Home / Cultura e Sociedade /

Descubra o lado mais íntimo de Susan Sontag no livro Histórias

Descubra o lado mais íntimo de Susan Sontag no livro Histórias

 

DConhecida sobretudo através das suas obras de ensaio, sem dúvida o género que mais projeção lhe deu, a voz de Susan Sontag revela no livro Histórias uma vertente mais pessoal e íntima, a que os seus leitores estarão menos habituados. Esta obra reúne a totalidade da ficção breve que produziu, 11 textos, aqui traduzidos por Vasco Teles Menezes.

Susan Sontag foi uma das mais importantes e influentes intelectuais norte-americanas da segunda metade do século xx. Foi professora, ativista na defesa dos direitos das mulheres e dos direitos humanos em geral, ficcionista e ensaísta frequentemente premiada e amplamente traduzida.

A sua escrita foi presença assídua nas publicações The New Yorker, The New York Review of Books, The New York Times, The Times Literary Supplement, Art in America, Antaeus, Par-nassus, The Nation e Granta, entre outras.

Susan Sontag teve um filho, David Rieff – editor dos seus diários inéditos, publicados com o título Renascer –, e viveu os últimos anos da sua vida com a fotógrafa Annie Leibovitz. Susan Sontag nasceu em 1933, em Nova Iorque, cidade onde morreu, em 2004.

Ao longo de toda a sua vida de escritora, Susan Sontag dedicou-se intermitentemente à ficção curta. Essas histórias passam pela alegoria, pela parábola e pela autobiografia, e mostram uma personalidade em confronto com problemas não assimiláveis pelo ensaio, a forma que Sontag mais praticou.

No livro Histórias ela apanha fragmentos da vida, em relance, dramatiza os seus desgostos e temores mais íntimos e deixa que as personagens se apoderem dela como e quando querem. O resultado é um conjunto de grande versatilidade e charme. E imbuído do brilhantismo que define toda a obra de Susan Sontag.

CONHEÇA TODA A OBRA DE SUSAN SONTAG NAS LIVRARIAS ONLINE:

AMAZON BRASIL

FNAC PORTUGAL

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

Leia as críticas da imprensa internacional

«Casamento, perda, encontro com Thomas Mann. Estas histórias são ricas em conhecimento autobiográfico.» – The Guardian

 «Agora, tantos anos depois da sua morte, toda a sua ficção breve foi reunida neste volume – e que repasto abundante que é.» – The Herald

«Sontag, a fantasticamente segura “dama sombria das letras americanas”, é [aqui] guilhotinada pela Sontag punk, pela agitada Sontag diarística, pela Sontag perplexa.» – The New Yorker

«Susan Sontag, a crítica literária e social, está perfeitamente em casa na ficção […] e até por ela transfigurada.» – The New York Times Magazine

Detalhes do livro Histórias de Susan Sontag

Género: Literatura/Contos

Formato: 15 x 23,5 cm

N.º de páginas: 368

Data de lançamento: 15 fevereiro de 2019

PVP: € 18,80

ISBN: 9789897225437

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *