A literatura de ficção faz de nós melhores seres humanos
No Blog Mundo de Livros temos vindo a explorar as diferentes áreas que a literatura é capaz de tocar nas nossas vidas. Em artigos publicados anteriormente chegamos mesmo a mencionar alguns dos benefícios que a prática da leitura pode converter para o nosso desenvolvimento pessoal assim como saúde.
Em agosto de 2016, publicamos um post que dava conta de que ler assegura de facto uma vida mais saudável e uma maior longevidade. Hoje voltamos a falar dos benefícios que a literatura nos concede, mais precisamente sobre como a literatura de ficção nos ajuda de facto a ser melhores seres humanos.
Quem o disse foi uma equipa de cientistas que se dedicada ao estudo da Teoria da Mente. O artigo, publicado pela primeira vez em 2013 na revista Science, teoriza que esta Theory of Mind é “a capacidade humana para comprar que outras pessoas mantêm crenças e desejos que podem ou não diferir das nossas próprias crenças e desejos”.
O mais interessante nesta notícia é que os investigadores perceberam o impacto que a literatura de ficção pode ter na Teoria da Mente. Os voluntários que participaram na experiência tinham este aspecto mental estimulado e desenvolviam melhor a empatia por outras pessoas.
Como é que a literatura de ficção melhora a nossa mente?
A visão que persiste atualmente é que a literatura de ficção – muitas vezes descrita como narrativas que se concentram em retratos que aprofundam os sentimentos e pensamentos internos dos sujeitos – pode ser ligada à Teoria da Mente, especialmente aos indivíduos que estão envolvidos na compreensão ou simulação das características afetivas do sujeito.
No estudo, Kidd e Castano apresentam ainda provas experimentais de que obras de ficção literária, em comparação com títulos de não-ficção, ajudam realmente a melhorar o desempenho do leitor sobre a teoria da mente.
“Entender o estado mental de outras pessoas é uma habilidade importante no aspecto social e faz parte de qualquer sociedade humana”, continuam os investigadores. “Após cinco experiências baseadas na Teoria da Mente, percebemos que ler ficção aumenta a perceção que temos sobre as pessoas que nos rodeiam”.
Uma outra investigação de 2013 aponta que se regista um aumento da atividade cerebral quando estamos a ler ficção. As principais áreas estimuladas são a da visualização e compreensão da linguagem. Um outro processo semelhante sucede-se quando vemos como a personagem consegue imaginar e sentir as emoções na história.
A cada dia que passa, vamos encontrando mais e mais estudos que só realçam os muitos benefícios da literatura (como se ainda precisássemos de motivos para ler!). A verdade, no entanto, é que a ciência pode estar ainda mais próxima de provar que certas experiências literárias são cruciais no desenvolvimento da consciência humana.