Home / Escritores /

Viagem a Portugal: percorrendo o país com José Saramago

Viagem a Portugal: percorrendo o país com José Saramago

 

José Saramago será para sempre recordado com carinho na história da literatura portuguesa. Autor de O Memorial do Convento, Ensaio Sobre a Cegueira e o Evangelho Segundo Jesus Cristo, o escritor português recebeu em 1998 o Nobel da Literatura sendo, até à data, o único português distinguido com o prémio.

No entanto, da bibliografia de Saramago fazem parte muitas outras obras que, mesmo não tão conhecidas como os títulos mais polémicos, demonstram de igual forma o talento do escritor e a sua sensibilidade enquanto artista e português.

Neste post falamos do livro Viagem a Portugal, lançado pela primeira vez em 1983 e recentemente editado pela Porto Editora. Trata-se de uma colectânea de crónicas escritas por José Saramago ao longo da sua viagem por todas as regiões de Portugal continental.

Viagem a Portugal: um roteiro de viagens muito diferente

Entre outubro de 1979 e julho de 1980, aceitando o convite que lhe foi lançado pelo Círculo de Leitores, José Saramago percorreu o país lés a lés, visitando cada uma das regiões de Portugal Continental e tecendo a sua opinião sobre monumentos e locais emblemáticos.

Deixando-se levar por uma deambulação, Saramago reuniu os seus pensamentos num livro que é um misto de crónica, narrativa e recordações. O livro encontra-se repleto de citações inspiradoras que capturam bem a essência daquilo que é viajar.

Descontos!
 

Uma das frases mais emblemáticas do livro é sem dúvida a seguinte: “O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos».

Renovando o esquematismo tradicional do guia turístico, Viagem a Portugal
constitui uma revelação surpreendente de Portugal. O leitor é levado a conhecer o autêntico rosto duma terra inesgotável, por caminhos humanos e naturais cuja beleza e força nos surpreendem.

Trinta e cinco anos depois da primeira edição do livro, a Porto Editora volta a coloca-lo nas livrarias com um aspeto fresco e uma capa nova. O livro reúne as crónicas de viagem do Nobel português pelo nosso país, oferecendo-nos um retrato de cada região, das suas pessoas e paisagens.

Com mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga. Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, traduzida em todo o mundo. José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel de Literatura em 1998.

 

Partilhar este artigo

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *