Home / Cultura e Sociedade /

Enfermeiro escolhida como Palavra do Ano 2018 em Portugal

Enfermeiro escolhida como Palavra do Ano 2018 em Portugal

Share this article

     

Após uma participação verdadeiramente histórica, que decorreu no site https://www.palavradoano.pt/ durante todo o mês de dezembro, foi anunciada publicamente (num evento organizado pela Porto Editora para assinalar os 10 anos desta iniciativa) a escolha dos portugueses.

Enfermeiro tornou-se assim a PALAVRA DO ANO 2018 após uma votação recorde com 226 mil votos registados, recolhendo 37,8 % dos votos. A uma curta distância ficou a outra palavra candidata professor, com 33,4%, enquanto toupeira obteve 10,6%.

De uma lista que incluía palavras de grande relevância e atualidade, como populismo, extremismo e sexismo, a escolha dos portugueses poderá refletir uma preocupação acentuada quanto à situação que envolve a classe dos enfermeiros, algo que poderá ser extensível aos professores, atendendo à elevada votação que a respetiva palavra registou.

Recordamos que os enfermeiros em Portugal encetaram uma dura luta sindical, pois reclamam aumentos salariais, uma progressão mais rápida na carreira e a contratação de mais profissionais.

Merece especial destaque o excecional nível de participação que esta edição registou, pois comprova que esta iniciativa está definitivamente consolidada no calendário dos portugueses.

A PALAVRA DO ANO foi criada com o objetivo de sublinhar a importância e a força das palavras na construção e interpretação do nosso quotidiano, bem como a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa. As conversas, os debates e a participação crescente das pessoas ao longo dos anos comprovam isso mesmo.

A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site https://www.palavradoano.pt/.

Top 10 de candidatas a PALAVRA DO ANO 2018

Os resultados obtidos por cada uma das candidatas a PALAVRA DO ANO 2018 apresentam-se da seguinte forma:

Enfermeiro — 37,8%

Professor — 33,4%

Toupeira — 10,6%

Privacidade — 3,1%

Assédio — 2,9%

Populismo — 2,8%

Extremismo — 2,6%

Paiol — 2,5%

Sexismo — 2,3%

Especulação — 2,0%

A palavra enfermeiro junta-se assim à lista das vencedoras da iniciativa PALAVRA DO ANO, onde constam esmiuçar (2009), vuvuzela (2010), austeridade (2011), entroikado (2012), bombeiro (2013), corrupção (2014), refugiado (2015), geringonça (2016) e incêndios (2017).

POSTS RELACIONADOS

Share this article

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *