Convento, de José Saramago – obra que valeu ao autor o Nobel da Literatura – que se encontra em representação: uma escolha que não nos surpreende e que se encaixa nos moldes da literatura. Já no Brasil, é a grande obra Dom Casmurro de Machado de Assis em grande destaque, uma escolha que vai também ao encontro dos melhores entre os melhores da literatura brasileiro.

O mesmo já não podemos dizer, por exemplo, de Espanha. No mapa de Backforward24 não é a obra Don Quixote de la Mancha de Miguel Cervantes que podemos encontrar, mas sim o livro A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón. Ainda que ambos os livros sejam bons, é possível criticar o critério do utilizador do Reddit em optar pelos livros mais conhecidos de cada país, quando todos sabemos que Don Quixote é inegavelmente mais conhecido que Zafón.

Os Estados Unidos contam com uma das escolhas mais populares: Por favor, não matem a cotovia, de Harper Lee. De destaque ainda alguns dos títulos mais conhecidos que podemos encontrar na lista: Les Miserábles, de Victr Hugo, em França; O Meu Nome é Vermelho, de Orhum Pamuk, na Turquia; A Ilíada, de Homero, na Grécia; e ainda A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende, no Chile.

No entanto, o que torna este mapa realmente interessante e útil é que cobre mesmo todo o mundo, chegando a lugares como África, Ásia e Austrália onde a divulgação literária não é tão frequente como acontece na Europa e Américas.

VEJA O MAPA DA LITERATURA EM MAIOR DETALHE AQUI!

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *