Home / Cultura e Sociedade /

Uma Vida no Nosso Planeta: O testemunho de Sir David Attenborough

Uma Vida no Nosso Planeta: O testemunho de Sir David Attenborough

Amazon
  

Sir David Attenborough é, provavelmente, o naturalista mais reconhecido mundialmente, graças às mais de 7 décadas como divulgador de ciência e da vida animal na televisão.

Ao longo dos seus 94 anos foi testemunha do declínio em espiral da biodiversidade, consequência da sobre-exploração dos recursos naturais do nosso planeta. O livro Uma Vida no Nosso Planeta é o seu testemunho, a sua memória de um mundo que já não existe, mas também a sua visão para o futuro, onde a Humanidade passará a ser a guardiã atenta da Terra e a extraordinária resiliência da natureza resgatará a sua biodiversidade.

“Nós, seres humanos, sozinhos na Terra, somos poderosos o suficiente para criar mundos, e para depois destruí-los. O mundo natural está a desaparecer aos poucos. As provas estão por toda a parte. Aconteceu durante a minha vida. Eu vi com os meus próprios olhos. E irá levar à nossa destruição. Contudo, ainda há tempo para desligar o reator. Existe uma boa alternativa. Este livro é a história de como chegámos aqui, do nosso grande erro e de como, se agirmos já, podemos corrigi-lo.” – Sir David Attenborough

Uma Vida no Nosso Planeta acompanha um documentário com o mesmo título que estreou na Netflix em outubro de 2020. É em parte um livro de memórias mas sobretudo um alerta para o declínio dos lugares selvagens do nosso planeta e da sua biodiversidade.

Dividida em 3 capítulos, a obra apresenta uma análise daquilo que correu mal nos últimos 70 anos e segue para uma previsão do futuro apocalíptica, que pode bem acontecer se não alterarmos os nossos comportamentos.

A terceira parte do livro traz uma mensagem positiva, de esperança, que ajuda o leitor a perceber de que forma se pode reverter o declínio.

Esta é sem dúvida uma leitura fascinante, chocante e assustadora, mas ao mesmo tempo uma mensagem de esperança no futuro. Sir David Attenborough consegue prender a atenção do leitor da primeira à última linha, transmitindo a sua mensagem de forma clara e de fácil compreensão.

“Dar e receber: é essa a essência do equilíbrio. Quando a Humanidade, como um todo, estiver numa posição de retribuir à natureza pelo menos tanto quanto dela tiramos, e de pagar parte da nossa dívida, todos poderemos ter vidas mais equilibradas. Está tudo pronto para conquistarmos esse futuro. Temos um plano. Sabemos o que fazer. Existe um caminho para a sustentabilidade. É um caminho que pode conduzir a um futuro melhor para toda a vida na Terra. Temos de transmitir aos nossos políticos e dirigentes empresariais que sabemos isso, que essa visão para o futuro não é apenas algo de que precisamos, é algo que, acima de tudo, queremos.” – Sir David Attenborough

LIVRO DISPONÍVEL NAS LIVRARIAS ONLINE

WOOK

AMAZON BRASIL

LIVRARIA CULTURA

Sinopse do livro Uma Vida no Nosso Planeta

“A verdadeira tragédia do nosso tempo: o declínio em espiral da biodiversidade do nosso planeta. Para a vida prosperar neste planeta, tem de existir uma imensa biodiversidade. Só quando milhares de milhões de organismos conseguem tirar o máximo partido de cada recurso e oportunidade que encontram, e só quando milhões de espécies vivem vidas que se interligam de modo a sustentarem-se umas às outras é que o planeta pode funcionar com eficiência. Quanto maior for a biodiversidade, mais segura será toda a vida na Terra, incluindo nós próprios. Contudo, o modo como nós, seres humanos, vivemos hoje na Terra está a colocar a biodiversidade em declínio. O mundo natural está a desaparecer aos poucos. As provas estão por toda a parte. Aconteceu durante a minha vida. Eu vi com os meus próprios olhos. E irá levar à nossa destruição. Contudo, ainda há tempo para desligar o reator. Existe uma boa alternativa. Este livro é a história de como chegámos aqui, do nosso grande erro e de como, se agirmos já, podemos corrigi-lo.” – Sir David Attenborough

Quem é Sir David Attenborough?

Sir David Attenborough é um naturalista cuja carreira televisiva está agora na sétima década. Depois de estudar Ciências Naturais em Cambridge e de uma breve passagem pela edição, foi trabalhar para a BBC, onde chegou a diretor de programas.

 

Desde o lançamento da sua famosa série televisiva Zoo Quest em 1954, pesquisou quase todos os aspetos da vida na Terra e transformou-os em múltiplos documentários de divulgação científica. O mais recente programa, Planeta Terra II, foi o documentário sobre a natureza com a maior audiência de todos os tempos.

Recentemente, Sir David Attenborough criou uma conta no Instagram e conquistou imediatamente 1,3 milhões de seguidores! “Olá, o meu nome é David Attenborough. Estou na televisão e rádio há 60 anos, mas esta é a minha primeira vez no Instagram”, começou por dizer o naturalista na primeira publicação na plataforma.

Depois, no vídeo, explica que se inicia numa nova forma de comunicar porque “o mundo está em perigo”, e deu exemplos de “continentes em chamas, glaciares a derreter e peixes a desaparecer” dos oceanos. O naturalista espera assim chegar através do Instagram a um público mais vasto, tendo em conta que a rede social é muito popular entre os mais jovens.

Dados Técnicos do livro Uma Vida no Nosso Planeta

Género: Ciências Exatas e Naturais / Ecologia

Tradução: Marta Pinho

Formato: 15 x 23,5 cm

N.º de páginas: 320

Data de lançamento: 13 de novembro de 2020

PVP: € 18,80

ISBN: 9789896446512

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *