Enfermeiro escolhida como Palavra do Ano 2018 em Portugal
Após uma participação verdadeiramente histórica, que decorreu no site https://www.palavradoano.pt/ durante todo o mês de dezembro, foi anunciada publicamente (num evento organizado pela Porto Editora para assinalar os 10 anos desta iniciativa) a escolha dos portugueses.
Enfermeiro tornou-se assim a PALAVRA DO ANO 2018 após uma votação recorde com 226 mil votos registados, recolhendo 37,8 % dos votos. A uma curta distância ficou a outra palavra candidata professor, com 33,4%, enquanto toupeira obteve 10,6%.
De uma lista que incluía palavras de grande relevância e atualidade, como populismo, extremismo e sexismo, a escolha dos portugueses poderá refletir uma preocupação acentuada quanto à situação que envolve a classe dos enfermeiros, algo que poderá ser extensível aos professores, atendendo à elevada votação que a respetiva palavra registou.
Recordamos que os enfermeiros em Portugal encetaram uma dura luta sindical, pois reclamam aumentos salariais, uma progressão mais rápida na carreira e a contratação de mais profissionais.
Merece especial destaque o excecional nível de participação que esta edição registou, pois comprova que esta iniciativa está definitivamente consolidada no calendário dos portugueses.
A PALAVRA DO ANO foi criada com o objetivo de sublinhar a importância e a força das palavras na construção e interpretação do nosso quotidiano, bem como a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa. As conversas, os debates e a participação crescente das pessoas ao longo dos anos comprovam isso mesmo.
A lista de palavras candidatas a PALAVRA DO ANO é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site https://www.palavradoano.pt/.
Top 10 de candidatas a PALAVRA DO ANO 2018
Os resultados obtidos por cada uma das candidatas a PALAVRA DO ANO 2018 apresentam-se da seguinte forma:
Enfermeiro — 37,8%
Professor — 33,4%
Toupeira — 10,6%
Privacidade — 3,1%
Assédio — 2,9%
Populismo — 2,8%
Extremismo — 2,6%
Paiol — 2,5%
Sexismo — 2,3%
Especulação — 2,0%
A palavra enfermeiro junta-se assim à lista das vencedoras da iniciativa PALAVRA DO ANO, onde constam esmiuçar (2009), vuvuzela (2010), austeridade (2011), entroikado (2012), bombeiro (2013), corrupção (2014), refugiado (2015), geringonça (2016) e incêndios (2017).