Home / Escritores /

Top 10 de Artigos Mais Lidos no Mundo de Livros em Junho 2017

Top 10 de Artigos Mais Lidos no Mundo de Livros em Junho 2017

 

O que andaram os nossos seguidores a ler no Mundo de Livros no mês de Junho? Chegou a altura de fazer mais um top 10 dos artigos mais lidos!

Uma vez mais, Jorge Amado e a sua poesia mantêm a liderança no top 10 dos artigos, mantendo a posição que já registava em abril. No entanto, ainda que os nossos seguidores continuem a fazer o mesmo tipo de pesquisas, notamos certas diferenças. O interesse pela autora Sylvia Day parece ter aumentado com o aumento da temperatura, uma vez que o artigo emergiu para a segunda posição.

Entretanto, entre as novidades publicadas pela primeira vez em junho, o artigo Sabe quais são as 3 palavras portuguesas impossíveis de traduzir? parece ter gerado especial interesse entre os nossos seguidores, uma vez que entrou diretamente para o top 10. E até mesmo alguns artigos mais antigos, nomeadamente o artigo biográfico à autora Agustina Bessa-Luís e o artigo referente à enciclopédia fictícia Codex Seraphinius, encontram-se também entre os mais lidos.

Se não teve tempo para ler estes artigos, poderá encontrá-los já abaixo.

Top 10 de artigos mais lidos no Mundo de Livros Junho 2017

5 poemas de Jorge Amado que vêm entrelaçados em prosa

O escritor e poeta Jorge Amado é hoje relembrado como um dos grandes nomes da literatura brasileira. Autor de livros emblemáticos como Capitães da Areia, Gabriela, Cravo e Canela e ainda Dona Flor e Seus Dois Maridos, este escritor da Bahia não é especialmente relembrado pelo seu trabalho poético. É por essa razão que neste post procuramos a poesia em Jorge Amado, focando a nossa atenção nos poemas que se encontram presentes nos seus romances.

Guia: todas as séries de Sylvia Day organizadas por ordem de leitura

Parece não haver margem para dúvidas: Sylvia Day é hoje como uma das rainhas da literatura erótica. Com mais de 30 livros publicados – recaindo sobre os mais variados géneros, mas sempre com um toque de erotismo – a autora já alcançou o n.º1 nas listas do New York Times e bestsellers internacional.  Neste post organizamos as séries de Sylvia Day por uma ordem lógica de leitura, para que possa assim apreciar o melhor do trabalho da escritora.

7 livros com mapas incríveis de lugares fictícios

Neste post, decidi honrar alguns dos títulos mais importantes da literatura de ficção e fantasia mas sobre uma perspetiva mais cartográfica. Conheça 7 livros com mapas fictícios incríveis, conheça um pouco da história por detrás desses mesmos mapas e deixe-se levar de novo para estes universos alternativos.

J. K. Rowling e a magia que Portugal deu a Harry Potter

Decidimos que estava na hora de fazer um longo artigo sobre a ligação de J. K. Rowling a Portugal. Quando é que a autora chegou à cidade do Porto? Por que razão deixou o Reino Unido? De que forma a cidade Invicta influenciou a escrita do mundo imaginário do rapaz que sobreviveu? Após investigarmos cuidadosamente estas perguntas, esperamos conseguir dar resposta a cada uma delas.

Agustina Bessa-Luís: a incansável contadora de histórias

Descontos!
 

Desde 2006 que não se sabe muito sobre a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís. Tratando-se de um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa do século XX, a autora (que completou em 2012 os seus 90 anos) retirou-se da vida pública pouco depois de terminar o seu último romance A Ronda da Noite, repousando também a caneta e o papel.

6 livros essenciais para entender o terror do Holocausto

A tristeza do Holocausto tem servido de inspiração para muitos livros que procuram retratar como era a vida num campo de concentração e durante o terror do Holocausto. Neste post, partilhamos consigo alguns dos títulos que consideramos relevantes e que, de forma tocante e emocionante, conseguem ilustrar a vida e a morte num campo de concentração.

8 autores que se esconderam atrás de pseudónimos

É impossível apontar um único motivo para explicar a decisão de um autor em assinar com um pseudónimo. Por vezes, é a mera vergonha de dar a conhecer a cara ao público, outras vezes é simplesmente um capricho ou, como acontece com Fernando Pessoa, uma forma de demarcar diferentes personalidades. Neste post, desvendamos os pseudónimos de alguns autores.

Sabe quais são as 3 palavras portuguesas impossíveis de traduzir?

A língua portuguesa é atualmente o 5.º idioma mais falado do mundo, assumindo-se como língua oficial de 9 nações e registando no seu léxico com cerca de 400 mil palavras. No entanto, como um estudo apurou recentemente, a nossa língua conta ainda com algumas particularidades, sendo uma delas o facto de registar 3 palavras que são impossíveis de traduzir.

Codex Seraphinianus: a enciclopédia sobre um mundo imaginário

Não existe talvez livro mais estranho e fantástico que o Codex Seraphinianus. Se nunca ouviu este título, vai ficar de certo interessado em saber que se trata de uma enciclopédia repleta de detalhes sobre um mundo imaginário… e que ninguém consegue ler!

As 14 mais belas livrarias da Europa

Chamada vulgarmente de Velho Continente, a Europa foi o berço de grandes civilizações. Ao longo da história, assistiu à ascensão e à queda de impérios, ao surgimento de correntes filosóficas e ao brotar de conflitos localizados e mundiais. Esta riqueza histórica e milenar traduziu-se numa miríade de obras literárias que, de uma forma ou de outra, acabam por revelar os traços culturais de um continente.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *