Home / Literatura /

Será que você é oficialmente um viciado em livros?

Será que você é oficialmente um viciado em livros?

 

Livros, livros e mais livros. Acumulam-se na estante uns em cima dos outros, dão origem a listas de prioridades e, ainda assim, nunca são demais. Se concorda com esta última afirmação, então é possível que possa sofrer de bibliomania ou que, pelo menos, seja viciado em livros.

Espera, biblio-quê? A bibliomania é uma desordem obsessiva-compulsiva que afeta pessoas que colecionam livros desenfreadamente. Ainda assim, devemos salientar que nem todos os colecionadores são bibliómanos. Para que o distúrbio seja diagnosticado, os livros têm de se tornar um impedimento à socialização, levando à deterioração das relações pessoais. Em muitos casos de bibliomania, as pessoas não consomem apenas aquilo que é do seu interesse. A compulsão é tal que acabam por colecionar grandes quantidades do mesmo livro, da mesma edição e até obras sobre assuntos que nem acham interessantes.

Mesmo que não tenha chegado a este ponto, há indicadores que podem catalogá-lo oficialmente como um viciado em livros. Quais? Estes que enumeramos em seguida.

Os sintomas de um viciado em livros

Compra livros pela Internet todas as semanas

Este é um sintoma muito comum de todos os que são viciados em livros. Praticamente todos os dias visitam as páginas das livrarias online à procura de uma oportunidade e todas as semanas mandam vir um livro pela Internet. Depois de fazerem a encomenda, consultam várias vezes o sistema de rastreamento para saber onde as obras estão, não vá o livro perder-se pelo caminho.

Uma pausa para almoçar e para um livro

Um viciado em livros aproveita a hora de almoço para ler mais umas quantas páginas. Às vezes, chega até a comer à pressa para que lhe sobre mais tempo. Se a livraria for perto do local de trabalho, porque não aproveitar para ver as novidades e, se conhecer o vendedor, dar dois dedos de conversa sobre os livros que ambos estão a ler nesse preciso momento?

Um presente para ti e para mim

Quando oferecemos livros, é comum darmos obras que se encaixam na personalidade de quem vai receber mas que também nos pareçam interessantes. Antes de oferecer, um viciado em livros dá espreitadela e, de repente, quando dá por si acaba por ler o livro. Se vivermos com os pais ou irmãos que fazem anos, a obra é arrumada na estante, o que significa que também ele poderá lê-la à vontade.

Mais livros do que aqueles que vamos ler

Um dos principais sintomas dos viciados em livros está no volume de compras. O número de obras interessantes não acaba e muitas vezes, ele acaba por comprar mais livros do que aqueles que aquilo que ele pode ler. Às vezes, chega até a comprar livros de línguas estrangeiras que não domina só pela ideia de a obra lhe parece mesmo interessante.

Quando os livros se tornam no único assunto

Falar só de livros com os seus amigos é um sinal de que se está a tornar viciado. Por sua vez, os restantes assuntos só se tornam tópico de conversa se tiverem acontecido no âmbito da obra que você ou o seu amigo estão a ler. Biografias de autores, o contexto em que a publicação surgiu, teorias da conspiração ou ângulos nunca antes explorados são alguns dos temas mais recorrentes

Tendência para se desligar do mundo

Quem nunca ficou tão concentrado a ler um livro que acabou por se atrasar para um jantar ou esqueceu-se de responder a uma mensagem enviada por um amigo? Se situações como esta acontecerem com frequência, é provável que goste tanto de livros ao ponto de se esquecer do resto do mundo.

Uma pequena mentira por mais uma página

O sintoma derradeiro que confirma efetivamente que está viciado em livros é quando arranja pequenas mentiras – sempre inofensivas, claro – para que possa ler mais uma página ou acabar um livro que está mesmo, mesmo no fim. Falamos, por exemplo, de desculpas de que tem outra coisa para fazer ou então justificar-se que chegou atrasado por outro motivo completamente plausível, mas falso.

 

Partilhar este artigo

Comments

  • 16 Setembro, 2015

    Acho que realmente sou mega viciada em livros…. Só não compro livros toda semana,mas faço todos os outros itens da lista.

    Adorei o post,tudo a ver comigo.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    • Tiago Leão
      22 Setembro, 2015

      Olá Bianca!

      Não é a única mega viciada em livros: por cá também apresentamos praticamente todos os sintomas 🙂

      Ficamos contentes que tenha gostado e agradecemos muito o seu comentário!

Deixar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *