Home / Cultura e Sociedade /

Qual a importância da leitura e os benefícios trazidos por este hábito?

Qual a importância da leitura e os benefícios trazidos por este hábito?

Share this article

Com o avanço da pandemia, desde o início de 2020 e novamente agora com esta onda de novas variantes, algo que os brasileiros e os portugueses sentiram demais foi o comprometimento de sua vida social, de seus planos sociais e até do contato direto com a maior parte das outras pessoas.

Para povos tão calorosos e amistosos quanto o brasileiro e português, esse talvez tenha sido um dos impactos mais drásticos da pandemia, que trouxe junto consigo sintomas como:

  1. Aumento nos casos autodeclarados de ansiedade
  2. Instabilidade emocional e psicológica
  3. Queda de produtividade

 

Neste contexto de falta de contato social e atividades ao ar livre, um dos maiores parceiros da população geral têm sido os serviços de streaming, sejam eles de música ou filmes.

Dados mostram que a sociedade mundial está mais conectada do que nunca, principalmente devido à pandemia. De fato, os acessos à Internet e o mercado de jogos eletrônicos nunca viram tanto sucesso.

No entanto, uma das maiores companheiras das pessoas ao longo da pandemia, também, têm sido a leitura. Vendas de livros e o consumo de textos, sejam físicos ou digitais, aumentaram em níveis astronômicos durante a pandemia.

Muito se sabe sobre os benefícios da leitura e da importância deste hábito para resolver questões práticas, como fazer uma pesquisa empírica ou realizar uma prova.

No entanto, com o quadro de isolamento atual, é importantíssimo que discutamos estes benefícios e a importância de se cultivar o hábito da leitura ao longo da vida.

 

Conhecimentos técnicos e melhora na capacidade crítica

Um dos pontos mais importantes sobre a leitura, de acordo com diversos professores, especialistas e pesquisadores na área, é a capacidade de aprender através da leitura, de maneira eficaz, e também a capacidade de desenvolver uma visão de mundo crítica.

Então, além de a leitura certamente contribuir para um melhor desempenho em uma prova, em uma maior gama de palavras em seu vocabulário ou para realizar uma pesquisa de natureza empírica, a leitura aprimora diversas habilidades sociais, como por exemplo: 

  1. Empatia
  2. Visão de mundo crítica
  3. Respeito
  4. Conhecimentos históricos
  5. Contato com outras realidades

Logo, a leitura é certamente uma ferramenta não só para se tornar uma pessoa com mais conhecimento, ou um profissional com mais capacitação técnica, mas também para se tornar um cidadão melhor, mais informado, crítico e mais respeitoso.

Benefícios para a saúde mental

Outros benefícios que certamente são atribuídos ao hábito da leitura estão relacionados à questão de saúde, mais especificamente à saúde mental das pessoas e também à questão cognitiva e de aprendizado.

Diversos estudos mostram que a leitura é uma das atividades que mais estimulam a atividade cerebral, juntamente com a resolução de problemas.

Esta atividade cerebral é um dos fatores mais importantes para combater transtornos mentais em idade avançada, como por exemplo o mal de Alzheimer, que acomete uma grande parcela da população idosa.

Além disso, a leitura é responsável por desenvolver o foco e a concentração nas pessoas, sendo também extremamente importante e indicada na fase infantil e infanto-juvenil, momento onde a questão cognitiva está sendo desenvolvida de maneira integral.

 

O contato com diversas histórias e a criatividade

Por fim, outro benefício que sempre está atrelado à leitura é o desenvolvimento da capacidade criativa de leitores, em contraste com não-leitores. Diversos estudos e pesquisas mostram que a leitura é um dos maiores promotores de criatividade.

Isso se deve ao fato de que a leitura proporciona o contato com diversas histórias e expõe a visão de mundo de diferentes autores, de diferentes culturas, países e momentos da história.

O contato com diversas culturas e visões de mundo, além de fomentar o respeito e a curiosidade por outras culturas, também é responsável por impulsionar a criatividade, visto que há diversas formas de se contar histórias e diversas histórias para serem contadas.

Logo, a leitura é um hábito extremamente saudável e importante a ser cultivado, que pode trazer benefícios em diversas questões, que vão desde a saúde pessoal, até a criatividade e o respeito por outras histórias, culturas e visões de mundo.

POSTS RELACIONADOS

 

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published.