A Ilustre Casa de Ramires: um romance singular
O resultado foi um livro que nos conta a curiosa e dramática história de Gonçalo Mendes Ramires, o Fidalgo da Torre, representante de uma nobreza já quase inexistente no Portugal oitocentista. Eça de Queirós constrói este romance singular evidenciando, de um modo divertido e irónico, a necessidade de um renascimento ético e moral do país e reservando ao leitor um final surpreendente que o fará sentir-se aclarado por toda a luz, antiga e moderna. De forma surpreendente, quase meio século depois da primeira tradução em inglês, foi lançada no Reino Unido uma nova edição de “A Ilustre Casa de Ramires“, de Eça de Queirós, a décima da tradutora e sua “admiradora” Margaret Jull Costa.
Jull Costa começou a traduzir Eça de Queirós em 1992, quando lhe foi pedida uma tradução de “O Mandarim“, pelo editor Eric Lane, que na altura queria publicar livros de autores dos 12 países da União Europeia para comemorar o mercado único comum. “Em 30 anos de profissão, 25 foram passados a traduzir Eça de Queirós”, revelou à audiência durante a apresentação do livro na embaixada de Portugal, no Reino Unido.Entre 1992 e 2017, o seu trabalho como tradutora passou por “A Relíquia“, “A Tragédia da Rua das Flores“, “O Crime do Padre Amaro“, “Primo Basílio“, “Os Maias“, “A Cidade e as Montanhas“, “Alves & Companhia” e “O Mistério da Estrada de Sintra“. A tradução anterior de “A Ilustre Casa de Ramires” para inglês datava de 1968.Margaret Jull Costa é a mais conhecida e premiada tradutora de português para lingua inglesa, responsável pela tradução de livros de José Saramago, Eça de Queirós, Fernando Pessoa, António Lobo Antunes, Lídia Jorge ou Teolinda Gersão. Em 2008, a sua tradução de “Os Maias” foi premiada com o prémio Oxford Weidenfeld no Reino Unido e o prémio Pen Livro do Mês nos EUA.A tradutora não tem dúvida de que Eça de Queirós “devia ser mais conhecido” no Reino Unido, elogiando o seu talento e estilo para fazer desde descrições a diálogos. “Tem um sentido fantástico do absurdo”, disse, revelando que se identifica muito com o público britânico.Veja os livros de Eça de Queirós disponíveis em lojas online:
FNAC.PT
AMAZON BRASIL
LIVRARIA SARAIVA
LIVRARIA CULTURA
Sobre Eça de Queirós, veja também: Um Livro-álbum Sobre a Viagem de Eça de Queirós ao Egipto, Entrevista com Neta de Eça de Queiroz: “Aprecio Muito a Verdade” (Parte III).






