Home /

Página 404


PÁGINA 404

Por alguma razão, a página que procurava não está disponível. Pode regressar à Home do blog, ou ler imediatamente algum dos nossos posts.

Decamerão, “A comédia do sexo”: o livro medieval que deu início a uma nova era na literatura

Você já ouviu falar no livro Decamerão – ou Decameron – de Giovani Boccaccio? Trata-se de um clássico da literatura, escrito entre 1348 e 1353, que simplesmente marcou o fim da moral medieval espiritualizada e o começo do realismo na literatura. O realismo viria a culminar com o humanismo alguns séculos mais tarde. Vamos conhecer este livro, que expõe a natureza humana com crueza e perspicácia?

Falando em Literatura… um blog que espelha amor pelos livros

O Falando em Literatura... é um blog sobre literatura e artes que atingiu bastante sucesso, tendo já ultrapassado 1 milhão de visualizações, existindo boas razões para isso. Fundado e gerido por Fernanda Sampaio desde 2008, este espaço literário respira através das palavras dos escritores e dos livros que povoam cada recanto. A autora faz praticamente tudo sozinha e assim deseja continuar, conforme explica na entrevista que pode ler já a seguir.

Estas 16 personagens de Game of Thrones estão vivas nos livros

A série Game of Thrones da HBO tornou-se um êxito global, conquistando fãs com as suas mortes inesperadas, banhos de sonho, jogos de poder, sexo e dragões. Inspirada na saga As Crónicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin, a série tem-se desviado da versão literária. Neste post, apresentamos por isso 16 diferenças entre a série e os livros, que podem ser apreciadas quer por quem vê a série, quer por quem lê os livros.

Descascando a Cebola, a polémica autobiografia de Günter Grass

A polémica autobiografia de Günter Grass, “Descascando a Cebola” (conhecida no Brasil como “Nas Peles da Cebola”), ficou marcada pela confissão que o autor fez de ter pertencido às Wafen SS, uma força de elite nazi. Hoje recordamos esse episódio sobre um livro com 385 páginas que merecia outro reconhecimento, mas ao qual o público em geral e crítica especializada, devido à polémica gerada, acabou por dar menos relevância a outros aspectos da biografia do escritor.

Descubra as nossas 10 sugestões de Livros para oferecer no Natal

Se ainda não fez todas as suas compras de Natal, então deixamos neste post 10 sugestões de livros recomendados pela equipa do Mundo de Livros. São obras que vão desde a economia à História, do romance à espionagem, dos thrillers à nostalgia, da ficção científica às biografias. Neste Natal encontre nas Livrarias Online as suas leituras e os presentes mais inesquecíveis nesta época tão especial.

Qual será a Palavra do Ano 2017 para os portugueses?

04 December, 2017
Como já é habitual, chegou o momento de escolher a PALAVRA DO ANO 2017. Muitos foram os acontecimentos que marcaram o nosso quotidiano e, consequentemente, muitas foram as palavras que foram marcando a atualidade e as conversas dos portugueses. As dez palavras candidatas estão definidas e a votação decorre online, em http://www.palavradoano.pt/, até 31 de dezembro de 2017.

O beijo que Puig me deu

Assim como a língua transmite também suas bactérias, através da sincope fonética, do léxico e da organização semântica é que se destrói e se constrói, de forma igualmente eficaz, os signos e a noção de “mundo” de um povo. E da mesma forma, através desse mesmo canal, podemos estabelecer um paralelo entre as manifestações artísticas e culturais desse mesmo povo. Percebi isso, no dia que recebi o beijo de Puig. Até aquele dia não conhecia muito da obra desse brilhante argentino, além de saber que havia uma adaptação de seu livro mais conhecido para o cinema – pelo também argentino, o diretor Hector Babenco - premiada em Cannes nos anos oitenta: O beijo da mulher aranha.

Descubra as melhores Livrarias Online para a Black Friday 2017

A maioria das grandes livrarias online criou sites dedicados para que você não perca nenhuma oportunidade de garantir livros a um preço muito atraente. Uma das missões do blog Mundo de Livros é divulgar ao máximo a Literatura, por isso hoje fizemos uma lista de Livrarias Online para você aproveitar o Black Friday 2017 em grande estilo.

O livro mais misterioso do mundo: o códex de Rohonc

Existem vários livros estranhos e incompreensíveis no mundo, alguns muito antigos, mas o códex de Rohonc (Rohonczi) é o mais enigmático de todos eles, levando-se em conta a complexidade do alfabeto em que está escrito. Se você gosta de mistérios, vai querer conhecer um pouco mais sobre o códex de Rohonc, um livro que jamais foi decifrado. Vamos lá?

Descubra 10 Livros de Gestão recomendados para todos os empresários

Se tem um negócio ou está encarregue da gestão de algum projeto, então vai gostar deste artigo. Decidi olhar para a minha estante e para aquilo que alguns especialistas em gestão de negócios recomendam, para elaborar esta lista com 10 livros que todos os gestores de negócios devem ter na sua estante. Mais do que manuais, alguns destes livros são verdadeiras referências a que pode recorrer sempre que lhe surgirem algumas dúvidas. Confira agora!

WAITS/CORBIJN ’77-11’: um livro único e brilhante sobre Tom Waits

Entre 1977 e 2011, o fotógrafo holandês Anton Corbijn fotografou o músico Tom Waits. O resultado desta parceria resultou, em 2013, num livro único e brilhante composto por 226 fotografias. WAITS/CORBIJN ’77-11’ explora uma relação com mais de 30 anos e mostra-nos Tom Waits e a sua faceta mais íntima, estranha e divertida. Para os fãs dos artistas, trata-se de um livro indispensável.

Manuel de Oliveira Guerra: amado em Espanha, esquecido por Portugal

"Não se faz poesia,/ por toda a parte ela existe,/ O que é preciso é vê-la,/ e senti-la/ e colhê-la". Pouco a pouco, Manuel de Oliveira Guerra foi colhendo a sua própria poesia. A simplicidade desde sempre caracterizou a obra e a vida do escritor, que apesar de esquecido em Portugal é tido na Galiza como um ícone literário.

Você é um Empreendedor? Confira estes 10 livros inspiradores!

Steve Jobs, Stephen Hawking e até mesmo Malala Yousafzai são personalidades que, tendo todas as razões para desistir, continuaram a ser movidos por aquilo em que acreditavam. Seguindo esta lógica, o Miguel Silva decidiu olhar para a sua estante e listar as biografias que nos podem inspirar quando estamos mais desmotivados em continuar o nosso trabalho.

Não sabe como escrever bem? Descubra 30 ferramentas para ajudar!

Com a quantidade de ferramentas online, basta um simples clique para obtermos a informação que pretendemos ou então avaliar a qualidade de um texto. Se escrever bem para a Internet é o seu trabalho ou se é um escritor, jornalista, professor, académico ou aluno com falta de inspiração, este é o artigo indicado para si.

O primeiro livro do mundo: a Epopeia de Gilgamesh

O livro impresso só surgiu no século XV, mas antes, muito antes, foram escritas várias obras literárias, registradas em diferentes suportes. A mais antiga, oficialmente, é a história – ou o poema – de um rei sumério chamado Gilgamesh. Nesse remoto relato já se veem grandes temas da existência humana: coragem, amizade, inveja, amor e, notadamente, a busca pela Eternidade – ou pela compreensão da finitude, e também a espiritualidade. Confira a visão da Leila Krüger sobre este clássico!

As Aventuras de Ngunga: Review de um Clássico da Literatura Angolana

No seu primeiro artigo para o Blog Mundo de Livros, o João Antônio escreveu uma Review ao romance “As aventuras de Ngunga” de Pepetela. Este livro clássico da Literatura Angolana conta a história do menino Ngunga, feito órfão pela guerra que acontece em volta de si. A narrativa é ambientada no contexto da guerra angolana contra o colonialismo salazarista português. Vale a pena conferir o post completo!

A Crucificação e a Canção de Henry Miller

Que seus detratores o acusem de pornógrafo, de misógino, de preconceituoso - tudo bem. Que muitos países tenham fechado as portas a sua obra; considerando-a muitas vezes obscena, de mau gosto, e mesmo assim, viessem a publicá-las décadas depois - tudo bem também. Porém, ninguém há-de negar que o escritor norte-americano Henry Miller (1891-1980) foi para a virada do século XIX, para o século XX, um modelo de romantismo.

Pernaiada: A Substância da Vida (Review do Livro)

O gênero ficcional em cinema e em literatura (romance, conto, novela literária e peças teatrais) divide-se entre as obras de valor cultural e artístico e as de mero entretenimento e, algumas, até mesmo de auto-ajuda (para o autor). O romance Pernaiada (2012), de José Humberto Silva Henriques, médico em Uberaba, com mais de 300 (trezentas) obras escritas em diversos gêneros, enquadra-se inteiramente no primeiro caso, como, também, toda sua vasta obra, disponível na Amazon.