Home / Cultura e Sociedade /

Clive Thompson: o pensamento humano no livro Smarter Than You Think

Clive Thompson: o pensamento humano no livro Smarter Than You Think

 

A Internet e as novas tecnologias trouxeram inúmeras mudanças não só no mundo que nos rodeia, como na forma como pensamos. Em Smarter Than You Think, Clive Thompson defende o argumento, segundo o qual esta grande rede de computadores e pessoas está a potenciar o pensamento humano. O resultado final: novas descobertas e novas formas de pensar.

Se quer perceber a forma como a Internet influenciou o cérebro humano, pois saiba que este é o livro indicado para si. A obra opõe-se ferozmente aqueles que consideram que as novas tecnologias vieram fazer com que as pessoas se tornassem menos inteligentes e defende a utilização das máquinas como um instrumento para chegar à solução de problemas mais complexos e fraturantes.

“Smarter Than You Think” de Clive Thompson

Alguns especialistas consideram que a possibilidade de poder saber o que quer que seja com um simples clique tem vindo a tornar os cérebros mais preguiçosos. Clive Thompson, discorda. Segundo o próprio, com a utilização de ferramentas como o motor de busca da Google não há uma perda de inteligência, mas sim uma maior dificuldade em recordar detalhes. Tal fenómeno acontece também graças à quantidade massiva de informação com que somos bombardeados assim que acedemos à Internet.

Fã de inovações e de ideais em geral, Thompson defende a evolução natural e afirma, inclusive, que daqui a cerca de 40 anos tanto o Facebook como o Twitter não existirão. E isto não é uma crítica, mas sim uma constatação de que as pessoas são seres com necessidades ilimitadas e constantes. Ideias sucedem ideias e novos projetos herdarão o sucesso do Facebook.

A propósito de redes sociais, “Smarter Than You Think” ressalva a importância destas ferramentas no contexto atual. Em suma, destaca os problemas que maioritariamente se prendem com questões de privacidade que se traduzem em atrasos legislativos.

A vontade de inovar e o interesse económico das empresas da Internet e das tecnologias faz com que o progresso seja extremamente rápido. Todos os dias surge uma nova aplicação com inúmeras funcionalidades e que prometer ter grande impacto na vida das pessoas. No entanto, verifica-se uma incapacidade por parte dos governos de acompanhar, com legislação adequada, as novas necessidades da população. Casos de despedimentos graças a comentários no Facebook são apenas uma exemplo de como a questão é controversa.

Descontos!
 

Isto leva-nos a um conceito temporal que, segundo o autor, descreve o século XXI como “A Idade do Pensamento Público“. O fenómeno resulta de um aumento rápido do espaço público não só com a Internet, como com aos meios de comunicação social. Um pequeno boato pode assumir proporções gigantescas através de uma simples publicação no Facebook, por exemplo.

Em Smarter Than You Think, Clive Thompson fala de uma transferência do pensamento privado para o domínio público, destacando os novos desafios da Internet. E embora esta nos torne mais inteligentes, também tem o potencial para nos tornar frágeis e vulneráveis. Em suma, é necessário saber lidar com esta ferramenta.

Mais do que um conjunto de aspetos teóricos, a obra resulta de um conjunto de experiências e conta a história de pessoas que utilizam as novas tecnologias para potenciar o pensamento. Leia “Smarter Than You Think” e conheça a história de um milionário que consegue armazenar todos os episódios da sua vida, ou um investigador de um investigador da área de Inteligência Artificial que está a criar um software que permite descobrir o humor das pessoas.

Artigo publicado originalmente no blog Estratégia Digital: “Smarter Than You Think” de Clive Thompson

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *