Home / Literatura /

Top 10 de Artigos mais lidos no Mundo de Livros em Abril 2017

Top 10 de Artigos mais lidos no Mundo de Livros em Abril 2017

 

Está na altura de apresentar a todos os nossos seguidores uma nova rubrica mensal, que sairá no blog Mundo de Livros no início de cada mês: os 10 artigos mais lidos dos últimos 30 dias. Desta vez, para inaugurar esta rubrica, começamos pelo mês de abril 2017.

Se não teve a oportunidade de ler alguns dos nossos artigos mais populares, damos-lhe agora a oportunidade para o fazer. Já abaixo poderá encontrar o top 10, assim como os respectivos títulos e um breve excerto do conteúdo do artigo.

Numa análise geral aos hábitos de pesquisa dos nossos seguidores, verificamos que temas como poesia foram um ponto forte, tal como grandes nomes da literatura portuguesa. Mas de fora não ficou ainda a ficção.

Boa leitura e vemo-nos de novo daqui a um mês!

Top 10 de artigos mais lidos no Mundo de Livros em abril 2017

5 poemas de Jorge Amado que vêm entrelaçados em prosa

O escritor e poeta Jorge Amado é hoje relembrado como um dos grandes nomes da literatura brasileira. Autor de livros emblemáticos como Capitães da Areia, Gabriela, Cravo e Canela e ainda Dona Flor e Seus Dois Maridos, este escritor da Bahia não é especialmente relembrado pelo seu trabalho poético. É por essa razão que neste post procuramos a poesia em Jorge Amado, focando a nossa atenção nos poemas que se encontram presentes nos seus romances.

7 livros com mapas incríveis de lugares fictícios

Neste post, decidi honrar alguns dos títulos mais importantes da literatura de ficção e fantasia mas sobre uma perspetiva mais cartográfica. Conheça 7 livros com mapas fictícios incríveis, conheça um pouco da história por detrás desses mesmos mapas e deixe-se levar de novo para estes universos alternativos.

8 autores se esconderam atrás de pseudónimos

É impossível apontar um único motivo para explicar a decisão de um autor em assinar com um pseudónimo. Por vezes, é a mera vergonha de dar a conhecer a cara ao público, outras vezes é simplesmente um capricho ou, como acontece com Fernando Pessoa, uma forma de demarcar diferentes personalidades. Neste post, desvendamos os pseudónimos de alguns autores.

O mapa mundo que mostra as obras mais importantes de cada país

O utilizador do Reddit Backforward24 decidiu dar asas à sua imaginação e retirar da estante alguns dos livros mais marcantes da história da literatura. Após alguma pesquisa na Internet, decidiu pôr mãos à obra para criar um mapa mundo diferente de tudo aquilo que conhecemos e onde cada país conta com o título do livro que melhor permite percebê-lo.

Codex Seraphinianus: a enciclopédia sobre um mundo imaginário

 

Não existe talvez livro mais estranho e fantástico que o Codex Seraphinianus. Se nunca ouviu este título, vai ficar de certo interessado em saber que se trata de uma enciclopédia repleta de detalhes sobre um mundo imaginário… e que ninguém consegue ler!

As melhores obras da literatura portuguesa dos últimos 100 anos

Como apontar o dedo a um livro e dizer que é um dos melhores dos últimos 100 anos? Com o mercado editorial a crescer de ano para ano, esta é uma pergunta que se torna cada vez mais difícil de responder. A revista Estante da Fnac decidiu por isso reunir um júri para que chegasse a um resultado.

16 livros de Fernando Pessoa podem agora ser descarregados gratuitamente

Hoje trazemos até si uma novidade que fará muito pelos seus hábitos de leitura: 16 livros de Fernando Pessoa, entre os quais o Livro do Desassossego e o Cancioneiro, podem agora ser descarregados de forma gratuita na Internet.

O que o livro físico tem e o digital não

Prepare-se porque este é um post sobre o livro como o conhecemos: o livro físico. Não há espaço para e-readers e livros digitais nos próximos parágrafos. Recordando a importante arte da imprensa, dedicamos um post inteiro aos livros de tinta e papel e apresentamos 7 razões para que leia um livro físico, nem que seja só de vez em quando.

J. K. Rowling e a magia que Portugal deu a Harry Potter

Decidimos que estava na hora de fazer um longo artigo sobre a ligação de J. K. Rowling a Portugal. Quando é que a autora chegou à cidade do Porto? Por que razão deixou o Reino Unido? De que forma a cidade Invicta influenciou a escrita do mundo imaginário do rapaz que sobreviveu? Após investigarmos cuidadosamente estas perguntas, esperamos conseguir dar resposta a cada uma delas.

Ensaio Sobre a Lucidez: “Não faço propaganda ao voto em branco”

Em 2004, pela altura do lançamento do livro Ensaio sobre a Lucidez, o auditório da faculdade de Arquitectura do Porto encheu-se para ouvir José Saramago falar da sua publicação. Nesse dia, a Goreti Teixeira teve a oportunidade de estar presente neste evento e de assistir ao Nobel da Literatura português falar, na primeira pessoa, sobre esta obra polémica que tece críticas ao sistema político.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *