Home / Escritores /

Sylvia Day: a mulher que leva a literatura erótica a sério

Sylvia Day: a mulher que leva a literatura erótica a sério

 

Sylvia Day tornou-se, quase silenciosamente, um dos maiores nomes da literatura erótica dos nossos dias. Mesmo que os fãs continuem a colocar livros como As 50 Sombras de Grey nos tops de vendas das livrarias de um dia para o outro, os livros de Sylvia Day – que tinham sido publicados muito anos antes do trabalho de E. L. James – têm também feito o seu lugar nos tops e recebido excelentes críticas por quem aprecia este género literário.

Antecipando o sucesso e estrelato da autora no próximo ano – já que se encontra em produção uma série televisiva inspirada numa das suas sagas literárias – quisemos perceber quem é Sylvia Day e porque tantos leitores (e a própria escritora) a consideram melhor do que E. L. James. Alertamos desde já que esta não foi uma tarefa fácil, já que a autora sempre se manteve bastante reservada quanto à sua vida pessoal. Ainda assim, tentamos delinear uma biografia para a mulher por detrás do sucesso de Crossfire.

Nascida no dia 11 de março de 1973, Sylvia Day assume-se hoje como uma escritora japonesa e americana, somando ao seu currículo mais de 30 livros que assina com o seu próprio nome ou com os pseudónimos S. J. Day ou Livia Dare. Através das suas obras, que contam quase sempre com uma tendência para o erotismo, conseguiu já alcançar a posição número de vendas de livros em 28 países.

O estilo de Sylvia Day, como apontamos acima, é um dos principais motivos por detrás do seu sucesso. A autora não se limita a escrever literatura erótica: mais do que isso, Day procura fundir diferentes géneros, criar histórias intensas e complexas que cativem o leitor mas que também lhe permitam o lado mais erótico, acrescentando assim um certo realismo que não encontramos por vezes noutras obras. Não se trata apenas de vender sexo através de um livro.

A bibliografia da autora está pautada por romances que combinam elementos de ficção paranormal e especulativa, ficção científica e futurista e até mesmo romances históricos. Ainda assim, os seus livros mais vendidos e célebres são aqueles que integram a série Crossfire – que será em breve adaptada para a televisão. E não é difícil perceber porquê, já que o quinteto literário vendeu mais de 13 milhões de cópias na sua versão em inglês, tendo os direitos de autor sido vendidos a mais de 40 países para tradução.

O enredo desta obra revolve à volta da personagem de Eva Tramell que se apaixona por Gideon Cross e vê nele muito mais do que um homem lindo, fascinante, louco e sedutor: vê nele um reflexo de si própria, uma mistura das cicatrizes que marcam o seu passado e desejos que motivam o seu futuro. Quase como se fossem o reflexo um do outro. O relato de uma relação turbulenta, excitante e romântica, marcada por um erotismo que fará As 50 Sombras de Grey corar de vergonha.

A própria Sylvia Day já tem vindo a dizer que a superioridade das suas obras face a Twilight é mais do que evidente e que sabe porque razão tal se sucede. “Sou uma escritora profissional de ficção erótica que tem publicado obras premiadas há uma década. A E.L. James escreveu uma fanfiction da saga Twilight por diversão. São processos muito diferentes escrever profissionalmente para o grande público e escrever para os fãs da Bella e do Edward. Não é uma comparação justa”, disse a escrita em entrevista à revista Época.

Entretanto, mesmo não sendo do conhecimento público muitos detalhes acerca do percurso académico de Sylvia Day, sabemos que é uma das co-fundadoras da Passionante Ink – um grupo que procura reunir escritores de romances eróticos nos Estados Unidos, num movimento de afirmação deste subgénero no mercado editorial, expressando uma voz suficientemente alta para ser ouvida na indústria.

 

Além de continuar a escrever a um ritmo alucinante, Sylvia Day também apresenta workshops de escrita e tem participado em eventos públicos como oradora, expressando-se sempre como uma das vozes mais importantes da literatura erótica. Em 2014, a autora chegou mesmo a fazer uma booktour pelo Brasil, percorrendo sete cidades para se dar a conhecer aos seus fãs e lhes proporcionar a oportunidade de ter o livro autografado.

Você encontra todos os livros mencionados neste artigo nos seguintes sites:

LIVRARIA SARAIVA

AMAZON BRASIL

LIVRARIA CULTURA

FNAC BRASIL

FNAC PORTUGAL

SUBMARINO

CONHEÇA MELHOR O TRABALHO DE SYLVIA DAY E A ORDEM EM QUE DEVE LER OS LIVROS AQUI!

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *