Home / Escritores /

2 poemas de Tolkien descobertos numa revista de 1936

tolkien

2 poemas de Tolkien descobertos numa revista de 1936

 

Dois poemas previamente desconhecidos do autor britânico J. R. R. Tolkien foram encontrados recentemente numa escola em Abingdon, Oxfordshire. O homem que fez a descoberta, Stephen Oliver, é o diretor do Our Lady’s School – um colégio católico em Oxford -, e encontrou os poemas por mero acaso quando analisava um velho exemplar da revista da escola, mais precisamente uma edição datada ao ano de 1936.

Estes poemas publicados na revista não são, no entanto, propriamente inéditos. Várias análises aos poemas permitiram perceber que foram publicados, mais tarde, noutras publicações assinadas pelo autor. Um dos poemas, O Homem Sombra, é uma versão anterior de um poema que o autor de O Senhor dos Anéis publicou eventualmente em 1962 na sua coletânea As Aventuras de Tom Bombadil. O outro poema, Noel, é um poema de Natal, que comemora o nascimento de Jesus e pode ser encontrado em Cartas do Pai Natal.

Numa demanda à procura de poemas de Tolkien

O diretor Stephen Oliver encontrou os poemas depois de ter sido contactado por Wayne G Hammond, um investigador americano que estuda Tolkien e a sua obra. Através de um apontamento feito pelo próprio Tolkien – que tentou listar todos os seus poemas publicados – o investigador descobriu a ligação do autor ao colégio britânico.

Outras investigações revelaram que estes dois poemas  que se encontravam na edição de 1936 da revista anual da Our Lady’s School, quando a escola era então administrada pelas Irmãs da Misericórdia. Hammond assumiu de imediato interesse em encontrar estes poemas com o intuito de descobrir todo o trabalho poético de J. R. R. Tolkien.

“No início, não conseguia encontrar a edição de 1936 a que se referia o Mr. Hammond nos arquivos das Irmãs da Misericórdia, em Londres”, disse Stephen Oliver, o atual diretor da escola. “Então, enquanto me preparava para um evento com ex-alunos, descobri a nossa própria cópia e vi os dois poemas de que Mr. Hammond estava à procura. A minha excitação quando os vi foi esmagadora. Sou um grande fã de Tolkien e fiquei emocionado por descobrir uma ligação entre o autor e a nossa escola “.

Pensa-se que Tolkien, um católico devoto, conheceu a Our’s Lady School enquanto vivia em Northmoor Road e leccionava aulas de Anglo-Saxão na Universidade de Oxford. Foi aliás durante esse período  que escreveu O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

“Temos a intenção de fazer os poemas a peça central de uma exposição sobre a rica história da nossa escola, que também tem ligações fascinantes com Florence Nightingale”, revelou Oliver à imprensa. “Como escritor eu mesmo, sinto-me privilegiado por ter sido parte da descoberta destas obras perdidas.”


 

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

<