Home / Literatura de Ficção /

Livros que tentaram ser o próximo Harry Potter mas falharam

próximo Harry Potter

Livros que tentaram ser o próximo Harry Potter mas falharam

 

Em 2007, quando saiu o último livro de Harry Potter – que veio confirmar o sucesso de vendas que já se tinha verificado no lançamento dos livros anteriores – as editoras começaram a adotar uma estratégia de marketing para lançar novos autores e livros. Essa estratégia, de que falamos já anteriormente neste blog num outro post, passava muito por colar na capa do livro um autocolante ou até mesmo incluir no design da capa uma frase como “O próximo Harry Potter.”

O objetivo era muito óbvio: direcionar livros de fantasia juvenil para um público já segmentado pelos livros de Harry Potter. A partir do momento em que a saga terminou, surge um “vazio” entre os leitores que não podem regressar a Hogwarts, ao mundo da magia e rever as suas personagens queridas. Portanto, porque não preencher o vazio com literatura de novos autores?

Muitos leitores – eu incluído – deixaram-se apanhar por esta jogada de marketing e viram-se a levar para casa livros com a promessa de uma história semelhante a Harry Potter sem ser de facto Harry Potter. As expectativas que os leitores tinham para estes livros, como podem calcular, eram muito altas. Seria alguém capaz de calçar os sapatos do Rapaz Que Sobreviveu?

Muitos autores tentaram, muitos viram as suas obras ser equiparadas a Harry Potter sem sequer contribuir com uma palavra para o assunto… Mas verdade seja dita, nenhuma história conseguiu superar a de J. K. Rowling. O truque é simplesmente mau e somos da opinião que não deve ser usado por editoras.

Mas não nos vamos alongar muito mais nesta discussão. Neste post compilamos uma lista de 20 livros que foram apelidados de o “próximo Harry Potter” mas que nunca conseguiram igualar o trabalho de J. K. Rowling.

  1. Shadow and Bone de Leigh Bardugo
  2. The Mortal Instruments de Cassandra Clare
  3. Artemis Fowl de Eoin Colfer
  4. The Hunger Games de Suzanne Collins
  5. The Spiderwick Chronicles de Tony DiTerlizzi eHolly Black
  6. Incarceron de Catherine Fisher
  7. Inkheart de Cornelia Funke
  8. The Half Bad Trilogy de Sally Green
  9. The Magicians de Lev Grossman
  10. The Queen of the Tearling de Erika Johansen
  11. The Twilight Saga de Stephanie Meyer
  12. The Night Circus de Erin Morgenstern
  13. The Inheritance Cycle de Christopher Paolini
  14. Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children de Ransom Riggs
  15. Percy Jackson and the Olympians de Rick Riordan
  16. The Name of the Wind de Patrick Rothfuss
  17. Septimus Heap de Angie Sage
  18. The Bone Season de Samantha Shannon
  19. A Series of Unfortunate Events de Lemony Snicket
  20. Tunnels de Roderick Gordon e Brian Williams

Atenção: não queremos de forma alguma denegrir os livros listados acima ou os seus autores. Na verdade, muitos dos livros acima prometem de facto fascinar fãs de Harry Potter e quem aprecia o género literário de fantasia. Muitos destes livros, como The Hunger Games e The Bone Season, contam histórias poderosas, lideradas por personagens igualmente carismáticas.

Mas se são o próximo Harry Potter? Não, a estratégia não deve ser sequer usada pelas editoras. Nada poderá substituir Harry Potter para um fã que leu Harry Potter. Hoje, quando vejo esta etiqueta em certos livros, só me apetece revirar os olhos e descartar de imediato a leitura sem antes ter lido a sinopse na contracapa: o feitiço virou-se conta o feiticeiro.

 

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<