7 bibliotecas futuristas criadas para muito mais do que livros
Para que serve uma biblioteca? Podem-se estar a rir desta pergunta, mas daqui a uma geração haverá certamente algumas pessoas a fazer esta questão. Hoje, já há muitos leitores a questionar a utilidade deste tipo de espaços. Enquanto a tecnologia abre portas para a leitura, permitindo que possamos ler no telemóvel, tablet e até mesmo no computador, começa-se a tornar irrelevante para algumas pessoas visitar uma biblioteca que se limita a disponibilizar livros num único formato.
Portanto, não estará na altura das bibliotecas se adaptarem à nova realidade do século XXI? Nos últimos anos, têm sido já vários os empreendedores a analisar a melhor forma de unir o conceito de biblioteca com a tendência tecnológica de e-reading. Enquanto alguns bibliotecários continuam a prezar o valor de armazenar, preservar e partilhar livros em papel, outros têm-se virado para a digitalização. A maior parte deles, no entanto, tem feito um esforço para combinar os dois meios.
Nos Estados Unidos e Canadá, as bibliotecas estão a ganhar consciência de que é preciso fazer uma adaptação. Para dar enfoque às bibliotecas que estão a ser construídas ou adaptadas, o Instituto Americano dos Arquitectos anunciou a criação dos Library Building Awards, um prémio anual que reconhece o trabalho por todo o país e incentiva outras bibliotecas a seguir o exemplo.
Neste post, conhecemos as 7 bibliotecas futuristas que já foram reconhecidas pelo seu excelente trabalho arquitetónico.
7 bibliotecas futuristas que zelam pela literatura
Billings Public Library em Billings, Montana
Chicago Public Library em Chicago, Illinois
Hennepin County Walker Library em Minneapolis, Minnesota
Lawrence Public Library Renovation and Expansion em Lawrence, Kansas
Renton Public Library em Renton, Washington
Ryerson University Student Learning Centre em Toronto